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CTF/UFPI056 - NOÇÕES DE PESQUISA EM ENFERMAGEM - Turma: TE 1 (2023.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de disciplina. Objetivos de aprendizagem. O que é pesquisa? (06/02/2023 - 06/02/2023)
Elaboração de seminários, do ORCID e do Curriculo Lattes. (13/02/2023 - 13/02/2023)
Linguagem na publicação científica. Como pesquisar no Google e no Períodicos Capes.. Open.AI (27/02/2023 - 27/02/2023)
Tipos de trabalhos técnico-científicos. Como fazer um resumo NBR 6028:2011 (06/03/2023 - 06/03/2023)
Citações diretas, literais ou textuais (13/03/2023 - 13/03/2023)
Como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes (20/03/2023 - 20/03/2023)
Conceitos de ciência e de pesquisa (27/03/2023 - 27/03/2023)
Pesquisa quanto aos objetivos (03/04/2023 - 03/04/2023)
Pesquisa quanto aos procedimentos (10/04/2023 - 10/04/2023)
Pesquisa e desenvolvimento: básica e aplicada (17/04/2023 - 17/04/2023)
Fundamentos científicos e regras aplicadas aos métodos de pesquisas (24/04/2023 - 24/04/2023)
Tipos de observação empregados em pesquisas (08/05/2023 - 08/05/2023)
Tipos de experimentação (15/05/2023 - 15/05/2023)
Hipótese científica (22/05/2023 - 22/05/2023)
Métodos de pesquisa (29/05/2023 - 29/05/2023)
Orientações técnicas para leitura (05/06/2023 - 05/06/2023)
Citação direta até três linhas (12/06/2023 - 12/06/2023)
Citação indireta. Nota de rodapé. (19/06/2023 - 19/06/2023)
Elaboração de referências (26/06/2023 - 26/06/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
06 13 27 06 13 20 27 03 10 17 24 08 15 22 29 05 12 19
1 2023300**** 3 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2023300**** 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 54
3 2023300**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
4 2023300**** 3 3 3 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 11
5 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023300**** 0 0 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 48
8 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
9 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023300**** 0 0 0 0 3 2 3 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 11
11 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2023300**** 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 54
15 2023300**** 3 3 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 9
16 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2023300**** 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 39
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023300**** 7,5 7,5 7,0 6,5 7.1 0 AM
2 2023300**** 8,0 8,0 8,4 7,5 8.0 0 AM
3 2023300**** 8,0 8,5 8,0 8,0 8.1 0 AM
4 2023300**** 8,0 8,0 8,4 6,5 7.7 0 AM
5 2023300**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 2023300**** 8,0 8,0 8,8 8,5 8.3 0 AM
7 2023300**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2023300**** 8,0 8,0 7,9 8,0 8.0 0 AM
9 2023300**** 8,0 8,0 8,6 8,0 8.2 0 AM
10 2023300**** 8,0 8,0 7,9 7,9 8.0 0 AM
11 2023300**** 7,2 7,5 6,5 8,0 7.3 0 AM
12 2023300**** 8,0 8,0 8,8 8,0 8.2 0 AM
13 2023300**** 7,5 7,8 7,2 6,5 7.3 0 AM
14 2023300**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2023300**** 8,2 8,0 9,0 8,0 8.3 0 AM
16 2023300**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2023300**** 8,0 8,0 8,0 7,8 8.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Noções de Pesquisa em Enfermagem
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina baseia-se no método indutivo-dedutivo, no qual para cada conteúdo, direciona-se o que saber, onde buscar o conhecimento e o que fazer num processo de descoberta onde o estudante é o agente da aprendizagem. Será utilizada a seguinte metodologia: Aulas expositivas dialogadas; Elaboração de resumos e relatórios; Apresentação de seminários; Pesquisa de revisão de literatura; Trabalhos individuais; Debates temáticos; Produção textual; Sessão de vídeo com análise e discussão dentre outros; Orientação personalizada.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do desempenho dos alunos será numa dimensão formativa, contínua, e somativa individualmente e em grupo observando os seguintes aspectos qualitativos e quantitativos: participação nas atividades propostas observando: responsabilidade, criticidade, interesse, ética/tempo, desenvoltura, argumentação, fundamentação teórica, participação, compromisso com as atividades, autonomia, pontualidade, assiduidade, espirito de equipe, aparência pessoal, receptividade às críticas e qualidade dos trabalhos produzidos.
O rendimento acadêmico será feita através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar, conforme regulamenta a Resolução do CTF.
Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) estudante(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Para aqueles com nota inferior a 3,0 (quatro) não haverá Exame Final, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 3,0 e 5,9 haverá o Exame Final. Para este a média final a ser alcançada será 6,0 (seis), sendo realizada a média da nota do Exame Final com a nota obtida durante a Disciplina.
Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). Para a aprovação no Exame Final se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis).
O estudante com excesso de faltas (frequência inferior a 75% da carga horária da disciplina) estará automaticamente reprovado, sendo desligado da disciplina no semestre ao atingir esse índice independente de qualquer aviso precedente sobre o fato, ficando registrado em seu histórico o conceito RF (Reprovado por falta).
Horário de atendimento:
Bibliografia: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Informação e documentação: citações em documento: apresentação: NBR 10520/2002. Rio de Janeiro: ABNT, 2002a.

______. Informação e documentação: referências: elaboração: NBR 6023/2002. Rio de Janeiro: ABNT, 2002b.

______. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

______. NBR 6027: informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

______. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

______. NBR 10719: apresentação de relatórios. Rio de janeiro: ABNT, 2009.

______. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

______. NBR 15287: informação e documentação: projeto de pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Sousa. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BECK, Carmem Lúcia Colomé; GONZALES, Rosa Maria Bracini; LEOPARDI, Maria Tereza. 7 Detalhamento da Metodologia. In: LEOPARDI, Maria Tereza et al. Metodologia da Pesquisa na Saúde. Santa Maria, RS: Pallotti, 2001.

BOSI, Maria Lúcia Magalhães; MARTÍNEZ, Francisco Mercado. Pesquisa qualitativa de serviço de saúde. Petrópolis, RJ: Vozes 2004.

BRASIL. Conselho Regional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Seção 1, p. 59.

______. Ministério da Educação. Fundação CAPES. Classificação da Produção Intelectual. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao-intelectual>. Acesso em: 05 jun. 2016.

CERVO, Luiz Amado; BERVIAN. Pedro Alcino, DA SILVA Roberto. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Biblioteca da educação. Série 1. Escola; v.16)

CRESWWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Tradução Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução Magda Lopes. Porto Alegre, RS: Penso, 2013. (Série Métodos de Pesquisa)

FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 3. ed. Brasília, DF: Liber Livro, 2008. (Série Pesquisa; v. 6)

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRAY, David E. Pesquisa no mundo real. Tradução Roberto Cataldo Costa. 2. ed. Porto Alegre, RS: Penso, 2012. (Série Métodos de Pesquisa)

HOHENDORFF, Jean Von. Como escrever um artigo de revisão de literatura. In: KOLLER, Sílvia H; COUTO, Maria Clara P.de Paula; HOHENDORFF, Jean Von (Org.). Manual de Produção Científica. Porto Alegre, RS: Penso, 2014. (Série Métodos de Pesquisa)

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993.

KOLLER, Sílvia H; COUTO, Maria Clara P.de Paula; HOHENDORFF, Jean Von (Org.). Manual de Produção Científica. Porto Alegre, RS: Penso, 2014. (Série Métodos de Pesquisa)

LEOPARDI, Maria Tereza et al. Metodologia da Pesquisa na Saúde. Santa Maria, RS: Pallotti, 2001.

POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette P. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Tradução Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.

POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa Qualitativa na Atenção à Saúde. Tradução Ananyr Porto Fajardo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer uma pesquisa qualitativa. 3. ed. rev. e ampl. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

RAMOS, Paulo; RAMOS, Magda Maria; BUSNELLO, Saul José. Manual prático de
metodologia da pesquisa: artigo, resenha, projeto, TCC, monografia, dissertação e
tese. Blumenau, SC: Acadêmica Publicações, 2003.

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 38. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

SANTANA, Marttem Costa de. Dilemas Éticos em Unidades de Terapia Intensiva. 2014. 53 f. Dissertação (Mestrado em Terapia Intensiva)?Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva, Brasília, DF, 2014.

WHITTEMORE, Robin; KNAFL, Kathleen. The integrative review: update methodology. J Adv Nurs., v. 52, n. 5, p. 546-53, 2005.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/02/2023
06/02/2023
Apresentação do plano de disciplina. Objetivos de aprendizagem. O que é pesquisa?
13/02/2023
13/02/2023
Elaboração de seminários, do ORCID e do Curriculo Lattes.
27/02/2023
27/02/2023
Linguagem na publicação científica. Como pesquisar no Google e no Períodicos Capes.. Open.AI
06/03/2023
06/03/2023
Tipos de trabalhos técnico-científicos. Como fazer um resumo NBR 6028:2011
13/03/2023
13/03/2023
Citações diretas, literais ou textuais
20/03/2023
20/03/2023
Como tornar o estudo e a aprendizagem mais eficazes
27/03/2023
27/03/2023
Conceitos de ciência e de pesquisa
03/04/2023
03/04/2023
Pesquisa quanto aos objetivos
10/04/2023
10/04/2023
Pesquisa quanto aos procedimentos
17/04/2023
17/04/2023
Pesquisa e desenvolvimento: básica e aplicada
24/04/2023
24/04/2023
Fundamentos científicos e regras aplicadas aos métodos de pesquisas
08/05/2023
08/05/2023
Tipos de observação empregados em pesquisas
15/05/2023
15/05/2023
Tipos de experimentação
22/05/2023
22/05/2023
Hipótese científica
29/05/2023
29/05/2023
Métodos de pesquisa
05/06/2023
05/06/2023
Orientações técnicas para leitura
12/06/2023
12/06/2023
Citação direta até três linhas
19/06/2023
19/06/2023
Citação indireta. Nota de rodapé.
26/06/2023
26/06/2023
Elaboração de referências
Avaliações
Data Descrição
06/03/2023 1ª Avaliação
03/04/2023 2ª Avaliação
08/05/2023 3ª Avaliação
05/06/2023 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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