Metodologia: |
EMENTA: Execução da pesquisa geradora do TCC Trabalho de Conclusão de Curso. Organização, categorização, análise e interpretação dos dados. Fundamentação teórica do objeto de estudo. Estruturação do trabalho de conclusão do curso. Elaboração do TCC sob a orientação de um professor.
OBJETIVO GERAL: - Conhecer e experienciar, do ponto de vista teórico e prático, as abordagens e os métodos de pesquisa em educação, o trabalho de investigação e suas etapas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar o papel da pesquisa na formação do professor, destacando o viés reflexivo possibilitado pela investigação; Situar a prática e o processo de investigação no contexto da pesquisa em educação, bem como no contexto das abordagens e dos métodos do trabalho de pesquisa; Planejar o trabalho de campo, compreendendo a necessária aplicação dos vários instrumentos de coleta de dados, principalmente a observação e a entrevista; Desenvolver pesquisa de campo nos espaços formais e não formais de educação; Refletir sistematicamente acerca do material coletado, propondo uma análise concomitante ao trabalho de campo; Produzir relatório preliminar estabelecendo relação entre os dados coletados, analisados e a fundamentação teórica, numa compreensão teórico-prática da investigação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: UNIDADE I: O PROFESSOR PESQUISADOR E O PRÉ-PROJETO COMO PLANO DE INVESTIGAÇÃO - A pesquisa na educação, concepções e métodos; - O projeto de pesquisa como um instrumento de trabalho do pesquisador e da pesquisadora; - Orientação e socialização das propostas de pesquisa; UNIDADE II: PLAEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO - Técnicas de investigação na pesquisa qualitativa; - Planejamento do trabalho de campo (produção de roteiros de observação, entrevistas e outros instrumentos); - Trabalho de campo: observação participante, entrevistas e outras atividades; - Socialização do trabalho de campo. Produto: Pré-projeto definido e ampliado UNIDADE III: ORGANIZAÇÃO, SISTEMATIZAÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS - Organização dos dados obtidos na pesquisa; - Sistematização, categorização e interpretação dos dados (relação entre teoria e prática); - Produção do relatório final. Produtos: Roteiros e instrumentos de campo definidos; Relatório descritivo com os dados coletados e analisados.
METODOLOGIA: Propomos a parceria entre professor e estudante, atribuindo um caráter dialógico ao desenvolvimento do componente curricular no intuito de conjugar aulas expositivas, leitura e discussões de textos e o planejamento/execução da pesquisa (trabalho de campo). Para tanto, faremos estudo coletivo, ampliação do referencial teórico, apresentação e socialização das propostas de pesquisa, orientação individual e coletiva, favorecendo a participação e a integração do grupo, bem como o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões, condição para alcançar os objetivos propostos na disciplina. |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA ANDRÉ, Marli E. D. A (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro; Lamparina Editora, 2007. DAMASCENO, Maria Nobre; SALES, Celecina de Maria Veras (Coord.). O caminho se faz ao caminhar: elementos teóricos e práticas na pesquisa qualitativa. Fortaleza: Editora UFC, 2005. DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996. EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1989. FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia. Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In.: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. IPIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimento. Brasília: Líber livro Editora, 2008. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Abordagens qualitativas de pesquisa etnográfica e estudo de caso. In: ______. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2014, p. 12-28. ______. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In: ______. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas 2. ed.. Rio de Janeiro: EPU, 2014, p. 29-52. SZYMANSKI, Heloisa (Org.). A entrevista na prática em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004. 8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CRESWELL, John W. Revisão de literatura. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.48-75. ______. Métodos qualitativos. In: CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 206-237. GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. A construção do olhar do pesquisador. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERINO, Antônio Joaquim (Coord.). Questões e Métodos na construção da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 2008, p. 69-72. ______. A reflexão como fundamento do processo investigativo. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERINO, Antônio Joaquim (Coord.). Questões e Métodos na construção da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 2008, p. 106-126. MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Elaboração e uso de questionários. In: MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio Janeiro: Lamparina, 2008, p. 95-133. SZYMANSKI, Heloisa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKI, Heloisa (Org.); ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; BRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. A Entrevista na Pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004, p. 9-61. |