Metodologia: |
Aula prática: atendimento ambulatorial do professor/preceptor; atividade avaliativa. Estudo de casos: discussão de um tema teórico previamente determinado, a partir casos clínicos atendidos, ou simulados, seguindo o conteúdo programático da disciplina. PBL ; TBL Aulas teóricas: ministradas pelo professor, abordando temas relevantes em saúde da mulher, seguindo o conteúdo programático da disciplina.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
MEDIA FINAL = (AP1+ AP2 + AP3)/3 AP1 = CONSULTA SIMULADA 20% (AVALIAÇÃO POR GRUPO) + MÉDIA DOS PÓS TESTES 80%) AP2 = Atividade rastreio e prevenção neoplasias + Dissertação SEXUALIDADE AP3 = TBL Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piaui. A saber: Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111): I Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horaria do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais; II Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média arit-mética das avaliações parciais e da nota do exame final. Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112): I Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular; II Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não poderá se submeter ao exame final (Art. 113); III Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.
AVALIAÇÃO CONSULTA SIMULADA Adequação ao tema 1,0 Criatividade e recursos audiovisuais 2,0 Contextualização 1,5 Tempo (10`+ 30`) 0,5 Total 5,0
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Bibliografia:
| 01. Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêu-ticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis IST [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Brasília : Ministério da Saúde, 2022. 211 p. : il. Modo de acesso: World Wide Web: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_clinico_atecao_integral_ist.pdf ISBN 978-65-5993-276-4. 02. Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 230 p. : il 03.BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento à demanda espontânea. v. 1. Brasília: Ministério da Sa-úde, 2011. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica n. 28, Volume I) 04. BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento à demanda espontânea. v. 2. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica n. 29, Volume 2) 05. BRASIL. Ministério da Saúde. HIV/Aids, hepatites e outras DST. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. (Cadernos de Atenção Básica, n. 18) (Série A. Normas e Manuais Técnicos) 06. BRASIL. Ministério da Saúde. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Cadernos de Atenção Básica, 13).
07. BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. (Cadernos de Atenção Básica, n. 26) (Série A. Normas e Manuais Técnicos) 08. Semiologia Médica - Celmo Celeno Porto - 6ª Edição. Editora Guanabara e Koogan. 2009 09. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamen-to de Atenção Básica. 1. ed., 1. reimpr. Brasília : Ministério da Saúde, 2013. 300 p. : il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 26) 10. Transgender people: health at the margins of society. The Lancet. Series Transgender Health, volume 388, Issue 10042, P390-400. July 23, 2016. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(16)00683-8/fulltext 11. Cursos ONLINE: UNA-SUS https://www.unasus.gov.br/noticia/inscri%C3%A7%C3%B5es-abertas-para-4%C2%AA-oferta-do-curso-online-sobre-pol%C3%ADtica-de-sa%C3%BAde-lgbt ; PNEC-DH https://www.escolavirtual.gov.br/curso/128 ; UFRGS https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=62
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