Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
As aulas teóricas serão realizadas utilizando slides em Power point, projetados por meio de Data show, ou com o auxílio de quadro de acrílico e pincel. O conteúdo será abordado de forma dinâmica e interativa, buscando explorar o pensamento crítico e a construção do conhecimento do aluno. Essas aulas não serão realizadas exclusivamente nas salas de aula, esporadicamente poderão ocorrer em outros espaços adequados à sua execução, como setor de campo, ginásio poliesportivo, etc.; Aulas práticas serão realizadas prioritariamente no Setor de Campo/Fazenda Experimental do Colégio Técnico de Floriano (UFPI). Sempre que possível, levando em conta a importância da observação e entendimento da realidade local, serão otimizadas visitas técnicas e aulas práticas em propriedades da região. As atividades práticas serão direcionadas e adequadas aos conteúdos abordados na disciplina e de acordo com a estrutura e disponibilidade dos locais de realização destas; A realização das aulas práticas será direcionada por um Guia de aula prática, elaborado de acordo com a ementa da disciplina, o tema abordado e as atividades programadas. O material definirá o maneira como a aula será desenvolvida, materiais, metodologia e, principalmente, os cuidados que todos precisam observar durante a atividade. As aulas práticas envolverão atividades de manejo, tratos, cuidados, produção de materiais, acompanhamento de procedimentos e análise de dados; Nas aulas teóricas e práticas poderão ser apresentados vídeos que contemplem situações teórico/práticas que os alunos irão se deparar no desenvolvimento da sua profissão, sempre em consonância com os conteúdos da ementa da disciplina ou da realidade social da comunidade; Eventualmente, a depender dos temas abordados, questionários e/ou estudos dirigidos serão realizados durante a aula com o intuito de fixar os conteúdos e reforçar os pontos mais importantes dos assuntos trabalhados; Reconhecendo a importância do desenvolvimento de determinadas habilidades e competências com meios tecnológicos que os alunos devem desenvolver, poderão ser empregadas estratégias de ensino-aprendizagem utilizando recursos de ensino remoto e/ou à distância. Ferramentas como chats, fóruns, videoaulas e encontros síncronos podem ser utilizadas como instrumentos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem do componente.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Atendidos os critérios exigidos no Regimento do Colégio Técnico de Floriano, será considerado aprovado o discente que obtiver média final, igual ou superior a 6,0 (seis) na disciplina e frequência mínima de 75% do total das horas letivas ministradas.
AULA TEÓRICA: Será realizada a observação e análise de desempenho dos alunos, individualmente ou em grupo, durante a aula, por meio de avaliação da participação e/ou exercícios de fixação (ao final de cada aula, realizados em sala ou em casa). Neste tipo de avaliação, com ou sem atribuição de peso ou nota, os alunos serão avaliados de forma continua e processual. Os aspectos avaliados durante a aula serão: assiduidade, participação, interesse, capacidade argumentativa e interpretativa. AULA PRÁTICA: Os alunos serão avaliados, individualmente ou em grupo, através da participação e realização das atividades e/ou de um relatório escrito sobre as atividades realizadas durante as aulas práticas; AVALIAÇÕES: As provas serão elaboradas com questões objetivas e/ou discursivas, a fim de evidenciar o grau de aprendizagem dos discentes com relação aos conteúdos abordados e discutidos, buscando assim, contemplar as principais formas de ação pedagógica. Além das provas, serão utilizados outros instrumentos de avaliação, como seminários e grupos de discussão. Ambos avaliam a capacidade argumentativa, organização, criatividade, coerência e domínio do tema, habilidades fundamentais para um futuro profissional. As avaliações serão diagnósticas, formativas e contínuas, acontecendo durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Aos discentes que não atingirem a nota igual ou superior a 6,0 (seis) ao final do curso, será dada ao mesmo a oportunidade à Atividade de Recuperação e ao Exame Final.
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Horário de atendimento:
| A definir |
Bibliografia:
| BÁSICA BALDISSEROTTO, B. & GOMES, L. C. Espécies nativas para piscicultura no Brasil. Maria: Ed. Da UFSM, 2005. 468p.: Il. BALDISSEROTTO, B. Fisiologia de peixes aplicada à piscicultura. 2.ed. Santa Maria: UFSM, 2009, 352p. CYRINO, J. E. P.; URBINATI, E. C.; FRACALOSSI, D. M.; CASTAGNOLLI, N. Tópicos especiais em piscicultura de água doce tropical intensiva. São Paulo: TECART, 2004, 350p. PAVANELLI, G.C., EIRAS, J.C., TAKEMOTO, R.M. Doenças de peixes. profilaxia, diagnóstico e tratamento. Maringá EDIJEM / CNPq / Nupélia, 1998. 264 p. PROENÇA, C. E. M., BITTENCOURT, P. R. L. Manual de Piscicultura Tropical. Brasília: IBAMA, 1994. 196p. COMPLEMENTAR SIPAÚBA-TAVARES, L. H. Limnologia aplicada à aquicultura. Jaboticabal, SP. FUNEPE. 1995. TAVARES-DIAS, M. Manejo e Sanidade de Peixes em Cultivo. Macapá: EMBRAPA AMAPÁ, 2009. 723p. WOYNAROVICH, E., HORVÁTH, L. A propagação artificial de peixes de águas tropicais. Brasília: FAO/CODEVASF/CNPq, 1983. 220 p. |