-

CPPGED/CCE001 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do Plano de Curso (30/03/2023 - 30/03/2023)
Férias docentes (06/04/2023 - 06/04/2023)
Férias docentes (13/04/2023 - 13/04/2023)
Férias docentes (20/04/2023 - 20/04/2023)
férias docentes (27/04/2023 - 27/04/2023)
Abordagem do Ciclo de Políticas/ Educação Matemática no Ensino Médio (04/05/2023 - 04/05/2023)
Políticas públicas e Educação matemática (11/05/2023 - 11/05/2023)
As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional/ Metodologia científica x de ensino (18/05/2023 - 18/05/2023)
Concepções de metodologias do ensino/ Diretrizes globais e contextos locais na formulação de políticas públicas (25/05/2023 - 25/05/2023)
O processo de disciplinarização da Matemática/ Contexto da prática (01/06/2023 - 01/06/2023)
Feriado nacional - Atividade assíncrona: leitura de textos (08/06/2023 - 08/06/2023)
Formação docente em educação especial e Ensino de Matemática (15/06/2023 - 15/06/2023)
Governança e ensino de matemática para estudantes cegos (22/06/2023 - 22/06/2023)
Gerencialismo na perspectiva de Stephen Ball (29/06/2023 - 29/06/2023)
Políticas globais e Modelagem no ensino de matemática (06/07/2023 - 06/07/2023)
Educação Especial e Ensino Médio/ Abordagem do Ciclo de Políticas (13/07/2023 - 13/07/2023)
Abordagem do Ciclo de Políticas e O ensino de matemática na perspectiva de alunos cegos (20/07/2023 - 20/07/2023)
Teoria da Atuação e formação de professores (27/07/2023 - 27/07/2023)
Reforma do Ensino Médio e Políticas públicas educacionais (03/08/2023 - 03/08/2023)
Orientação para o trabalho da disciplina (10/08/2023 - 10/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR MAI JUN JUL AGO Total
30 04 11 18 25 01 15 22 29 06 13 20 27 03 10
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Aulas dialogadas
? Leitura de artigos, teses e dissertações
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados tendo por base a Resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI. Para efeito de verificação de aprendizagem serão consideradas a presença e participação nas aulas, bem como a realização das atividades propostas ao longo do Curso, tais como leituras, debates e trabalhos individuais e/ou em grupo. As atividades a serem desenvolvidas para atribuição de notas serão:
1. Participação efetiva em todos os momentos e atividades a serem desenvolvidas durante as aulas. Entendemos por participação efetiva a presença em sala de aula e o envolvimento com a disciplina, expresso nos debates e na colocação de questões que expressem entendimento e dúvidas acerca das temáticas abordadas;
2. Produção de seção da dissertação no qual o aluno tecerá considerações teóricas a respeito das temáticas estudadas, de modo a estabelecer relações com o seu problema de pesquisa;
Horário de atendimento: 08 às 12h
Bibliografia: ALMEIDA, E.A.; PONTES, H.N. da S.A. Contexto da prática: análise da política pública educacional de especialização em gestão pública do PNAP.

ANJOS, ,D. Z.; MORETTI, M.T. Ensino e aprendizagem em matemática para estudantes cegos: pesquisas, resultados e perspectivas. JIEEM, 10(1):15,22, 2017.

Avelar, M., BALL, S. Mapping new philanthropy and the heterarchical state: The Mobilization for the National Learning Standards in Brazil. International Journal of Educational Development (2017).

AVELAR, M.; NIKITA, D.P.; BALL, S.J. Education Policy Networks
and Spaces of ?Meetingness?: A Network Ethnography of a

Brazilian Seminar. In: Global Education Policy and International Development.

BALL, S.J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005.

AZEVEDO, S. de S., MORGADO, E. M. G., LEONIDO, L. Políticas públicas e inclusão como prática pedagógica no Brasil. Revista internacional de ciências, tecnologia e sociedade, v.2, n.1, p. 34-53, 2019.

BALL, S. J. What is policy? texts, trajectories and toolboxes. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 13:2, 10-17, DOI: 10.1080/0159630930130203, 1993.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BALL, S. J.; MAINARDES, J. Políticas Educacionais: questões e dilemas. BALL, S. J; MAINARDES, J. (Org.). São Paulo: Cortez, 2011.

BALL, S. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, pp.99-116, Jul/Dez 2001.

BALL, S. J. Laboring to Relate: Neoliberalism, Embodied
Policy, and Network Dynamics, Peabody Journal of Education, 92:1, 29-41, 2017.

BALL. S.J. Show Me the Money! Neoliberalism at Work in Education. Forum,
v. 54, N. 1, p. 23-28, 2012.

BALL.S. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, pp.10-32, Jul/Dez 2006.

BALL, S.J. Good School/Bad School: paradox and fabrication,
British Journal of Sociology of Education, 18:3, 317-336,1997.

BALL, S.J. Big Policies/Small World: An introduction to
international perspectives in education policy, Comparative Education, 34:2, 119-130, 1998.

BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
DIAS, S.C. SÁ, P.F.; SANTOS, M.L.S. O ensino de matemática segundo estudantes cegos de Belém do Pará. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 9, n° 3, p. 223 - 251, JUL/SET 2019.

Exley, S., Ball, S.J. (2011) ?Something old, something new... understanding Conservative Education policy?. In: Bochel, H. (eds). The Conservative Party and Social Policy. Bristol: Policy Press.

HOSTINS, R.C.L.; ROCHADEL, O. Contribuições de Stephen Ball para o campo das políticas educacionais. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 61-84, jan./abr., 2019.

LOPES, A.C. A Teoria da atuação de Stephen Ball: e se a noção de discurso fosse outra? Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, No. 25, 2016.

MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a
análise da trajetória de políticas educacionais. Atos de pesquisa em educação ? PPGE/ME FURB. ISSN 1809? 0354 v. 1, nº 2, p. 94-105, maio/ago. 2006.

MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, v. 30, núm. 106, Pp.303-318, 2009.

BRAUN, A. BALL, S.J.; MAGUIRE, M. Policy enactments
in schools introduction: towards a toolbox for theory and research. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 32:4, 581-583,2011. DOI: 10.1080/01596306.2011.601554

MENDES, E.G.; SANTOS, V.; BRANCO, A.P.C. Contextos de influência da política de Educação Especial no Brasil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 145p.

Lui Fellippe da Silva Bellicantta MOLLOSSI, L.F.S. B.; MENESTRINA, T.C. MANDLER, M.L. Proposta para o ensino de conteúdos de matemática a estudantes cegos. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, ano 20, n. 57, v. 1, p. 67-78, jan.-jun. 2014 67

NOZU, W.C.S.; BRUNO, M.M.G. O ciclo de políticas no contexto da educação especial. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 26, n. 2, p. 4-21, maio/ago. 2015.

OLIVEIRA, L.M.M.; GUIMARÃES, L.T. A influência dos organismos multilaterais internacionais na formação das políticas brasileiras de alfabetização. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n.3, p. 842 ? 870 jul./set.2017.

OLIVEIRA, D.; BURAK, D.; MARTINS, M.A. Modelagem no Ensino de Matemática: primeiros relatos de um estudo de caso com estudantes cegos. Perspectivas da Educação Matemática ? INMA/UFMS ? v. 13, n. 31, 2020.

PAVEZI, M. Contribuições da teoria da atuação: análise a partir de uma pesquisa sobre políticas de Educação Especial no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 3, p. 1-19, 2018.

PAVEZI, M.; MAINARDES, J. Políticas de educação especial no estado de Alagoas. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.25, n.4, p.693-710, Out.-Dez., 2019.

PRADO, J.H.L.; ARIAS-GAGO, A.R. Revisão Sistemática da Educação Matemática para Estudantes Cegos: a importância das STEAM nos currículos escolares. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, e21018, 2021.

RODRIGUES, J.M.; SALES, E.R. Educação matemática em uma perspectiva
inclusiva: percepções de professores e alunos deficientes visuais. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 23, n. 58, p. 23-33, abr./jun. 2018.

SANTOS, K.O.; SILVA, W.C.M. [Orgs.]. Políticas Educacionais em foco: pesquisas e reflexões. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. 185p.

SILVA, M.D. Conhecimentos de Professores Sobre o Ensino de Geometria com Material Manipulável para Estudantes Cegos. Anais do Encontro Brasileiro de estudantes de pós-graduação em educação matemática. Curitiba, PR. 12 a 6 de novembro de 2016.

SILVA, A.M.C.; CABRAL, C.A.F.; SALES, E.R. Percepções de Alunos Cegos sobre sua formação: contribuições no ensino e aprendizagem de matemática em classes inclusivas. Perspectivas da Educação Matemática ? INMA/UFMS, v. 11, n. 27, 2018.

SIMÕES, G.S.; SILVA, R.S.; AMARAL, C.L.C. Transposição do conhecimento científico no ensino de Matemática para cegos. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, e59810310395, 2021

SGANZERLA, M.A. R.; GELLER,M. Tecnologias assistivas para alunos cegos na educação matemática. Nuevas Ideas en Informática Educativa, TISE, 2013.

Sousa, M. Apontamentos teórico-metodológicos: contribuições de Stephen J. Ball para as pesquisas de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 3, p. 1-22, 2018. Disponible en: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/retepe

SOUSA, N.F. O ciclo de políticas de Stephen Ball e a análise de políticas curriculares: contextualizando a geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 8, p. 43-57, jan./jun. 2014.

TAVARES, E.R.B.; ROLIM, C.L.A. A aprendizagem matemática no ensino médio: vozes na escuridão. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.8, 2020.

ULIANA, M.R. Inclusão de Estudantes Cegos nas Aulas de Matemática: a construção de um kit pedagógico. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 46, p. 597-612, ago. 2013.

VASCONCELOS, A.C.CA.; BARREIRO, I.M.F. A abordagem analítica e as contribuições de Stephen Ball em um estudo acerca dos efeitos da política de
avaliação do plano de desenvolvimento da educação (PDE) em uma rede municipal de ensino. Revista Contemporânea: Revista Unitoledo: Arquitetura, Comunicação, Design e Educação, v. 01, n. 01, p. 175-
191, out./dez. 2016.

Lúcia Virginia Mamcasz VIGINHESKI,L.V.M.; AIRES, J.P.; SILVA, S.C.R. et al.
Análise de produtos desenvolvidos no mestrado profissional na área de matemática: possibilidades de adaptações para o uso com estudantes cegos. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 51, p. 223-250, jan./mar. 2017

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

CARONI, S.; VERDI, M.; BRZOZOWSKI, F.S.; HELLMANN, F. Medicalização da vida: ética, saúde pública e indústria farmacêutica. Palhoça: Ed. Unisul, 2010.

COLLARES, C.A.L.; MOYSÉS, M.A.A. Preconceitos no cotidiano escolar: ensino e medicalização. São Paulo: Cortes, Campinas: Unicamp, 1996.

CONRAD, P. The medicalization of society. Baltimore: The John Hopkins University Press, 2007

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
30/03/2023
30/03/2023
Apresentação e discussão do Plano de Curso
06/04/2023
06/04/2023
Férias docentes
13/04/2023
13/04/2023
Férias docentes
20/04/2023
20/04/2023
Férias docentes
27/04/2023
27/04/2023
férias docentes
04/05/2023
04/05/2023
Abordagem do Ciclo de Políticas/ Educação Matemática no Ensino Médio
11/05/2023
11/05/2023
Políticas públicas e Educação matemática
18/05/2023
18/05/2023
As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional/ Metodologia científica x de ensino
25/05/2023
25/05/2023
Concepções de metodologias do ensino/ Diretrizes globais e contextos locais na formulação de políticas públicas
01/06/2023
01/06/2023
O processo de disciplinarização da Matemática/ Contexto da prática
08/06/2023
08/06/2023
Feriado nacional - Atividade assíncrona: leitura de textos
15/06/2023
15/06/2023
Formação docente em educação especial e Ensino de Matemática
22/06/2023
22/06/2023
Governança e ensino de matemática para estudantes cegos
29/06/2023
29/06/2023
Gerencialismo na perspectiva de Stephen Ball
06/07/2023
06/07/2023
Políticas globais e Modelagem no ensino de matemática
13/07/2023
13/07/2023
Educação Especial e Ensino Médio/ Abordagem do Ciclo de Políticas
20/07/2023
20/07/2023
Abordagem do Ciclo de Políticas e O ensino de matemática na perspectiva de alunos cegos
27/07/2023
27/07/2023
Teoria da Atuação e formação de professores
03/08/2023
03/08/2023
Reforma do Ensino Médio e Políticas públicas educacionais
10/08/2023
10/08/2023
Orientação para o trabalho da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 04:33