-

CLI/CEAD052 - Pedagogia das competências na BNCC - Turma: 8A (2022.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (11/11/2022 - 29/11/2022)

Disponível em: https://www.paulista.pe.gov.br/site/noticias/detalhes/2425

Para você ter um bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina e contribuir para seu processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar e estudar cuidadosamente todos os conteúdos disponibilizados. Está será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar numa trilha formativa ao longo das unidades, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!

Mas, para conseguir êxito total nessa disciplina você precisa dedicar diariamente, no mínimo, duas horas e meias de estudo para ler os textos, realizar as tarefas, participar dos fóruns e realizar uma boa avaliação. Sem leitura diária dos textos, no período da disciplina, seus conhecimentos poderão ficar limitados. 

Durante o período de realização da disciplina você contará com o acompanhamento do Professor: Heraldo Aparecido Silva e da Tutora Mariachristyna Silva.

 

Heraldo Aparecido Silva é Professor Associado na Universidade Federal do Piauí – UFPI, vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação – DEFE/CCE e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL/CCHL/UFPI. Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo – NEFEP/UFPI. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase nos temas: filosofia da educação; filosofia prática; pragmatismo e neopragmatismo; filosofia contemporânea; estética e filosofia da arte; história da filosofia; filosofia e literatura; histórias em quadrinhos e cultura pop; webcomics, desenhos animados; documentários, seriados e filmes. Linhas de pesquisas: Walter Benjamin (experiência e cultura), Michel Foucault (subjetivação e práticas de si), Gilles Deleuze e Félix Guattari (linhas de segmentaridade e literatura menor), Richard Rorty (narrativa e redescrição), Harold Bloom (desleitura e literatura sapiencial), Milan Kundera (arte do romance; estética e existência), Richard Shusterman (somaestética e cultura pop).

E-mail: heraldokf@yahoo.com.br 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1328012571835066 

   [HERALDO] - PLANO DE DISCIPLINA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS.pdf 
  Slides 02 
Slides 02 - Primeira aula
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (11/11/2022 - 29/11/2022)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.


Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.


   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES
Período de Habilitação: 11/11/2022 às 08:00 a 29/11/2022 às 23:59
   FÓRUM DE DÚVIDA
Período de Habilitação: 11/11/2022 às 08:00 a 29/11/2022 às 23:59
UNIDADE I (11/11/2022 - 29/11/2022)

“PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DAS PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS”

▪ Apresentação das linhas históricas gerais da Pedagogia das Competências.

▪ Investigação das características conceituais distintivas da Pedagogia das Competências.

▪ Participação Fórum 1.

Bibliografia básica.

 

GHIRALDELLI JR. Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PAGNI, Pedro. Formação humana e cuidado de si: um encontro explosivo ou a possibilidade de pensar de outro modo a racionalidade e a ética na educação? REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 18, n. 2, Passo Fundo, p. 309-323, jul./dez. 2011.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

  1. Conhecer os aspectos históricos da pedagogia das competências;
  2. Conhecer os aspectos conceituais da pedagogia das competências;
    
Inicia em 09/01/2023 às 8h 0 e finaliza em 11/01/2023 às 23h 59
  Slides 01 
Slides 01 - Primeira Aula
UNIDADE II (11/11/2022 - 29/11/2022)

“ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES E CRÍTICAS DA ADOÇÃO DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS”

▪ Abordagem dos processos educativos mediados pela pedagogia das competências, considerando os seguintes aspectos: organização curricular, metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação.

▪ Análise, no âmbito educacional, as potencialidades e críticas à adoção do modelo das competências.

▪ Participação Fórum 1.

Bibliografia básica.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed, 1999.

PERRENOUD, Philippe, et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, Vozes: 2002.

 

a) Apresentar o contexto histórico da pedagogia e da pedagogia das competências;

b) Apresentar as potencialidades e críticas à adoção do modelo das competências.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 19/11/2022 às 08:00 a 28/11/2022 às 23:59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 26/11/2022 às 08:00 a 30/11/2022 às 23:59
    
Inicia em 09/01/2023 às 8h 0 e finaliza em 11/01/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (11/11/2022 - 29/11/2022)
    
Inicia em 09/01/2023 às 8h 0 e finaliza em 11/01/2023 às 23h 59
  
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 8,0 10,0 9,5 8.7 0 AM
2 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
3 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
6 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2022200**** 8,0 8,5 9,0 8.3 0 AM
9 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2022200**** 9,0 9,0 9,5 9.1 0 AM
11 2022200**** 7,0 8,5 10,0 7.9 0 AM
12 2022200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
13 2022200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
14 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
15 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2022200**** 7,0 8,5 10,0 7.9 0 AM
18 2022200**** 7,0 8,5 10,0 7.9 0 AM
19 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2022200**** 9,0 10,0 7,0 8.8 0 AM
21 2022200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
22 2022200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
23 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 2022200**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 AM
25 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2022201**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
27 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 2022200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
30 2022200**** 7,0 8,5 9,5 7.8 0 AM
31 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
32 2022201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2022201**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
37 2022200**** 0,0 9,5 0,0 1.9 0 RN
38 2022200**** 8,0 8,5 9,5 8.4 0 AM
39 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2022200**** 8,0 9,5 9,0 8.5 0 AM
41 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
42 2022200**** 8,0 9,0 0,0 6.6 0 AM
43 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2022201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
47 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
48 2022200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
49 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
50 2022200**** 6,0 9,0 9,5 7.3 0 AM
51 2022200**** 6,0 5,0 9,5 6.5 0 AM
52 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
53 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
54 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
55 2022200**** 10,0 9,5 0,0 7.9 0 AM
56 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
57 2022200**** 7,0 9,0 9,5 7.9 0 AM
58 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
59 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
60 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
61 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
62 2022200**** 5,0 10,0 9,5 6.9 0 AM
63 2022200**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
64 2022200**** 7,0 9,0 9,5 7.9 0 AM
65 2022200**** 10,0 10,0 9,8 10.0 0 AM
66 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
67 2022200**** 8,0 9,5 9,5 8.6 0 AM
68 2022200**** 8,0 10,0 9,5 8.7 0 AM
69 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
RECUPERAÇÃO 06/01/2023
ULTIMA ABERTURA DO PRAZO 05/12/2022
AULA 02 20/11/2022
AULA 01 16/11/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 29/04/2024 20:55