Metodologia: |
A abordagem dos conteúdos terá como princípio norteador a prática reflexiva, problematizadora, discursiva e participativa. Será desenvolvida através das seguintes atividades pedagógicas: aulas expositivas e dialogadas, debates, atividades de leituras, seminários, produção de textos, utilizando também recursos audiovisuais. Os alunos/as serão orientados a perceber relações, diretas e/ou indiretas, entre os temas debatidos nas aulas, com seus respectivos objetos de estudo no Mestrado. |
Bibliografia:
| CALVINO, Ítalo. As Cidades Invisíveis. São Paulo: Cia das Letras, 2000. DELFANTE, Charles. A grande história da Cidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. FENELON, Dea Ribeiro. Cidades: pesquisa em História. São Paulo: Olho DÁgua. 1999. FIGUEIREDO, Diva Maria Freire. Arquitetura e Urbanismo no Piauí: formação e identidade. In: ARAÚJO, Maria Mafalda Baldoino de; EUGENIO. João Kennedy (orgs.). Gente de longe: histórias e memórias. Teresina: Halley, 2006. GUARINELLO, Norberto Luiz. A cidade na antiguidade clássica. São Paulo: Atual, 2006. MUNFORD, Lewis. A cidade na História. 4ª ed. São Paulo: Cia das Letras, 2004. PINHEIRO, Áurea Paz; NASCIMENTO, Francisco Alcides do. (orgs.). História, Cidade e Memória. Teresina 150 anos. Teresina: EDUFPI, 2004. QUEIROZ, Tereza Aline Pereira. Cidades Renascentistas. São Paulo: Atual, 2005. (coleção: a vida no tempo) RAQUEL, Rolnik. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 1994. SARGES, Maria de Nazaré. Belém: riquezas produzindo a Belle-Epoque (1870-1912). 2ª Ed. Belém: Paka-tatu, 2002.
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