-

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do Plano de Curso (21/03/2023 - 21/03/2023)
Páscoa (04/04/2023 - 04/04/2023)
Férias docentes (11/04/2023 - 11/04/2023)
Férias docentes (18/04/2023 - 18/04/2023)
Férias docentes (25/04/2023 - 25/04/2023)
Não houve aula (02/05/2023 - 02/05/2023)
Paradigmas na pesquisa em Educação - relação Quantitativo x Qualitativo (09/05/2023 - 09/05/2023)
Perspectivas teórico-metodológicas na pesquisa em educação (16/05/2023 - 16/05/2023)
Bases conceituais da Pesquisa Qualitativa (23/05/2023 - 23/05/2023)
Pesquisa experimental e quase-experimental (30/05/2023 - 30/05/2023)
Análise de dados com o software Iramuteq (06/06/2023 - 06/06/2023)
Classificação das pesquisas (13/06/2023 - 13/06/2023)
Etnografia (20/06/2023 - 20/06/2023)
Pequisa-ação (27/06/2023 - 27/06/2023)
Grupo focal (04/07/2023 - 04/07/2023)
Teoria Fundamentada (11/07/2023 - 11/07/2023)
Grupos de discussão (18/07/2023 - 18/07/2023)
Triangulação metodológica de dados (25/07/2023 - 25/07/2023)
Entrevistas: visão geral (01/08/2023 - 01/08/2023)
Orientações para o trabalho da dsciplina (08/08/2023 - 08/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR MAI JUN JUL AGO Total
21 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08
1 2022100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2021100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2022101**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2022101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas
Leituras e discussão
Seminários
A metodologia do curso privilegia a leitura, pressuposto básico à apropriação do conhecimento, portanto, é indispensável ao aluno a leitura atenta e cuidadosa dos textos.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A sistemática de avaliação a ser adotada na disciplina, pauta-se na Resolução n. 131/05 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão desta IFES, a qual se recomenda a leitura. Para efeito de verificação de aprendizagem serão desenvolvidas atividades como: produção de artigo científico; seção da tese ou dissertação e seminário que contemple as discussões e atividades realizadas nas aulas; presença e participação nas discussões e atividades realizadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Thomson, 1999.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BECKER, H.S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BODAN, R.C.; BIKLEN, S.B dos. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BREAKWELL, G.M. et al. Método de pesquisa em psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y.S. et col. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ELLIOT, L.G. (Org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação. Porto Alegre: AMGH, 2010.

FLICK, U. Introdução à metodologia da pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
_________. Desenho na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

_________. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

_________. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GHEDIN, E. FRANCO, M.A.S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.

GUERRA, I.C. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Parede, Portugal: Principia editora, 2012.

ISAAC, S.; MICHAEL, W.B. Handbook in research and evaluation. California: EdITS, 1997.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2012.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.

NETO, M. Pesquisa para o planejamento - métodos & técnicas: roteiro para elaboração de projetos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas, SP; Papirus, 1997.

POUPART, J.; DESLAURIERS, J-P.; GROULX, L-H; LAPERRIÉRE, A. MAYER, R. PIRES, A. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

ROSA, M.V. de F. P. do C.; ARNOLDI, M.A.G.C. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SANTOS, B. de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

STAKE, R.E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

TRIVIÑOS, A. N. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2010.


7. REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES – SUGESTÕES DE LEITURAS

BITTAR, M.; HAYASHI, C.R.M.; OLIVEIRA, R.M.M.; FERREIRA JR. A., (Orgs.). Pesquisa em educação no Brasil: balanços e perspectivas. São Paulo; EDUFSCAR, 2012.

BOOTH, W.C.; COLOMB, W.W.; WILLIAMS, J.M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/03/2023
21/03/2023
Apresentação e discussão do Plano de Curso
04/04/2023
04/04/2023
Páscoa
11/04/2023
11/04/2023
Férias docentes
18/04/2023
18/04/2023
Férias docentes
25/04/2023
25/04/2023
Férias docentes
02/05/2023
02/05/2023
Não houve aula
09/05/2023
09/05/2023
Paradigmas na pesquisa em Educação - relação Quantitativo x Qualitativo
16/05/2023
16/05/2023
Perspectivas teórico-metodológicas na pesquisa em educação
23/05/2023
23/05/2023
Bases conceituais da Pesquisa Qualitativa
30/05/2023
30/05/2023
Pesquisa experimental e quase-experimental
06/06/2023
06/06/2023
Análise de dados com o software Iramuteq
13/06/2023
13/06/2023
Classificação das pesquisas
20/06/2023
20/06/2023
Etnografia
27/06/2023
27/06/2023
Pequisa-ação
04/07/2023
04/07/2023
Grupo focal
11/07/2023
11/07/2023
Teoria Fundamentada
18/07/2023
18/07/2023
Grupos de discussão
25/07/2023
25/07/2023
Triangulação metodológica de dados
01/08/2023
01/08/2023
Entrevistas: visão geral
08/08/2023
08/08/2023
Orientações para o trabalho da dsciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 22:11