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CPPGED/CCE003 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO III - Turma: 02 (2023.1)

Tópicos Aulas
28/03- Orientações de leituras durante as férias docentes foram indicados mais 4 leituras para a primeira unidade da disciplina: 1. O FASCISMO DA COR (Muniz Sodré); 2. PERTENCIMENTO: UMA CULTURA DO LUGAR (Bell Hooks); 3. O BEM VIVER (Alberto Acosta); 4.ENSINANDO A TRANSGREDIR: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE (Bell Hooks).] (28/03/2023 - 28/03/2023)
semana santa (04/04/2023 - 04/04/2023)
férias docente (11/04/2023 - 11/04/2023)
férias docente (18/04/2023 - 18/04/2023)
férias docente (25/04/2023 - 25/04/2023)
Apresentação da proposta da disciplina e com orientação dos orientandos com seus respectivos objetos de pesquisa: POLÍTICA DE COTAS RACIAIS (Samuel), JUVENTUDE PERIFÉRICA (Maria da Conceição), POVOS INDIGENAS (Zenailde) e MULHERES NEGRAS (Maria Naira). Elaboração do cronograma da disciplina, com a distribuição dos textos (02/05/2023 - 02/05/2023)
Fundamentos epistemológicos e perspectivas descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos /Discussão e partilha de ideias do livro FUTURO ANCESTRAL em território extraclasse, no caso, no encontro entre rios. (09/05/2023 - 09/05/2023)
Fundamentos epistemológicos e perspectivas descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos /Discussão e partilha de ideias do livro FUTURO ANCESTRAL (16/05/2023 - 16/05/2023)
Fundamentos epistemológicos e perspectivas descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos / discussão do livro O FASCISMO DA COR. (23/05/2023 - 23/05/2023)
Fundamentos epistemológicos e perspectivas descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos / discussão do livro O FASCISMO DA COR. (30/05/2023 - 30/05/2023)
Fundamentos epistemológicos e perspectivas descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos / Discussão e partilha de ideias do livro PERTENCIMENTO: UMA CULTURA DO LUGAR em território extraclasse, no caso, na casa da professora sobre a colcha de cama, a casa, a varanda (06/06/2023 - 06/06/2023)
Fundamentos epistemológicos e perspectiva descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos/ Discussão e partilha de ideias do livro PERTENCIMENTO: UMA CULTURA DO LUGAR (13/06/2023 - 13/06/2023)
Fundamentos epistemológicos e perspectiva descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos/ Analise do livro “O |Bem viver (Acosta) (20/06/2023 - 20/06/2023)
Fundamentos epistemológicos e perspectiva descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos/ Analise do livro Necropolítica de Mbembe/ (27/06/2023 - 27/06/2023)
Educação em direitos humanos, diversidades étnicas raciais e interseccionalidade/ Aula sobre Interseccionalidade./ Fundamentos teórico-metodológicos da educação em direitos humanos e diretrizes normativas nacionais /AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade/Discussão e partilha das abstrações feita pelos orientandos em relação a foto na janela tirada pelo orientado Samuel./ Música: “Me curar de mim” de Flaira Ferro./ Música: “Quem me leva os meus fantasmas” de Maria Bethânia. (04/07/2023 - 04/07/2023)
Território Escola da Periferia – EJA - Acompanhar a orientada Maria Naira na sua oficina-intervenção no território de pesquisa (11/07/2023 - 11/07/2023)
Fundamentos teórico-metodológicos da educação em direitos humanos/ Fundamentos teórico-metodológicos da educação em direitos humanos e diretrizes normativas nacionais/ Aula “exercício do silêncio” para a construção de conceito e rabisco sobre o “Educar em Direitos Humanos”. (18/07/2023 - 18/07/2023)
Educação em direitos humanos para a diversidades étnicas raciais de povos indígenas, negros, mulheres e juventudes/ Partilha da Leitura do livro “Saberes da Floresta” de Márcia Wayna Kambeba, pela orientada Zenailde. (25/07/2023 - 25/07/2023)
Educação em direitos humanos para a diversidades étnicas raciais de povos indígenas, negros, mulheres e juventudes /Partilha da Leitura do livro “Ensinando a Transgredir: A educação como prática da liberdade” de Bell Hooks, pela orientada Maria Naira. / Recomendações: trazer o Paulo Freire para a nossa perspectiva de educação em direitos humanos, abordar a dimensão descolonizadora. / Livros sugeridos: [Livro Ideologia Alemã], [Livro As cartas a guiné-bissau], [Livro Vivências constituintes sujeitos desconstitucionalizados/Maria Sueli Rodrigues de Sousa] (01/08/2023 - 01/08/2023)
Educação em direitos humanos para a diversidades étnicas raciais de povos indígenas, negros, mulheres e juventudes/ Partilha da Leitura do livro “Dispositivo de Racialidade” de Sueli Carneiro, pelo orientando Samuel. / Discussões: verdadeiro sentido de justiça e equidade = estudar habitantes de babel livro. / Poder soberano, biopoder e o poder disciplinar (foucault); o biopoder é aquele que opera para a população, controlando com políticas públicas (foucault)/ (08/08/2023 - 08/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR MAI JUN JUL AGO Total
28 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08
1 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 9,8 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2023100**** 10,0 9,8 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023100**** 10,0 9,5 9,5 9,5 9.6 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas, dialogadas, cartográficas e nômades entendendo-as como laboratório de experiencias e criações, com o desenvolvimento e a produção de dispositivos conceituais, metodológicos, filosóficos, políticos, artísticos da educação em direitos humanos na relação com as questões das diversidades étnicas e os estudos dos temas, problemas, sujeitos e seus territórios específicos das pesquisas dos estudantes de pós-graduação.
- Oficinas/rodas de experiencias e criações dos procedimentos e técnicas com uso de dispositivos que serão usados na pesquisa cartográfica;
- Produção de relato de experiencia no diário de itinerância nas aulas cartográficas, relacionando com os teóricos estudados e as temáticas dos projetos específicos
- Produção de artigo a partir dos estudos da disciplina
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - Processo de experiencia e criação advindos da participação/oralidade, nas rodas de conversas, oficinas de criações com analise dos textos/livros propostos;
- Produção de relato de experiencia no diário de itinerância, resultando das experiencia das aulas cartográficas e sistematização sobre a fundamentação teórica estudadas
- Artigo sobre as experiencias vivenciadas e os fundamentos teóricos estudados, fazendo relação com seu sujeito/objeto de estudo.
- Realização, organização, participação da Atividade de extensão online, Seminário ou Círculo de formação sobre questões indígenas e negras na ultima unidade da disciplina
Horário de atendimento: sabado das 9h-10h
Bibliografia: KRENAK, Ailton.Futuro ancestral.São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
HOOKS, bell. Pertencimento: uma cultura do lugar. Tradução de Renata Balbino. São Paulo-SP: Elefante, 2022.
HOOKS, Bell."Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade."São Paulo: WMF Martins Fontes (2013).

SODRÉ, Muniz.O fascismo da cor: Uma radiografia do racismo nacional.Editora Vozes, 2023.

ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos / Alberto Acosta; tradução de ladeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2010.

SILVA, Maria do Socorro Borges da. Filosofia do Chão: experiências e criações de professoras no educar em direitos humanos. Curitiba: Editorial Casa, 2022.
.
LARROSA. Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1. ed.. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2016. (coleção Educação: Experiencia e sentidos).

WAGLEY, Curt.; GALVÃO, Eduardo. Os índios Tenetehara. Uma cultura em transição. 2. ed. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1955.

MUNDURUKU, Daniel. Mundurukando 2: sobre vivências, piolhos e afetos: roda de conversa com educadores. 1. ed. Lorena, SP: UK’A Editorial, 2017.

Gonzalez, Lélia Por um feminismo afro-latino-americano : ensaios, intervenções e diálogos / organização Flavia Rios , Márcia Lima.. — 1a ed. — Rio de Janeiro : Zahar, 2020

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural?. Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018;

AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2018.

HOOKS. Bell. Olhares negros: raça e representação.. Capa & projeto gráfico: Leticia Quintilhano Tradução: Stephanie Borges. Ed. Elefante;

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O Perigo de uma História Única. Tradução Júlia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SILVA, Maria do Socorro Borges da; ADAD,S.J;SILVA,K.S; Juventudes, comunidades periféricas, direitos humanos e educação. V.9, n.10, p.01-16,
out. 2020.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, 2012.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Coordenação geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.

SILVEIRA.R.M.G. et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: ed. Universitária, 2007;

SILVA. Ainda M. M; TAVARES. Selma. (org.) Politicas e fundamentos da educação em direitos humanos. SP: Cortez, 2010;

CARBONARI, Paulo Cezar. Educação em direitos humanos: estudo de caso em São Benedito. In: BITTAR, Eduardo C.; TOSI, Giuseppe. Democracia e Educação em Direitos Humanos numa época de insegurança. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2008. p. 140-151.

PANIKKAR, Raimon. Seria a noção de Direitos Humanos um conceito ocidental? In: Baldi, C. A. Direitos Humanos na sociedade cosmopolítica (205-238). Rio de Janeiro: Renovar, 2004

PAOLI, Maria Célia; TELLES, Vera da Silva. Direitos Sociais. Conflitos e negociações no Brasil contemporâneo. In: ALVAREZ, Sônia; DAGNINO, Evelina; ESCOBAR, Arturo. Cultura e Política nos Movimentos Sociais Latino-Americanos: Novas Leituras. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. p.103-148.

RIBAS, Silvana de Melo. A Pedagogia Indígena e o seu diferencial frente a não indígena. In: Simpósio Nacional de Educação, 2; Semana de Pedagogia: Infância, Sociedade e Educação, 21, 2010, Cascavel, Anais [...] Cascavel: Unioeste, 2010, p.115.

ARROYO, Miguel. Passageiros da Noite: do trabalho para a EJA - Itinerários pelo direito a uma vida justa. Editora Vozes: Petrópolis, 2017.
BARRETO, Maria Cláudia Mota dos Santos. Trajetórias de mulheres da e na EJA e seus enfrentamentos às situações de violências. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: <http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33765.> Acesso em: 27 dez. 2022.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 13-37.
¬¬ MBEMBE, Adichile. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de
exceção, política de morte. São Paulo: n-1 Edições,
SILVA, Maria do Socorro Borges da. Vida nua, Direitos Humanos e Educação em Tempos de Tanatopolítica. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 8. Disponível em: DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6780 Acesso em: 11/07/2022.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

BOAKARI, Francis Musa. Mulheres afrodescendentes: confrontando as discriminações brasileiras. ANAIS – Fazendo Gênero 09, 2010, p. 01-11.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/03/2023
28/03/2023
28/03- Orientações de leituras durante as férias docentes foram indicados mais 4 leituras para a primeira unidade da disciplina: 1. O FASCISMO DA COR (Muniz Sodré); 2. PERTENCIMENTO: UMA CULTURA DO LUGAR (Bell Hooks); 3. O BEM VIVER (Alberto Acosta); 4.ENSINANDO A TRANSGREDIR: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE (Bell Hooks).]
04/04/2023
04/04/2023
semana santa
11/04/2023
11/04/2023
férias docente
18/04/2023
18/04/2023
férias docente
25/04/2023
25/04/2023
férias docente
02/05/2023
02/05/2023
Apresentação da proposta da disciplina e com orientação dos orientandos com seus respectivos objetos de pesquisa: POLÍTICA DE COTAS RACIAIS (Samuel), JUVENTUDE PERIFÉRICA (Maria da Conceição), POVOS INDIGENAS (Zenailde) e MULHERES NEGRAS (Maria Naira). Elaboração do cronograma da disciplina, com a distribuição dos textos
09/05/2023
09/05/2023
Fundamentos epistemológicos e perspectivas descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos /Discussão e partilha de ideias do livro FUTURO ANCESTRAL em território extraclasse, no caso, no encontro entre rios.
16/05/2023
16/05/2023
Fundamentos epistemológicos e perspectivas descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos /Discussão e partilha de ideias do livro FUTURO ANCESTRAL
23/05/2023
23/05/2023
Fundamentos epistemológicos e perspectivas descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos / discussão do livro O FASCISMO DA COR.
30/05/2023
30/05/2023
Fundamentos epistemológicos e perspectivas descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos / discussão do livro O FASCISMO DA COR.
06/06/2023
06/06/2023
Fundamentos epistemológicos e perspectivas descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos / Discussão e partilha de ideias do livro PERTENCIMENTO: UMA CULTURA DO LUGAR em território extraclasse, no caso, na casa da professora sobre a colcha de cama, a casa, a varanda
13/06/2023
13/06/2023
Fundamentos epistemológicos e perspectiva descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos/ Discussão e partilha de ideias do livro PERTENCIMENTO: UMA CULTURA DO LUGAR
20/06/2023
20/06/2023
Fundamentos epistemológicos e perspectiva descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos/ Analise do livro “O |Bem viver (Acosta)
27/06/2023
27/06/2023
Fundamentos epistemológicos e perspectiva descolonizadoras/decoloniais dos estudos étnicos raciais e da educação em direitos/ Analise do livro Necropolítica de Mbembe/
04/07/2023
04/07/2023
Educação em direitos humanos, diversidades étnicas raciais e interseccionalidade/ Aula sobre Interseccionalidade./ Fundamentos teórico-metodológicos da educação em direitos humanos e diretrizes normativas nacionais /AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade/Discussão e partilha das abstrações feita pelos orientandos em relação a foto na janela tirada pelo orientado Samuel./ Música: “Me curar de mim” de Flaira Ferro./ Música: “Quem me leva os meus fantasmas” de Maria Bethânia.
11/07/2023
11/07/2023
Território Escola da Periferia – EJA - Acompanhar a orientada Maria Naira na sua oficina-intervenção no território de pesquisa
18/07/2023
18/07/2023
Fundamentos teórico-metodológicos da educação em direitos humanos/ Fundamentos teórico-metodológicos da educação em direitos humanos e diretrizes normativas nacionais/ Aula “exercício do silêncio” para a construção de conceito e rabisco sobre o “Educar em Direitos Humanos”.
25/07/2023
25/07/2023
Educação em direitos humanos para a diversidades étnicas raciais de povos indígenas, negros, mulheres e juventudes/ Partilha da Leitura do livro “Saberes da Floresta” de Márcia Wayna Kambeba, pela orientada Zenailde.
01/08/2023
01/08/2023
Educação em direitos humanos para a diversidades étnicas raciais de povos indígenas, negros, mulheres e juventudes /Partilha da Leitura do livro “Ensinando a Transgredir: A educação como prática da liberdade” de Bell Hooks, pela orientada Maria Naira. / Recomendações: trazer o Paulo Freire para a nossa perspectiva de educação em direitos humanos, abordar a dimensão descolonizadora. / Livros sugeridos: [Livro Ideologia Alemã], [Livro As cartas a guiné-bissau], [Livro Vivências constituintes sujeitos desconstitucionalizados/Maria Sueli Rodrigues de Sousa]
08/08/2023
08/08/2023
Educação em direitos humanos para a diversidades étnicas raciais de povos indígenas, negros, mulheres e juventudes/ Partilha da Leitura do livro “Dispositivo de Racialidade” de Sueli Carneiro, pelo orientando Samuel. / Discussões: verdadeiro sentido de justiça e equidade = estudar habitantes de babel livro. / Poder soberano, biopoder e o poder disciplinar (foucault); o biopoder é aquele que opera para a população, controlando com políticas públicas (foucault)/
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
aviso 03/05/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1124 27/09/2024 00:41