-

CH/CEAD015 - PROCESSOS CRIATIVOS E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO - Turma: 8A (2022.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (11/01/2023 - 23/01/2023)

 

Disponível em: https://www.paulista.pe.gov.br/site/noticias/detalhes/2425

Caro(a) aluno(a),

Para você ter um bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina e contribuir para seu processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar e estudar cuidadosamente todos os conteúdos disponibilizados. Está será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar numa trilha formativa ao longo das unidades, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!

Mas, para conseguir êxito total nessa disciplina você precisa dedicar diariamente, no mínimo, duas horas e meias de estudo para lê os textos, realizar as tarefas, participar dos fóruns e realizar uma boa avaliação. Sem leitura diária dos textos, no período da disciplina, seus conhecimentos poderão ficar limitados.

Durante o período de realização da disciplina você contará com o acompanhamento do Professor: Alexandre Rodrigues Santos e do Tutor.

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Doutor em Administração pela UFPB (2022), Mestre em Administração pela UNIFOR (2015), Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Piauí (2003) e Bacharel em Administração pela UFPI (2003). Atualmente é Administrador da Universidade Federal do Piauí, já tendo ocupados as funções de Secretário Administrativo do CCHL, Assessor da Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Presidente da Comissão de Licitação e Diretor Administrativo e Pró-Reitor de Administração da UFPI, Tutor e Professor (conteudista e orientador) da Universidade Aberta do Piauí

/UAB do Curso de Bacharelado em Administração e Administração Pública. Atua como Administrador e Consultor nas áreas: Orçamento Público, Organizacional, Qualidade, Inovação e Processos.

   PLANO de DISCIPLINA - Processos Criativos e Formação para o Trabalho (prof. Alexandre R Santos).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (11/01/2023 - 23/01/2023)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

 Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

UNIDADE I (11/01/2023 - 23/01/2023)

“PROCESSOS CRIATIVOS, ENSINO E APRENDIZAGEM”

Fonte: https://hubify.com.br/marketing-de-conteudo/processos-criativos/

a)      Conhecer os conceitos e os pilares dos processos criativos;

b)      Compreender a importância do processo criativo no ensino e aprendizagem.

Abaixo seguem algumas sugestões de material complementar ao conteúdo da unidade I

1. Vídeo: O que é Criatividade? https://www.youtube.com/watch?v= 0TXg2tvGo

Plataforma que discuti e propõe ações voltadas para o processo de ensino aprendizagem focado nos processos de criatividade e inovação.

https://blog.elevaplataforma.com.br/aprendizagem-criativa/

Nessa unidade você pôde conhecer um pouco sobre os processos criativos relacionados ao ensino aprendizagem.

UNIDADE II (11/01/2023 - 23/01/2023)

DESIGN THINKING E EDUCAÇÃO

Fonte: https://www.cdlacibom.com.br/artigo/desenhando-o-sucesso-design-thinking-como- inovacao-no-varejo

a)  Compreender o conceito de design thinking;

b)  Relacionar o processo de design thinking ao processo de educação; e

c)  Construir um pensamento críricoo processo de ensino aprendizagem hoje.

  1. Vídeo: Processo Criativo – Design Thinking https://www.youtube.com/watch?v=Bwjwb5aIcZ8
  2. Vídeo: Design Thinking na Educação https://www.youtube.com/watch?v=4ob8a7gUNis

A Escola Nacional de Administração Pública – ENAP oferece um curso, que é uma ótima oportunidade para você conhecer o papel do Design Thinking, onde o curso Design Thinking aplicado à educação foi desenvolvido em 2021 pela Enap, o qual tem como objetivo apresentar os conceitos, características principais, exemplos da abordagem do Design Thinking (DT), técnicas e ferramentas que poderão ser utilizadas na aplicação da abordagem do DT na educação.

Site: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/448

Nesta unidade, apresentamos e discutimos estratégias baseadas no conceito de Design Thinking para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, com o objetivo de “quebrar paradigmas" e oportunizar novas ferramentas para potencializar o ensino.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 10/01/2023 às 19:00 a 27/01/2023 às 23:59
UNIDADE III (11/01/2023 - 23/01/2023)

INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL”

Fonte: https://techbuzz.com.br/5-exemplos-de-inovacao-social-e-seu-poder-de-transformacao/

a)      Compreender o processo de inovação e transformação social.

b)      Identificar os atores envolvidos no processo de inovação e transformação social.

1. Vídeo: O que é Inovação Social? (entrevista) https://www.youtube.com/watch?v=BxXLyy-exlI

A Escola Nacional de Administração Pública – ENAP possui um Laboratório de Inovação, o GNova é o laboratório de inovação pioneiro do governo federal brasileiro. Fruto de uma parceria com o governo da Dinamarca, o laboratório se propõe a desenvolver soluções inovadoras em projetos com instituições do governo federal para que o serviço público possa responder com mais eficiência às demandas dos cidadãos.

Site: https://gnova.enap.gov.br/

A Semana de Inovação é um evento organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Ministério da Economia com o objetivo de reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro.

Site: https://semanadeinovacao.enap.gov.br/

Nesta unidade, apresentamos e discutimos o conceito de inovação social e suas aplicações no processo de ensino.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 10/01/2023 às 19:00 a 27/01/2023 às 23:59
UNIDADE IV (11/01/2023 - 23/01/2023)

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO NOVO ENSINO MÉDIO

Fonte: https://www.uninter.com/noticias/cultura-e-educacao-na-transformacao-social

Compreender o processo de desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no novo ensino médio.

Vídeo: O DNA dos inovadores https://www.youtube.com/watch?v=JI_Bpr9wQwY

 

Nesta unidade, apresentamos, discutimos e compreendermos o processo de desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no novo ensino médio.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 10/01/2023 às 09:00 a 27/01/2023 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (23/01/2023 - 23/01/2023)
    
Inicia em 17/01/2023 às 8h 0 e finaliza em 27/01/2023 às 23h 59
  
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
2 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2022200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
5 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2022200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
9 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2022200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
11 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2022200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
15 2022200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
16 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
17 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2022200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
20 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
22 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2022200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
29 2022200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
30 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2022200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
32 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
35 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2022200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
37 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
43 2022200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
44 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2022200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
46 2022200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
47 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2022200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
49 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
50 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
51 2022200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
52 2022200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
53 2022200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
54 2022200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
55 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
56 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LINK PARA ACESSO A AULA DE AMANHÃ (21/01) 20/01/2023
3º Encontro Síncrono 18/01/2023
2º Encontro Síncrono 13/01/2023
Encontro Síncrono 11/01/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1085 04/07/2024 16:20