INGRED PEREIRA CIRINO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

Ir ao Menu Principal

ingred pereira cirino

ENJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

PPGENF030 - ANÁLISE CRÍTICA DOS MÉTODOS QUALITATIVOS - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina e Constructos Conceituais da Pesquisa Qualitativa. (22/03/2023 - 22/03/2023)

- Acolhimento

- Apresentação da Disciplina

- Conhecendo os objetos de Pesquisa

- Discussão sobre constructos históricos, filosóficos, epistemológicos e conceituais da pesquisa qualitativa

Leitura: 

Leitura: CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação. 2003; v. 16.

Leitura Complementar: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In.: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed. 2006. p. 15-41. 

   antonio Chizzotti.pdf 
Painel Integrado das Principais Correntes Filosóficas (29/03/2023 - 29/03/2023)

- Painel Integrado das Principais Correntes Filosóficas: Positivismo, Materialismo Histórico e Dialético e Fenomenologia.

 

- Discussão sobre o Filme: “Ponto de mutação” ( (205) O Ponto de Mutação - YouTube )

 

BUSSOLA, C. O Positivismo. In.: OLIVEIRA, A. S. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005, p. 53-57.

BUSSOLA, C. O que é o materialismo histórico-dialético?. In.: OLIVEIRA, A. S. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005, p. 47-52.

BERGEN, K. F. Fenomenologia. In.: OLIVEIRA, A. S. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005, p. 63-74.

CAPRA, B. Ponto de Mutação.1992.

Características da Investigação Qualitativa (10/05/2023 - 10/05/2023)

- Características da Investigação Qualitativa.

- Planejamento da pesquisa qualitativa, questões de pesquisa e pressuposto.

 *Organização da Construção Bibliográfica sobre Métodos Qualitativos.

GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. Mai-Ago 2006, v. 22 n. 2, pp. 201-210

FLICK, U. Ética na pesquisa qualitativa. In.: FLICK. U. Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2009.

Métodos de Pesquisa (17/05/2023 - 17/05/2023)

Métodos de Pesquisa: Materialismo Histórico Dialético, Teoria Fundamentada e Etnografia.

MARTINS, L. M., LAVOURA, T.N. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educ rev [Internet]. 2018Sep;34(71):223–39.

ANDREWS, T.; MARIANO, G. J. S.; SANTOS, J. L. G.; KOERBER-TIMMONS, K.; SILVA, F. H. A Metodologia da teoria fundamentada nos dados Clássica: considerações sobre sua aplicação na pesquisa em Enfermagem. Texto Contexto Enferm, 2017; 26(4):e1560017.

LIMA, C.M.G.; DUPAS, G.; OLIVEIRA, I.; KAKEHASHI, S. Pesquisa etnográfica: iniciando sua compreensão. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 21-30, janeiro 1996.

 

  TFD.pdf 
Método de Pesquisa (24/05/2023 - 24/05/2023)

- Métodos de Pesquisa: Fenomenologia, Estudo de Caso e História Oral.

GIL, A. C.; YAMAUCHI, N. I. Elaboração do projeto na pesquisa fenomenológica em enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 26, n. 3, p. 565-573, set./dez. 2012

BODGAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Estudo de Caso. In.: BODGAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Editora Porto, 1994, p. 89-92.

OLIVEIRA, A. C. A história oral: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Revista Prisma, v. 2, n. 1, 2021, p. 63-77

Método de Pesquisa (31/05/2023 - 31/05/2023)

- Métodos de Pesquisa: Hermenêutica e Método Misto.

 - Visitação a exposição: Museu da Arqueologia da UFPI

PARANHOS, R.; FIGUEIREDO FILHO, D. B.; ROCHA, E. C.; SILVA JÚNIOR, J. A.; FREITAS, D. Uma introdução ao método misto. Sociologias, Porto Alegre, ano 18, no  42, mai/ago 2016, p. 384-411

Método de Pesquisa e Critérios de Qualidade (07/06/2023 - 07/06/2023)

-  Qualidade das produções científicas das pesquisas qualitativas: critérios e tecnologias (Profa. Adriana Zolly)

- Métodos de Pesquisa: Pesquisa-ação, Pesquisa Convergente Assistencial e Representação Social.

SOUZA, V. R. S.; MARZIALE, M. H. P.; SILVA, G. T. R.; NASCIMENTO, P. L. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paul Enferm. 2021; 34:eAPE02631

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

TRENTINI, M.; PAIM. L.; SILVA, D. M. G. Pesquisa convergente-assistencial. Delineamento provocador de mudanças nas práticas de saúde (3ª ed). Porto Alegre: Ed Moriá; 2014.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. 9. ed. rev. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2012. 408 p. ISBN 978-85-326-2896-1.

  coreq.pdf 
  TRS.pdf 
  PCA3.pdf 
Coleta e Registro de Dados (14/06/2023 - 14/06/2023)

- Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa.

- Entrando no Campo

- Ética em Pesquisa Qualitativa

- Construção de material discursivo: observação, entrevistas, grupo focal, associação livre de palavras. - Registros de dados: notas de campo, gravação, filmagem e registro escrito.

MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: Consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v. 5, n. 7, p. 01-12, abril. 2017

FLICK. U. Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2009, cap. 6, 13, 15, 17.

GONDIM, S.M.G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, 12(24): 149-161. 2003.

GÜNTHER, H. (1999). Como elaborar um questionário. In.: Pasquali, L. Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília, DF: UnB/IP/LabPAM, 231-258.

COUTINHO. M. P. L.; BU, E. A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do software tri-deux-mots (VERSION 5.2). Revista Campo do Saber. V. 3, n. 1. jan. 2017.

GOMES, N. N.; SILVA, J. G.; QUEIROZ, A. B. A.; et al. Fotolinguagem e photovoice na produção de dados. Esc Anna Nery 2022;26:e20210291.

Coleta e Registro de Dados (21/06/2023 - 21/06/2023)

- Registros de dados: notas de campo, gravação, filmagem e registro escrito.

COUTINHO. M. P. L.; BU, E. A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do software tri-deux-mots (VERSION 5.2). Revista Campo do Saber. V. 3, n. 1. jan. 2017.

GOMES, N. N.; SILVA, J. G.; QUEIROZ, A. B. A.; et al. Fotolinguagem e photovoice na produção de dados. Esc Anna Nery 2022;26:e20210291.

Sistematização e Análise de Dados (28/06/2023 - 28/06/2023)

- Técnicas de sistematização e análise de dados: análise de conteúdo, análise de discurso.

BARDIN, L. Analise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Out-Dez; v. 15, n. 4: 679-84.

- Técnicas de sistematização e análise de dados: uso de softwares ? Parte 1 (05/07/2023 - 05/07/2023)

- Técnicas de sistematização e análise de dados: uso de softwares – Parte 1

SOUZA NETO, R. A.; DIAS, G. F.; SILVA, R. R.; RAMOS, A. S. M. Efeitos dos Softwares de Análise de Dados Qualitativos na Qualidade de Pesquisas. Rev. adm. contemp. v . 23, n. 3, 2019

REIS, A. O. A. et al. Introdução ao uso do software EVOC. Tecnologias computacionais para o auxílio em pesquisa qualitativa: software EVOC. Tradução . São Paulo: Schoba, 2013.

Técnicas de sistematização e análise de dados: uso de softwares Parte 2 (12/07/2023 - 12/07/2023)

- Técnicas de sistematização e análise de dados: uso de softwares – Parte 2

ACAUAN, L. V. et al. Utilização do software iramuteq® para análise de dados qualitativos na enfermagem: um ensaio reflexivo. REME rev. min. enferm ; 24: e1326, fev.2020.

Orientação do Produto Final (19/07/2023 - 19/07/2023)

Orientação do Produto Final

Apresentação do Produto Final (26/07/2023 - 26/07/2023)

Apresentação do Produto Final

Apresentação do Produto Final e Encerramento (02/08/2023 - 02/08/2023)

Apresentação do Produto Final Impressões da disciplina e Encerramento

    
Inicia em 27/07/2023 às 12h 0 e finaliza em 02/08/2023 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula MAR MAI JUN JUL AGO Total
22 29 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19 26 02 09
1 2022100**** 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
2 2023100**** 3 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2023100**** 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3 3 0 0 0 9
4 2022100**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3 0 0 9
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
6 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023100**** 0 0 0 3 2 3 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 11
8 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022100**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 6
11 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023100**** 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
13 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 3
14 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2022100**** 0 0 0 0 0 0 3 3 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020100**** 0 0 0 3 0 0 3 0 0 0 3 0 0 0 0 0 9
22 2023100**** 0 0 0 0 0 3 0 0 0 3 0 0 0 3 0 0 9
23 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2022100**** 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
25 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 3
26 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 2 0 0 0 5
27 2021100**** 0 3 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 3 0 0 0 9
28 2023100**** 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
29 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2023100**** 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
32 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
35 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2023100**** 3 3 0 0 0 0 0 3 0 0 2 0 0 0 0 0 11
37 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
40 2022100**** 0 0 0 3 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 9,0 10,0 10,0 9.8 0 AM
2 2022100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
3 2022100**** 10,0 9,8 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023100**** 9,5 8,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
6 2022100**** 10,0 9,8 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022100**** 10,0 9,5 9,5 10,0 9.8 0 AM
8 2021100**** 10,0 9,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
9 2022100**** 10,0 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
10 2023100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
11 2022100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
12 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2023100**** 10,0 9,0 10,0 10,0 9.8 0 AM
14 2021100**** 9,5 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
15 2023100**** 9,5 9,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
16 2023100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
17 2022100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
18 2023100**** 10,0 9,8 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2023100**** 9,0 8,5 10,0 10,0 9.4 0 AM
20 2020100**** 10,0 8,5 10,0 10,0 9.6 0 AM
21 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2022100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
23 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2021100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
28 2022100**** 10,0 9,8 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023100**** 9,5 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
30 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2022100**** 9,5 9,0 9,0 9,5 9.3 0 AM
32 2021100**** 10,0 10,0 9,7 10,0 9.9 0 AM
33 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2023100**** 10,0 8,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
35 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2022100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
37 2022100**** 9,5 8,5 9,5 9,5 9.3 0 AM
38 2023100**** 9,5 8,0 9,0 9,5 9.0 0 AM
39 2023100**** 10,0 9,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
40 2022100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Promover o conhecimento e a reflexão sobre a utilização dos métodos de abordagem qualitativas empregados em pesquisas da área da saúde e da enfermagem, analisando a coerência existente entre o objeto de estudo, o método, o processo de produção de dados e sua discussão.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas e dialogadas; Participação Ativa das Discussões; Painel integrado; Atividade Fílmica; Oficina Pedagógica; Estudo dirigido individual e em grupos; Apresentação de seminários e trabalhos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação da Aprendizagem:
No decorrer da disciplina serão realizadas as seguintes modalidades de avaliação:
Diagnóstica – identificar nível de conhecimentos, necessidades e expectativas.
Formativa – discutir, propor e estimular medidas para superação de dificuldades apresentadas no decorrer da disciplina.
Somativa – medir o aproveitamento obtido na disciplina, por meio de apresentação de seminário e trabalhos individuais e grupais.
A1- Somatória das notas obtidas nas seguintes atividades: Painel Integrado (0 a 3,0 pontos), Discussão Filme (0 a 1,0 ponto), Oficina 1 (0 a 2,0 pontos), Oficina 2 (0 a 2,0 pontos) e Oficina 3 (0 a 2,0 pontos).
A2 – Desenvolvimento de Postura Crítica e Reflexiva (0 a 3,0 pontos), Leitura e Domínio das Referências Sugeridas (0 a 2,0 pontos), Iniciativa e Tomada de Decisão (0 a 2,0 pontos), Autoavaliação (0 a 2,0 pontos) e Assiduidade (0 a 1,0 pontos).
A3– Produto Final = Material Escrito (6,0 pontos) e Apresentação Oral (4,0 pontos).
Os critérios de avaliação da aprendizagem da disciplina, está de acordo com o regimento interno do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (CCS/UFPI), que na seção II, do sistema de avaliação e da frequência, determina:
- O aproveitamento do discente em cada disciplina é expresso por notas numa escala de 0,0 (zero) a 10 (dez) e é avaliado por meio de provas, trabalhos e projetos, bem como pela participação em seminários e pelo interesse demonstrado nas atividades acadêmicas.
– Cada disciplina terá um valor expresso em créditos, correspondendo cada unidade de crédito a 15 (quinze) horas/aula.
– Será aprovado na disciplina o discente que apresentar frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), e nota final igual ou superior a 7,0 (sete).
Horário de atendimento: 14:00 - 17:00
Bibliografia: - ACAUAN, L. V. et al. Utilização do software iramuteq® para análise de dados qualitativos na enfermagem: um ensaio reflexivo. REME rev. min. enferm ; 24: e1326, fev.2020.
- BARDIN, L. Analise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
- BODGAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Editora Porto, 1994, p. 89-92.
- CAPRA, B. Ponto de Mutação.1992.
- CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Out-Dez; v. 15, n. 4: 679-84.
- CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação. 2003; v. 16.
- COUTINHO. M. P. L.; BU, E. A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do software tri-deux-mots (VERSION 5.2). Revista Campo do Saber. V. 3, n. 1. jan. 2017
- DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed. 2006.
- FLICK. U. Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2009.
OLIVEIRA, A. S. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
- GOMES, N. N.; SILVA, J. G.; QUEIROZ, A. B. A.; et al. Fotolinguagem e photovoice na produção de dados. Esc Anna Nery 2022;26:e20210291.
- GONDIM, S.M.G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, 12(24): 149-161. 2003.
- GÜNTHER, H. Como elaborar um questionário. Em L. Pasquali (Org.) Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília, DF: UnB/IP/LabPAM, 1999, p. 231-258.
- GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. Mai-Ago 2006, v. 22 n. 2, pp. 201-210.
- LIMA, C.M.G.; DUPAS, G.; OLIVEIRA, I.; KAKEHASHI, S. Pesquisa etnográfica: iniciando sua compreensão. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 21-30, janeiro 1996.
- MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: Consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v. 5, n. 7, p. 01-12, abril. 2017.
- MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. 9.
ed. rev. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2012. 408 p. ISBN 978-85-326-2896-1.
- OLIVEIRA, A. S. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
- OLIVEIRA, A. C. A história oral: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Revista Prisma, v. 2, n. 1, 2021, p. 63-77.
- REIS, A. O. A. et al. Introdução ao uso do software EVOC. Tecnologias computacionais para o auxílio em pesquisa qualitativa: software EVOC. Tradução . São Paulo: Schoba, 2013.
- SILVA, P. S.; FIGUEIREDO, N. M. A. Pesquisa cartográfica: reflexões teóricas e metodológicas para enfermagem. Texto Contexto Enferm, 2018; v. 27, n. 4: e5610016
- SOUZA, V. R.; MARZIALE, M. H.; SILVA, G. T.; NASCIMENTO, P. L. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paul Enferm. 021;34:eAPE02631.
- SOUZA NETO, R. A.; DIAS, G. F.; SILVA, R. R.; RAMOS, A. S. M. Efeitos dos Softwares de Análise de Dados Qualitativos na Qualidade de Pesquisas. Rev. adm. contemp. v . 23, n. 3, 2019
- TRENTINI, M.; PAIM. L.; SILVA, D. M. G. Pesquisa convergente-assistencial. Delineamento provocador de mudanças nas práticas de saúde (3ª ed). Porto Alegre: Ed Moriá; 2014.
- THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2023
22/03/2023
Apresentação da Disciplina e Constructos Conceituais da Pesquisa Qualitativa.
29/03/2023
29/03/2023
Painel Integrado das Principais Correntes Filosóficas
10/05/2023
10/05/2023
Características da Investigação Qualitativa
17/05/2023
17/05/2023
Métodos de Pesquisa
24/05/2023
24/05/2023
Método de Pesquisa
31/05/2023
31/05/2023
Método de Pesquisa
07/06/2023
07/06/2023
Método de Pesquisa e Critérios de Qualidade
14/06/2023
14/06/2023
Coleta e Registro de Dados
21/06/2023
21/06/2023
Coleta e Registro de Dados
28/06/2023
28/06/2023
Sistematização e Análise de Dados
05/07/2023
05/07/2023
- Técnicas de sistematização e análise de dados: uso de softwares ? Parte 1
12/07/2023
12/07/2023
Técnicas de sistematização e análise de dados: uso de softwares Parte 2
19/07/2023
19/07/2023
Orientação do Produto Final
26/07/2023
26/07/2023
Apresentação do Produto Final
02/08/2023
02/08/2023
Apresentação do Produto Final e Encerramento
Avaliações
Data Descrição
29/03/2023 1ª Avaliação
17/05/2023 2ª Avaliação
14/06/2023 3ª Avaliação
19/07/2023 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Alteração Cronograma 01/05/2023
Grupo Virtual 24/03/2023
Boas Vindas!!! 21/03/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 20:40