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PPGENF045 - METODOLOGIA DE PESQUISA - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e leitura do plano (21/03/2023 - 21/03/2023)
- Esclarecimentos sobre as propostas dos trabalhos a serem desenvolvidas - Horário livre para estudo do texto sobre ciência. VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofía à publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. Capítulo II ? Ciência
   Plano de Ensino 2023.1.pdf 
Discussão do texto? Ciência e conhecimento científico?. (28/03/2023 - 28/03/2023)
VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofía à publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. Capítulo II ? Ciência. A discussão será orientada pela estratégia 2 (ANASTASIOU, ALVES, 2009). Estratégia 2 - ANASTASIOU, LGC; ALVES, LP. Processos de ensinagem na universidade. 8 .ed. Joinville: UNIVILLE, 2009.
Conferência sobre "Elaboração de artigo cientifico" (04/04/2023 - 04/04/2023)

- A conferência será ministrada por professor convidado inserida na programação da III Oficina Pedagógica do PPGENF.

Período de férias docentes (11/04/2023 - 11/04/2023)

Preparação da apresentação dos Mapas Mentais e Painéis Período de férias docentes

Conferência sobre acesso ao portal CAPES. (02/05/2023 - 02/05/2023)

A conferência será ministrada por professor convidado e priorizará bancos de dados da área de saúde consultados por meio do portal CAPES.   

Apresentação em sala de aula dos Mapas Mentais elaborados por duplas de alunos sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos textos recomendados a seguir. (09/05/2023 - 09/05/2023)

Cada dupla terá, no máximo, quinze minutos para apresentar o Mapa Mental e no final as dúvidas serão discutidas no grupo. - Esta atividade será orientada pela estratégia de elaboração de “Mapas Mentais” (ONTORIA; LUQUE; GÓMEZ, 2006). ONTORIA, A.; LUQUE A. de; GÓMEZ, J. P.R. Aprender com Mapas Mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. • Capítulo 2 - O mapa mental e sua definição como estratégia de aprendizagem. • Capítulo 3 - Processo de elaboração dos mapas mentais em sala de aula. • Capítulo 4 - Mapas mentais e as novas tecnologias. Obs: Não utilizar recurso multimídia

Videoconferência: Estudos de construção e validação de podcast. (16/05/2023 - 16/05/2023)
A videoconferência será ministrada por professor convidado externo.
Apresentação em sala de aula dos painéis elaborados por duplas de alunos sobre a elaboração do Projeto de Pesquisa. (23/05/2023 - 23/05/2023)

A apresentação dos painéis seguirá orientações específicas encaminhadas juntamente com a definição dos temas dos painéis. - Tarefa: Entrega as docentes da impressão do painel em papel tamanho A4 Obs: Esta atividade seguirá orientações elaboradas para a referida estratégia.

Apresentação dos Projetos de Pesquisa (30/05/2023 - 30/05/2023)

- Haverá debatedores que apreciarão os projetos com base nos textos estudados e entregarão parecer escrito as professoras e ao colega. - Será disponibilização no SIGAA as datas das apresentações dos projetos contendo os apresentadores e debatedores, bem como as orientações para disponibilização do material para leitura prévia.

Apresentação dos Projetos de Pesquisa. (06/06/2023 - 06/06/2023)
Apresentação dos Projetos de Pesquisa (13/06/2023 - 13/06/2023)
Apresentação dos Projetos de Pesquisa (20/06/2023 - 20/06/2023)
Apresentação dos Projetos de Pesquisa (27/06/2023 - 27/06/2023)
Apresentação dos Projetos de Pesquisa (04/07/2023 - 04/07/2023)
Encerramento da disciplina (11/07/2023 - 11/07/2023)

Encerramento e avaliação da da disciplina.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
21 28 04 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11
1 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3 0 0 6
3 2023100**** 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 6
4 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3
6 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3
7 2023100**** 0 3 3 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 9
8 2023100**** 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 6
9 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3 0 0 0 6
13 2023100**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3 9
14 2023100**** 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 6
15 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3 0 0 0 6
17 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3 0 0 0 0 6
18 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 3 0 6
19 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 3 6
20 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 3
21 2023100**** 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 6
22 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 3 AM
2 2023100**** 9,1 9,5 9,0 9.2 6 AM
3 2023100**** 9,6 9,6 9,0 9.4 3 AM
4 2023100**** 9,5 9,5 9,0 9.3 6 AM
5 2023100**** 9,4 9,6 9,0 9.3 6 AM
6 2023100**** 9,2 9,5 9,1 9.3 6 AM
7 2023100**** 9,4 9,3 8,5 9.1 6 AM
8 2023100**** 9,6 9,5 9,2 9.4 0 AM
9 2023100**** 9,0 9,5 9,4 9.3 6 AM
10 2023100**** 9,6 9,5 9,0 9.4 9 AM
11 2023100**** 9,5 9,2 9,5 9.4 6 AM
12 2023100**** 9,4 9,2 9,2 9.3 0 AM
13 2023100**** 9,5 9,0 8,9 9.1 0 AM
14 2023100**** 9,0 9,3 9,1 9.1 0 AM
15 2023100**** 9,4 9,6 9,0 9.3 6 AM
16 2023100**** 9,0 9,0 8,9 9.0 9 AM
17 2023100**** 9,2 9,0 9,5 9.2 3 AM
18 2023100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 3 AM
19 2023100**** 9,1 9,3 9,0 9.1 0 AM
20 2023100**** 9,1 9,0 9,0 9.0 6 AM
21 2023100**** 9,6 9,0 9,0 9.2 6 AM
22 2023100**** 9,1 9,6 9,0 9.2 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de estudos de textos indicados, elaboração e apresentação de mapas mentais e painel teórico integrado, consulta a banco de dados, aula expositiva por videoconferência, apresentação e discussão dos projetos de pesquisa com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais. Os recursos de ensino necessários serão as fontes bibliográficas, roteiros de estudo, quadro branco, pincéis, data show, projetor multimídia.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos: contribuições individuais e coletivas; participação de forma ativa nas aulas com estudos de texto; assiduidade e compromisso; estudos em grupos; discussão de textos; desempenho nas apresentações. A aprovação requer frequência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina e outras providências conforme a Resolução do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
A disciplina constará de três avaliações:
- A primeira avaliação constará das apresentações e discussões sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos mapas mentais (10 pontos);
- A segunda avaliação constará das apresentações e discussões sobre as etapas do projeto de pesquisa com base nos painéis (10 pontos).
- A terceira avaliação constará da apresentação e da avaliação dos projetos de pesquisa dos discentes (10 pontos). As pontuações serão somadas e divididas por três.
- Haverá qualitativo nas demais atividades que serão propostas na disciplina: participação no fórum sobre portal CAPES, na videoconferência e em relação ao papel de debatedor na apresentação dos projetos.
Horário de atendimento: Terça-feira de 14:00 as 17:00 hs.
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRADE, R.P.; MATIA, G. Pesquisa em seres humanos na área de saúde [recurso eletrônico]. Curitiba: CHC-UFPR/Ebserh, 2021. 738p.

GRAY, J.R.; GROVE, S. K.; SUTHERLAND, S. Burns and Grove's The practice of nursing research: appraisal, synthesis and generation of evidence. 8.ed. St. Louis, Missouri: Elsevier, 2017.

HULEY, S.B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 4.ed. Porto Alegre: Artmed. 2015.

LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Volume 2. Porto Alegre: Moriá, 2018.
LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2015
POLIT, D.F.; BECK, C.T. Fundamentos da Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade. 8.ed. Joinville: UNIVILLE, 2009.

ARKSEY, H.; O'MALLEY, L. Scoping studies: towards a methodological framework, International Journal of Social Research Methodology, v.8, n.1, p.19-32, 2005.

BARBOSA, D. Enfermagem baseada em evidências. 1.ed. São Paulo: Atheneu, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas reguladoras de pesquisa envolvendo seres humanos, Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Brasília: Diário Oficial da União nº 112, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Plataforma Brasil. Manual de Usuário – Pesquisador. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/documentos/PB/MANUAL_PESQUISADOR.pdf. Acesso em 11.mar.2021.

CECILIO, H.P.M.; OLIVEIRA, D.C. Modelos de revisão integrativa: discussão na pesquisa em Enfermagem. Investigación Cualitativa en Salud. v. 2, 2017.

CORDEIRO, L.; SOARES, C. B. Revisão de escopo: potencialidades para a síntese de metodologias utilizadas em pesquisa primária qualitativa. BIS, Bol. Inst. Saúde. v. 20, n.2, p. 37-43, 2019. DOI: https://doi.org/10.52753/bis.2019.v20.34471

CULLUM, N. et al. Enfermagem baseada em evidências: uma introdução. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DRIESSNACK, M.; SOUSA, V.D.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 2: desenhos de pesquisa qualitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.4, p. 684-688, 2007.

DRIESSNACK, M.; SOUSA, V.D.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 3: métodos mistos e múltiplos. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v.15, n.5, p. 1046-49, 2007.
FERRAZ, L. et al. Ensino e aprendizagem da prática baseada em evidências nos cursos de Enfermagem e Medicina. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). v. 101 n. 257, p. 237-249, 2020. doi: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4424
GUERRIERO, I.C.Z. Resolução n0 510 de 7 de abril de 2016 que trata das especificidades éticas das pesquisas nas ciências humanas e sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.21, n.8, p. 2619- 29, 2016.

MARQUES, F. Quatro tons de plágio acadêmico. Revista pesquisa FAPESP. ed. 271 set. 2018. Disponível em: Revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2018/09/008_boas-práticas_271-3.pdf

MATTOS, S.M.; CESTARI, V.R.F.; MOREIRA, T.M.M. Protocolo de revisão de escopo: aperfeiçoamento do guia PRISMA-ScR. Rev Enferm UFPI. v. 12, e3062, 2023. DOI: 10.26694/reufpi.v12i1.3062

MINAYO, M.C.S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 17, n.3, p.621-26, 2012.

MINAYO, M.C.S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa consensos e controvérsias. Revista de Pesquisa Qualitativa. V.5, n.7, p.1-12. abril, 2017.

ONTORIA, A.; LUQUE A. de; GÓMEZ, J. P.R. Aprender com Mapas Mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006.

PETERS, M.D.J. et al. Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI Evid Synth. v.18, n.10, p.2119-2126, 2020. doi: 10.11124/JBIES-20-00167.
PÜSCHEL, V.A.A. et al. Formando para implementação de evidências em saúde no Brasil: a metodologia JBI. Rev Esc Enferm USP. v.55,n.e03718, 2021. doi: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020016303718.

SOUSA, V.D.; DRIESSNACK, M.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v.15, n.3, p. 502-507, 2007.

SOUZA, R.F. O que é um estudo clínico randomizado? Medicina. v. 42, n.1, p. 3-8, 2009.

VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia a publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs.v.52, n.5, p.546-53, 2005.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/03/2023
21/03/2023
Apresentação da disciplina e leitura do plano
28/03/2023
28/03/2023
Discussão do texto? Ciência e conhecimento científico?.
04/04/2023
04/04/2023
Conferência sobre "Elaboração de artigo cientifico"
11/04/2023
11/04/2023
Período de férias docentes
02/05/2023
02/05/2023
Conferência sobre acesso ao portal CAPES.
09/05/2023
09/05/2023
Apresentação em sala de aula dos Mapas Mentais elaborados por duplas de alunos sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos textos recomendados a seguir.
16/05/2023
16/05/2023
Videoconferência: Estudos de construção e validação de podcast.
23/05/2023
23/05/2023
Apresentação em sala de aula dos painéis elaborados por duplas de alunos sobre a elaboração do Projeto de Pesquisa.
30/05/2023
30/05/2023
Apresentação dos Projetos de Pesquisa
06/06/2023
06/06/2023
Apresentação dos Projetos de Pesquisa.
13/06/2023
13/06/2023
Apresentação dos Projetos de Pesquisa
20/06/2023
20/06/2023
Apresentação dos Projetos de Pesquisa
27/06/2023
27/06/2023
Apresentação dos Projetos de Pesquisa
04/07/2023
04/07/2023
Apresentação dos Projetos de Pesquisa
11/07/2023
11/07/2023
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
02/05/2023 1ª Avaliação
09/05/2023 2ª Avaliação
27/06/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Envio da avaliação dos projetos 03/07/2023
Apresentação Projetos 23/05/2023
Conferência sobre Acesso ao Portal CAPES 30/04/2023
Videoconferência 22/04/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 30/04/2024 00:10