Metodologia: |
A partir de uma metodologia participativa, pretende-se que o aluno exercite a sua autonomia da construção do conhecimento, através de diversas interações, com subsídio nos textos de apoio, indicados na bibliografia, os quais embasarão os estudos em sala de aula e darão suporte aos trabalhos discentes em sala de aula e extra classe, envolvendo o conhecimento das bases propostas. Nesse âmbito, pretende-se mediar os processos de aprendizagem com: estudo dirigido, atividades em grupo e individuais, debates, painéis temáticos, aulas expositivas e dialogadas, mapas conceituais e pesquisas. |
Bibliografia:
| AFFONSO, Cláudia; et al (orgs.), Trabalho docente sob fogo cruzado, vol. II. Rio de Janeiro: LPP/Uerj, p.235-250, 2021. ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? São Paulo, Cortez, 1995.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final do século. Petrópolis:Vozes,1998. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo,Cortez:1996. HYPOLITO, Álvaro Moreira. Processo de trabalho na escola: algumas categorias para análise. Teoria & Educação. Porto Alegre, n. 4, 1991, p. 3-21 LUDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educ. Soc., Campinhas, vol. 25, n. 89, p. 1159-1180, set/dez. 2004.
MENDES, Sonia Regina. Educação e Trabalho: elementos para reflexão sobre o papel da escola. In: Série Documentos, nº 01. Florianópolis: Núcleo de Publicações - CED - UFSC, 1996. NOSELLA, Paollo. Trabalho e educação: do tripalium da escravatura ao labor da burguesia; do labor da burguesia à poiésis socialista. In: GOMES, Minayo Carlos et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1987. PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1985. RICARDO, Antunes L. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho, São Paulo: Boitempo, 2005. SAVIANI, Dermeval O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Petrópolis:Vozes, 1994
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