-

CLI/CEAD059 - Planejamento e organização do trabalho pedagógico do ensino de jogos - Turma: 8A (2022.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (13/01/2023 - 03/02/2023)

 

https://www.to.gov.br/seduc/noticias/cem-santa-rita-promove-mais-uma-edicao-do-projeto-xadrez-humano/42jn4ec60wjb

 

Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo(a) a disciplina “Planejamento e organização do trabalho

pedagógico do ensino de jogos”. É com muito prazer que damos início! Desde já gostaria salientar que estamos nos?

organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente com o processo de

formação de cada um de vocês.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Neste propósito, trataremos sobre os Fundamentos do jogo, do brinquedo e da brincadeira sob o enfoque dos processos de construção, organização e sistematização do trabalho pedagógico na atividade docente numa perspectiva analítica, crítica e reflexiva
das abordagens sociais e históricas das tendências e teorias educacionais. Analisaremos aspectos sobre o planejamento pedagógico e práticas avaliativas no ensino
do jogo.
Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora (a): Janete de Páscoa Rodrigues 

 

 

Saudações, com vocês a Prof.* Dr. Janete de Páscoa Rodrigues!

Possui graduação em licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí (1992); mestrado em ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Doutorado em Ciências da comunicação — processos midiáticos pela Unisinos/RS (2006). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Educação Física escolar, formação docente, mídia,corpo, dança e ginástica.

Saiba mais no Currículo Lattes: https:/attes.cnpq.br/3105000182702070

 

 

   PLANO_DISCIP_ENS XADREZ FORMAÇÃO P O MUNDO do TRABALHO -.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (13/01/2023 - 03/02/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 16/01/2023 às 00:00 a 24/01/2023 às 00:00
UNIDADE I (13/01/2023 - 03/02/2023)

https://br.pinterest.com/pin/709668853781284244/

Conhecimentos sobre os fundamentos do jogo do brinquedo e da brincadeira.


Organização e sistematização do trabalho pedagógico nos processos de ensino e de
aprendizagem sob uma abordagem critica e reflexiva das tendências e teorias educacionais.

Conhecer e compreender sobre os fundamentos do jogo do brinquedo e da brincadeira e sua importância no processo educativo;

Elaborar, organizar e sistematizar atividades pedagógicas nos processos de ensino e de aprendizagem do jogo, do brinquedo e das brincadeiras, considerando tendências e teorias educacionais atuais.

https://www.youtube.com/watch?v=tmdMyF1MNqg

 

https://www.youtube.com/watch?v=G7RINLDo-W8

 

https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/a-importancia-dos-jogos-e-brincadeiras-no-processo-ensino-aprendizagem-na-educacao-infantil.pdf

 

KISHIMOTO, Tizuko. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez; 14ª Ed, 2017)

ALVES, F.D. S, Jogo e a Educação na Infância, muito prazer em aprender. Curitiba Ed. CPV 2011 CANDAU. Vera Maria. Rumo a uma nova didática. 4ª Ed. Ed Vozes. Petrópolis, 1988.

 Que os brinquedos e as jogos que, em épocas remotas, eram utilizados em cultos e rituais religiosos e que integravam os lavas coletivos da comunidade passaram par transforrriagoes e tornaram-se aioes do universe infantil entre as séculos XV e XVII1.

Aa finalizar esta unidade, vocé devera ter adquirido conhecimentos acerca das teorias dos jogos, bem como das contribuiçes das atividades ludicas aplicadas por meio dos brinquedos e das brincadeiras no processo educacional de alunos da educação basica.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 17/01/2023 às 08:00 a 31/01/2023 às 23:59
    
Inicia em 23/02/2023 às 8h 0 e finaliza em 28/02/2023 às 23h 59
   Jogos, brincadeiras e ludicidade
Período de Habilitação: 17/01/2023 às 10:00 a 03/02/2023 às 23:59
UNIDADE II (13/01/2023 - 03/02/2023)

https://blog.softwaregeo.com.br/planejamento-escolar-3/

Planejamento, pratica pedagdgica e avaliagâo educativa do xadrez coma jogo. metodologias ativas no ensina do joga do xadrez.

Elaborar pianos de ensino de jogo de Xadrez com base em prâticas lddicas. considerando as vertentes pedagogicas contemparâneas estudadas nesta unidade.

 

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafipa_ped_artigo_maria_lucia_dos_santos.pdf

https://revistas.ufg.br/rir/article/download/20404/19169/159241

https://www.youtube.com/watch?v=kY62L0lEIzM

 

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. Paulo: libertad editora, 2015.

 PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães; ZINGONI, Patrícia (Colab.); MARCELLINO, Nelson Carvalho (Colab.). Como fazer projetos de lazer: elaboração, execução e avaliação. 3 ed. Campinas (SP): Papirus, 2010.

SOUZA, A. E.; MORGADO, R. B. C. F.; PRETO, V. E. M.; RAUCH, R. B. Metodologias Ativas de

Aprendizagem no Ensino Superior de Tecnologia. EDUCERE – Congresso Nacional de Educação V. 2015, Curitiba. Anais... [S.l.: s.n.], 2015. 17 p.

Vocé sabe a diferença enlre plano de ensino de plano de aula?

 Plano de ensino é o registra do planejamento das macro ag0es pedagégicas a serem executadas numa disciplina curricular em um determinado periodo letivo. Ele arienta a trabalho docente, é com base no plano de ensino que o professor prepara suas aulas.

Plano de aula é o roteiro de cada encontro. Els explicita o que sâo os abjetivos da aula, como serâo atingidos e em quanto tempo. Funciana como uma guia que orienta a professor sabre seus abjetivos

 

Aa finalizar a unidade II, vocé deverâ ter adquirido competéncias para desenvolver planejamentas e elaborar planos de ensino a luz das teorias e correntes pedagogicas contemporâneas da educação.

    
Inicia em 23/02/2023 às 8h 0 e finaliza em 28/02/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (13/01/2023 - 03/02/2023)
    
Inicia em 23/02/2023 às 0h 0 e finaliza em 28/02/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 6,0 8,0 10,0 7.2 0 AM
2 2022200**** 10,0 7,5 10,0 9.5 0 AM
3 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
5 2022200**** 7,0 9,5 10,0 8.1 0 AM
6 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2022200**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
9 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2022200**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
11 2022200**** 6,0 7,6 10,0 7.1 0 AM
12 2022200**** 6,0 9,0 10,0 7.4 0 AM
13 2022200**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 AM
14 2022200**** 7,0 8,6 10,0 7.9 0 AM
15 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2022200**** 6,0 7,6 10,0 7.1 0 AM
18 2022200**** 7,0 7,6 10,0 7.7 0 AM
19 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2022200**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 AM
21 2022200**** 8,0 8,8 10,0 8.6 0 AM
22 2022200**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
23 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 2022200**** 7,0 10,0 8,5 7.9 0 AM
25 2022200**** 8,0 9,6 10,0 8.7 0 AM
26 2022201**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 AM
27 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 2022200**** 6,0 9,0 10,0 7.4 0 AM
30 2022200**** 10,0 7,8 10,0 9.6 0 AM
31 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
32 2022201**** 9,0 8,5 10,0 9.1 0 AM
33 2022200**** 7,0 7,2 10,0 7.6 0 AM
34 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
35 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2022201**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
37 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 2022200**** 7,0 8,5 7,5 7.4 0 AM
39 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2022200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 AM
41 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
42 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
43 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2022201**** 8,0 7,8 10,0 8.4 0 AM
45 2022200**** 8,0 9,5 10,0 8.7 0 AM
46 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
47 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
48 2022200**** 10,0 9,5 9,0 9.7 0 AM
49 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
50 2022200**** 6,0 8,5 6,5 6.6 0 AM
51 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
52 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
53 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
54 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
55 2022200**** 6,0 9,0 10,0 7.4 0 AM
56 2022200**** 9,0 8,7 10,0 9.1 0 AM
57 2022200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
58 2022200**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 AM
59 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
60 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
61 2022200**** 10,0 9,6 10,0 9.9 0 AM
62 2022200**** 6,0 8,5 9,0 7.1 0 AM
63 2022200**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 AM
64 2022200**** 8,0 8,8 10,0 8.6 0 AM
65 2022200**** 8,0 9,2 10,0 8.6 0 AM
66 2022200**** 7,0 7,6 10,0 7.7 0 AM
67 2022200**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 AM
68 2022200**** 6,0 7,5 10,0 7.1 0 AM
69 2022200**** 7,0 7,0 8,5 7.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULA 02 25/01/2023
AULA 01 17/01/2023
AULA 01 16/01/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 10:08