UFPI › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Teresina, 09 de Fevereiro de 2025

-

CLI/CEAD059 - Planejamento e organização do trabalho pedagógico do ensino de jogos - Turma: 8A (2022.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (13/01/2023 - 03/02/2023)

 

https://www.to.gov.br/seduc/noticias/cem-santa-rita-promove-mais-uma-edicao-do-projeto-xadrez-humano/42jn4ec60wjb

 

Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo(a) a disciplina “Planejamento e organização do trabalho

pedagógico do ensino de jogos”. É com muito prazer que damos início! Desde já gostaria salientar que estamos nos?

organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente com o processo de

formação de cada um de vocês.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Neste propósito, trataremos sobre os Fundamentos do jogo, do brinquedo e da brincadeira sob o enfoque dos processos de construção, organização e sistematização do trabalho pedagógico na atividade docente numa perspectiva analítica, crítica e reflexiva
das abordagens sociais e históricas das tendências e teorias educacionais. Analisaremos aspectos sobre o planejamento pedagógico e práticas avaliativas no ensino
do jogo.
Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora (a): Janete de Páscoa Rodrigues 

 

 

Saudações, com vocês a Prof.* Dr. Janete de Páscoa Rodrigues!

Possui graduação em licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí (1992); mestrado em ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Doutorado em Ciências da comunicação — processos midiáticos pela Unisinos/RS (2006). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Educação Física escolar, formação docente, mídia,corpo, dança e ginástica.

Saiba mais no Currículo Lattes: https:/attes.cnpq.br/3105000182702070

 

 

   PLANO_DISCIP_ENS XADREZ FORMAÇÃO P O MUNDO do TRABALHO -.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (13/01/2023 - 03/02/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.