Link: https://www.momondo.com.br/discover/patrimonio-historico-cultural-brasil
1 – A cidade e o debate nas escolas;
2 – A cidade nos museus: memória e identidade;
3 – Ensino de história e patrimônio cultural e material.
Bibliografia básica.
MACHADO, Carlos Roberto da Silva; CHAIGAR, Vania Alves Martins; AGUIRRE, Kathleen; RODRIGUES, Eron da Silva. Ensino de história, leituras da cidade e memória: Narrativas que revelam a comunidade. In. Revista Latino-Americana de História. Vol. 2, nº. 6 – Agosto de 2013 – Edição Especial. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/4885/arti5.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 ago. 2022.
SILVA, André Fabrício. Pandemia, museu e virtualidade: a experiência museológica no “novo normal” e a ressignificação museal no ambiente virtual. In. ANAIS DO MUSEU PAULISTA. São Paulo, Nova Série, vol. 29, 2021, p. 1-27. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/180676/176952. Acesso em: 28 ago. 2022.
1 – A urbanização das metrópoles e as desigualdades sociais;
2 – As transformações nas cidades: imprensa, cronistas e as intervenções dos gestores;
3 – Histórica e cidade: disciplina e higienização.
Abaixo seguem algumas sugestões de material complementar ao conteúdo da Unidade III
Artigo:
FERREIRA, Víviam Cathaline de Sousa & SILVEIRA, Samia Sampaio da. A BNCC e o ensino de história local: relações possíveis. XIX Encontro de História da ANPUH-Rio. História do futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica. 21-25 de setembro de 2020, p. 1-5 Disponível em: https://www.encontro2020.rj.anpuh.org/resources/anais/18/anpuh-rj-rh2020/1600384057_ARQUIVO_d6992e73ee5e77e5f5572e87e83cb3e0.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.
Filme:
Bacurau (2019)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=u1KllxB4FUw
Resumo: Os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
MACHADO, Carlos Roberto da Silva; CHAIGAR, Vania Alves Martins; AGUIRRE, Kathleen; RODRIGUES, Eron da Silva. Ensino de história, leituras da cidade e memória: Narrativas que revelam a comunidade. In. Revista Latino-Americana de História. Vol. 2, nº. 6 – Agosto de 2013 – Edição Especial. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/4885/arti5.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 ago. 2022.
Texto 2:
SILVA, André Fabrício. Pandemia, museu e virtualidade: a experiência museológica no “novo normal” e a ressignificação museal no ambiente virtual. In. ANAIS DO MUSEU PAULISTA. São Paulo, Nova Série, vol. 29, 2021, p. 1-27. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/180676/176952 . Acesso em: 28 ago. 2022.
Você já sabe a importância dos museus para a preservação da memória e da identidade de um povo. Para tanto, acesse o site abaixo para ler a luta diária dos ucranianos para salvar os museus, pois sabem da importância desse lugar de memória para as gerações futuras.
Link: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/na-ucrania-museus-batalham-para-salvar-patrimonio-cultural-do-pais.phtml
SINTETIZANDO:
Nessa unidade você pôde conhecer um pouco das discussões acerca dos estudos sobre as cidades e história local. O mote dos debates foram os museus, o patrimônio histórico e a importância da rede mundial de internet para nos auxiliar nessa ação sem sair da escola ou de casa. Seu desafio agora, é levar esse debate para a prática nas escolas. Vamos lá!
FÓRUM III
Período de Habilitação:
11/10/2022 às 19:00
a
01/11/2022 às 23:59