-

CPPGED/CCE002 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO II - Turma: 02 (2023.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do Plano de Curso (29/03/2023 - 29/03/2023)
Análise do projeto de pesquisa (05/04/2023 - 05/04/2023)
Férias docentes (12/04/2023 - 12/04/2023)
Férias docentes (19/04/2023 - 19/04/2023)
Férias docentes (26/04/2023 - 26/04/2023)
Cultura e clima organizacional: considerações iniciais (03/05/2023 - 03/05/2023)
Cultura e clima organizacional (10/05/2023 - 10/05/2023)
Enfoques teóricos sobre cultura organizacional e atitudes de professores em relação à auto eficácia para inclusão (17/05/2023 - 17/05/2023)
Cultura escolar em artigos estrangeiros (24/05/2023 - 24/05/2023)
Revisão sistemática de artigos sobre cultura escolar e professores de educação especial iniciantes e a cultura escolar (literatura estrangeira- inglês) (31/05/2023 - 31/05/2023)
Desenho Universal para a Aprendizagem: considerações iniciais (07/06/2023 - 07/06/2023)
Desenho Universal e desenho Instrucional (14/06/2023 - 14/06/2023)
Pesquisas com o DUA (21/06/2023 - 21/06/2023)
Desenho Universal para a Aprendizagem (28/06/2023 - 28/06/2023)
Planos de aula na perspectiva do DUA (05/07/2023 - 05/07/2023)
Planos de aula: aperfeiçoamento com o DUA (12/07/2023 - 12/07/2023)
Coensino e Desenho Universal para a Aprendizagem (19/07/2023 - 19/07/2023)
Formação de professores para a utilização do DUA (26/07/2023 - 26/07/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
29 05 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19 26
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas dialogadas
• Leitura de artigos, teses e dissertações

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados tendo por base a Resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI. Para efeito de verificação de aprendizagem serão consideradas a presença e participação nas aulas, bem como a realização das atividades propostas ao longo do Curso, tais como leituras, debates e trabalhos individuais e/ou em grupo. As atividades a serem desenvolvidas para atribuição de notas serão:
1. Participação efetiva em todos os momentos e atividades a serem desenvolvidas durante as aulas. Entendemos por participação efetiva a presença em sala de aula e o envolvimento com a disciplina, expresso nos debates e na colocação de questões que expressem entendimento e dúvidas acerca das temáticas abordadas;
2. Produção de seção da dissertação no qual o aluno tecerá considerações teóricas a respeito das temáticas estudadas, de modo a estabelecer relações com o seu problema de pesquisa;
Horário de atendimento: 14 às 18h
Bibliografia: BERKEMEYER, N.; JUNKER, R.; BOS, W.; MÜTHING, K. Organizational cultures in education: Theory-based use of an instrument for identifying school culture.

BOCK, G. L, K.; GESSER, M.; NUERNBERG, A.H. Desenho Universal para a Aprendizagem: a produção científica no período de 2011 a 2016. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, n.1, p.143-160, Jan.-Mar., 2018.

BRANCO, A.P.S.C; MATA, R.E.A. Contribuições da cultura de colaboração e a atuação de professores de apoio e profissionais escolares: relatos de experiência. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 23, n. 00, e022015, 2022.

DiPAOLA, M.F.; WALTHER-THOMAS, C. Principals and Special Education: The Critical Role of School Leaders. (COPPSE Document No. IB-7). Gainesville, FL: University of Florida, Center on Personnel Studies in Special Education.

Documento MINEDUC, elaborado por Valoras UC (2008). “Clima social escolar”. Centro Documentación www.valorasuc.cl.

EDYBURN, D.L. Universal Design for Learning. Special Education Technology Practice, 16, November/December, 2005.

ELÍAS, M.E. La cultura escolar: Aproximación a un concepto complejo. Revista Electrónica Educare. EISSN: 1409-4258 v. 19(2), p. 285-301, 2015.

ERICKSON, F. Conceptions of School Culture: an overview. Educational Administration Quarterly, v.23, n. 4, 1987.

FIALHO, I.; SARROEIRA, L. Cultura profissional dos professores numa escola em mudança. Educação, Temas e problemas, 9, p. 1-20, 2012.

Gilvan Luiz Machado COSTA, G.L.M.; FIORENTINI, D. Mudança da Cultura Docente em um Contexto de Trabalho Colaborativo de Introdução das tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Escolar. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil, 2006.

GLAT, R. Desconstruindo representações sociais: Por uma cultura de
colaboração para inclusão escolar. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, p.9-20, 2018.

Glossary of Education Reform. (2013, November 25). School culture. Retrieved from http://edglossary.org/school-culture/

HARRIS, K. R.; GRAHAM, S. Universal Design for Learning in the Classroom: practical applications. Tracey E. HALL; ANNE MEYER; DAVID, H. ROSE (Eds.). The Guilford Press: New York; London, 2012.

HOSFORD, S.; O’SULLIVAN, S. A climate for self-efficacy: the relationship between school climate and teacher efficacy for inclusion. International Journal of Inclusive Education, 2015.
http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2015.1102339

JERALD, C.D. School Culture: “The Hidden Curriculum”. The Center for comprehensive School reform and improvement, 2006.

LEITE, C.; PINTO, C.L. O trabalho colaborativo entre os professores no quotidiano escolar: condições para a sua existência e sustentabilidade. Educação, Sociedades e Culturas, Nº 48 ; p. 69-91,2016.

LÜCK, H. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MacNEIL, A.J.; PRATER, D.L.; BUSCH, S. The effects of school
culture and climate on student achievement. International Journal of Leadership in Education,12:1, 73-84, DOI: 10.1080/13603120701576241.
MEYER, A.; ROSE, D. H.; GORDON, D. Universal Design for Learning: theory and practice. CAST, 2014.

NELSON, L.L. Design and Deliver: Planning and Teaching Using Universal Design for Learning. Paul Brookes Publishing Co., 2021.

OLIVEIRA, A.C.P.; WALDHELM, A.P.S. Liderança do diretor, clima escolar
e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.24, n. 93, p. 824-844, out./dez. 2016.

PEARSON, S. The relationship between school culture and IEPs. British Journal of Special Education, v. 27, No. 3, 2000.

PEREIRA, P.P. REBOLO, F. Clima escolar e suas implicações para o trabalho docente. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 22, n. 46, p. 93-112, set./dez. 2017.

PITON, NN; MACHADO, C. Clima escolar: mapeamento e análise de artigos científicos constantes no portal de periódicos CAPES. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 12, n. 1, p. 50-67, jan/abr, 2019.

PRAIS, J.L.S.; ROSA, V.F. Organização da atividade de ensino a partir do
desenho universal de aprendizagem: das intenções às práticas inclusivas. Polyphonía, v. 25/2, jul./dez. 2014

RAO, K.; MEO, G. Using Universal Design for Learning to Design Standards-Based Lessons. SAGE Open, October-December, 1-12, 2016.

ROACH, A.T.; KRATOCHWILL, T.R. Evaluating School Climate and School
Culture. Teaching Exceptional Children, V. 37, No. 1, pp. 10-17, 2004.

RUDASILL, K.M.; SNYDER, K.E.; LEVINSON, H.; ADELSON, J.L. Systems View of School Climate: A Theoretical Framework for Research. Educ Psychol Rev, 30:35–60, 2018. DOI 10.1007/s10648-017-9401-y

SHOGREN, K.A. et al. The Perspectives of Students with and Without Disabilities on Inclusive Schools. Research and Practice for Persons
with Severe Disabilities, V. 40(4) 243–260, 2015.

STASCOVIAN, J.; MUSIAU, P.M.; ALBUQUERQUE, M.G. Pesquisas sobre cultura escolar em teses e dissertações (2018-2021). Revista REAMEC, Cuiabá/MT, v. 11, n. 1, e23010, jan./dez., 2023.
STEIN, E. Elevating Co-teaching through UDL. CAST, 2016.

STROGILOS, V.; NIKOLARAIZI, M.; TRAGOULIA, E. Experiences among
beginning special education teachers in general education settings: the influence of school culture, European Journal of Special Needs Education, 27:2, 185-199, 2012.

TORRES, L.L. School Organizational Culture and Leadership: Theoretical
Trends and New Analytical Proposals. Educ. Sci. 12, 254, 2022. https://doi.org/
10.3390/educsci12040254

VINHA, T.P et al. O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições
educativas. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 27, n. 64, p. 96-127, jan./abr. 2016.

WANG, M.T.; DEGOL, J.L. School Climate: A
Review of the Construct, Measurement, and Impact on Student Outcomes. Educ Psychol Rev., 28:315–352, 2016. DOI 10.1007/s10648-015-9319-1

YEAKEY, H. School climate and disability inclusion: An exploration of determinants of school climate and its impacts on best practices. 2021. Tese.




Outros textos sugeridos ao longo da disciplina
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
29/03/2023
29/03/2023
Apresentação e discussão do Plano de Curso
05/04/2023
05/04/2023
Análise do projeto de pesquisa
12/04/2023
12/04/2023
Férias docentes
19/04/2023
19/04/2023
Férias docentes
26/04/2023
26/04/2023
Férias docentes
03/05/2023
03/05/2023
Cultura e clima organizacional: considerações iniciais
10/05/2023
10/05/2023
Cultura e clima organizacional
17/05/2023
17/05/2023
Enfoques teóricos sobre cultura organizacional e atitudes de professores em relação à auto eficácia para inclusão
24/05/2023
24/05/2023
Cultura escolar em artigos estrangeiros
31/05/2023
31/05/2023
Revisão sistemática de artigos sobre cultura escolar e professores de educação especial iniciantes e a cultura escolar (literatura estrangeira- inglês)
07/06/2023
07/06/2023
Desenho Universal para a Aprendizagem: considerações iniciais
14/06/2023
14/06/2023
Desenho Universal e desenho Instrucional
21/06/2023
21/06/2023
Pesquisas com o DUA
28/06/2023
28/06/2023
Desenho Universal para a Aprendizagem
05/07/2023
05/07/2023
Planos de aula na perspectiva do DUA
12/07/2023
12/07/2023
Planos de aula: aperfeiçoamento com o DUA
19/07/2023
19/07/2023
Coensino e Desenho Universal para a Aprendizagem
26/07/2023
26/07/2023
Formação de professores para a utilização do DUA
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 17:12