-

PPGED062 - PRÁTICA EDUCATIVA - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA PRÁTICA EDUCATIVA (27/03/2023)

- Apresentação das professoras e dos alunos

- Discussão sobre a sistemática da disciplina

- Levantamento e discussão das intenções de pesquisa dos doutorandos.

Disponibilizar os textos que servirão de apoio para o próximo encontro.

   Plano disciplina Prática Educativa 2023.1.pdf 
Plano da disciplina: Prática Educativa Carga Horária: 60 horas Créditos: 4.0.0
  CRONOGRAMA DA DISCIPLINA 
CRONOGRAMA PRÁTICA EDUCATIVA 2023.1
DIMENSÕES DA PRÁTICA EDUCATIVA (03/04/2023 - 03/04/2023)
- Aula expositiva sobre Práxis e Prática Educativa. - Discussão dos textos disponibilizados. - Distribuição das leituras e agendamento dos seminários. Técnica: GV x GO ? Forma dois grupos de alunos; ? Distribui um texto para cada grupo; ? Após o estudo do texto indicado por cada grupo: ? PRIMEIRO MOMENTO: coloca um grupo (Grupo de Verbalização) - GV) no centro para discutir o texto estudado e o outro grupo (Grupo de Observação ? GO) apenas escuta e anota o que de interessante foi discutido sobre o texto pelo grupo de verbalização (GV) ? SEGUNDO MOMENTO: quando o primeiro grupo de verbalização conclui a discussão do primeiro texto, os grupos trocam a posição, ou seja, quem era de verbalização (GV) passa a ser de observação (GO) e quem era de Observação (GO) passa a ser de verbalização (GV). ? Quando os dois grupos encerrarem as discussões sobre o seu texto, os grupos de observação do primeiro momento e do segundo momento podem interagir sobre as suas percepções acerca do texto
  TEXTO 1_A PRÁTICA EDUCATIVA ATRAVÉS DOS TEMPOS.pdf 
- MOTA, F.A.; CABRAL, C. L. A prática educativa através dos tempos: dos antigos aos pós-modernos. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 31, p. 207-223, maio/ago. 2013.
  TEXTO 2 - DEFINIÇÕES DA PRÁTICA EDUCATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS SOCIOEDUCACIONAIS 
CRUSOÉ, N. M. C.; MOREIRA, N. R.; PINA, M. C. D. Definições de Prática Educativa em diferentes perspectivas socioeducacionais. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 19. n.31 jul./dez. 2014. P. 46-63
A PRÁTICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO (08/05/2023 - 08/05/2023)
- Apresentação sobre a prática da Pesquisa acadêmica - Orientação para pesquisa no Portal CAPES, na base de dados da Educação nos últimos 5 anos, relacionada a temática da tese. - Orientação para a construção dos mapas conceituais.
  TEXTO 3 - TRABALHOS CIENTÍFICOS E O ESTADO DA QUESTÃO 
NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional, v. 15, n. 30, jul./Dez., 2004.
RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS E PARADIGMAS DA CIÊNCIA (15/05/2023 - 15/05/2023)
AULA EXPOSITIVA BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA: ELEMENTOS DO COMO ENSINAR (22/05/2023 - 22/05/2023)
Apresentação do Seminário 01 - ALINY, CLAUDINEY E DENISE OBRA: ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
  SEMINÁRIO 1 
Apresentação do Seminário 01 ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
  SLIDES PRÁTICA EDUCATIVA: COMO ENSINAR_ANTONI ZABALA 
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
A PRÁTICA E A RELAÇÃO COM OS SABERES CONTEMPORÂNEO (29/05/2023 - 29/05/2023)
Apresentação do Seminário 02 - EFIGÊNIA E ELAINA OBRA: CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo, Cortez, 2000.
  SEMINÁRIO 2 
Apresentação do Seminário 02 OBRA: CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo, Cortez, 2000.
  SLIDES_Da relação com o saber às práticas educativas_Bernard Charlot 
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo, Cortez, 2000.
A PRÁTICA EDUCATIVA E O COTIDIANO DO PROFESSOR (05/06/2023 - 05/06/2023)
Apresentação do Seminário 03 - ADERCINO E ERNANDES OBRA: FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia ? O Cotidiano do Professor tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. ? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
  SEMINÁRIO 3 
Apresentação do Seminário 03 OBRA: FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
  SLIDES_LIVRO MEDO E OUSADIA 
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor tradução de Adriana Lopez; revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
PRÁTICA EDUCATIVA, PEDAGÓGICA E DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A PESQUISA (12/06/2023 - 12/06/2023)
AULA EXPOSITIVA - NEIDE OBRA: FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
  SLIDES - Pedagogia e prática docente. 
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
A PRÁTICA EDUCATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (19/06/2023 - 19/06/2023)
Apresentação do Seminário 04 - JUNIEL E LENICE OBRA: FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto ? Portugal: Editora Porto, 2009.
  SEMINÁRIO 4 
Apresentação do Seminário 04 OBRA: PARTE 1 - FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto – Portugal: Editora Porto, 2009.
  SEMINÁRIO 4 
Apresentação do Seminário 04 OBRA: PARTE 2 - FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto – Portugal: Editora Porto, 2009.
A PRÁTICA REFLEXIVA COMO ELEMENTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (26/06/2023 - 26/06/2023)
Apresentação do Seminário 07 PERRENOUD, PHILIPPE. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  SEMINÁRIO 5 
Apresentação do Seminário 05 PERRENOUD, PHILIPPE. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
A PRÁTICA EDUCATIVA E SUAS RELAÇÕES COM A PESQUISAS NA EDUCAÇÃO (03/07/2023 - 03/07/2023)
- Conclusão da pesquisa no Portal da CAPES Produção Individual ? Artigo O artigo deve ter entre 20 e 30 laudas contemplando todos os elementos, inclusive abstract e resumen.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA INDIVIDUAL (10/07/2023 - 10/07/2023)
Produção Individual ? Artigo Encontro da turma para acompanhar a produção.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA INDIVIDUAL (17/07/2023 - 17/07/2023)
Produção Individual ? Artigo Encontro da turma para acompanhar a produção.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA INDIVIDUAL (21/07/2023 - 21/07/2023)
Produção do Artigo.
MAPAS CONCEITUAIS (24/07/2023 - 24/07/2023)
Conclusão e entrega dos mapas conceituais das obras estudadas.
    
Inicia em 28/03/2023 às 0h 0 e finaliza em 31/07/2023 às 23h 59
APRESENTAÇÃO E ENTREGA DOS ARTIGOS (31/07/2023 - 31/07/2023)
Apresentação das produções aos orientadores. Entrega do artigo e encerramento da disciplina.
    
Inicia em 28/03/2023 às 0h 0 e finaliza em 31/07/2023 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
03 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 21 24 31
1 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
7 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
8 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
10 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
11 2023100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Práxis, prática educativa e realidade humana. O movimento histórico da significação da prática educativa e suas implicações para a formação da sociedade humana. A prática educativa como campo de produção do conhecimento.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia adotada na disciplina envolve atividades que serão realizadas a partir de:
 Aula expositiva
 Leitura e discussão de livros e artigos científicos;
 Orientações de Estudos em grupos e individuais;
 Seminários;
 Apresentação de produções escritas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para a avaliação da disciplina será considerado o disposto na seção VI, art. 40 do regimento do PPGED, 025/16-CEPEX, que estabelece:
Art. 40 - O aproveitamento escolar do discente é avaliado por meio de provas, exames, trabalhos e projetos, bem como pela sua participação e interesse demonstrado nas diversas disciplinas, seminários e atividades, por meio de notas, na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos.
§ 1* Cada disciplina terá um valor expresso em créditos, correspondendo cada crédito a 15 (quinze) horas-aula.
§ 2* A hora-aula terá a duração mínima de 60 (sessenta) minutos.
§ 3* Será aprovado na disciplina e/ou seminário o aluno que apresentar frequência igual ou superior a 75%, do total da carga horária, e nota final igual ou superior a (7,0) sete, na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos.
As faltas serão abonadas somente quando enquadradas nos casos previstos em legislação específica.
A avaliação da aprendizagem será contínua considerando a participação e o envolvimento nas atividades desenvolvidas no decorrer da disciplina. O aproveitamento das aulas será verificado pela aplicação de um ou mais dos seguintes instrumentos:
Produções individuais;
 Desenvoltura na exposição e questionamentos das obras estudadas
Desenvolvimento de grupos de discussão orientada com produção textual.
Horário de atendimento: 8:00 às 12:00
Bibliografia: BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto alegre: Artmed, 2000.

CONTREIRAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2012.

CRUSOÉ, N. M. C.; MOREIRA, N. R.; PINA, M. C. D. Definições de Prática Educativa em diferentes perspectivas socioeducacionais. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 19. n.31 jul./dez. 2014. p. 46-63.
FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto, Portugal: Editora Porto, 2009.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. Tradução de Adriana Lopez; Revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

HARTMAN, Hope J. Como ser um professor reflexivo em todas as áreas do conhecimento. Porto Alegre: AMGH, 2015.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de Experiência. Disponível em: www.anped.org.br/rbe/.../RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf.

MOTA, F.A.; CABRAL, C. L. A prática educativa através dos tempos: dos antigos aos pós-modernos. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 31, p. 207-223, maio/ago. 2013.

MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

MORIN, Edgar. O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2008.

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional, v. 15, n. 30, jul./Dez., 2004.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SACRISTÀN, G; GOMEZ, P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SACRISTÀN, Gimeno. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc. Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 02 ago. 2018.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/03/2023
27/03/2023
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA PRÁTICA EDUCATIVA
03/04/2023
03/04/2023
DIMENSÕES DA PRÁTICA EDUCATIVA
08/05/2023
08/05/2023
A PRÁTICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
15/05/2023
15/05/2023
RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS E PARADIGMAS DA CIÊNCIA
22/05/2023
22/05/2023
A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA: ELEMENTOS DO COMO ENSINAR
29/05/2023
29/05/2023
A PRÁTICA E A RELAÇÃO COM OS SABERES CONTEMPORÂNEO
05/06/2023
05/06/2023
A PRÁTICA EDUCATIVA E O COTIDIANO DO PROFESSOR
12/06/2023
12/06/2023
PRÁTICA EDUCATIVA, PEDAGÓGICA E DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A PESQUISA
19/06/2023
19/06/2023
A PRÁTICA EDUCATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
26/06/2023
26/06/2023
A PRÁTICA REFLEXIVA COMO ELEMENTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
03/07/2023
03/07/2023
A PRÁTICA EDUCATIVA E SUAS RELAÇÕES COM A PESQUISAS NA EDUCAÇÃO
10/07/2023
10/07/2023
PRODUÇÃO CIENTÍFICA INDIVIDUAL
17/07/2023
17/07/2023
PRODUÇÃO CIENTÍFICA INDIVIDUAL
21/07/2023
21/07/2023
PRODUÇÃO CIENTÍFICA INDIVIDUAL
24/07/2023
24/07/2023
MAPAS CONCEITUAIS
31/07/2023
31/07/2023
APRESENTAÇÃO E ENTREGA DOS ARTIGOS
Avaliações
Data Descrição
31/07/2023 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 30/04/2024 18:45