Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
<br /> O aluno com mais de 25% de faltas está reprovado, independente da nota.<br /> Condições de aprovação, referente à nota final (NF) das avaliações:<br /><br />NF 7,0
.. Aprovado<br />4,0 ≤ NF 7,0
.. Exame Final<br />NF 3,9
.. Reprovado<br /><br /> Avaliações: Serão realizadas três provas envolvendo conteúdos cumulativos [Prova 1 (10 pontos) + Prova 2 (10 pontos) + prova 3 (10 pontos)]. A nota final (NF) será obtida através da seguinte equação matemática:<br /><br />NF = (P1+P2 + P3)/3<br /><br /> Caso o aluno perca a uma das provas realizará uma de reposição envolvendo todo conteúdo.<br /> Enquanto documento, as avaliações serão entregues aos alunos, somente, para que estes venham a efetuar revisões e retirar dúvidas.<br />O aluno que necessite faltar a uma ou mais aula(s) devido à participação em competições, congressos, seminários e semanas de ciências, deverá procurar o professor para verificar possível abono da falta. Lembrando sempre que o conteúdo dado em sala, durante a sua ausência, será cobrado integralmente na prova.<br /> |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica<br /><br />ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 143p. <br /><br />FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia. Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. Coleção questões da nossa época. v.107. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. <br /><br />MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.<br /><br />RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 35. ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2013. 144p. <br /><br />SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo,SP: Cortez, 2008. 304p<br /><br />TEIXEIRA, ELIZABETH. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.<br /><br />Bibliografia Complementar <br /><br />BOAVENTURA, Edivaldo M. Como ordenar as ideias. 5. ed. São Paulo, SP: Ática, 2010. <br /> <br />LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2013. 225p. <br /><br />GATTI, Bernardete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Líber Livro, 2007. 86p. <br /><br />GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1987. 206p.<br /> |