-

MSC023 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EM SAÚDE PÚBLICA I - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Por que e como redigir artigos científicos? (24/03/2023 - 24/03/2023)

­  Apresentação e informações gerais da disciplina

­  Por que e como redigir artigos científicos?

­  Redação - modalidade e dicas para escrever bem

Tarefa 1: escolher tema e problema (pergunta) do artigo

   AULA 1 MSC 2023.pdf 
­ Questões éticas e legislação (28/04/2023 - 28/04/2023)

­  Questões éticas e legislação: direitos do ser humano (comitê de ética, plataforma Brasil) e direitos autorais (autoria, inclusão e ordem de autores, agradecimentos).

­  O processo “peer review”

­  Impact factor e Qualis

­  Como selecionar o periódico adequado para sua publicação?

Tarefa 2: escolher o periódico para submissão de artigo

­ Artigos com dados secundários (05/05/2023 - 05/05/2023)

­  Artigos com dados secundários (sistemas de informação, inquéritos)

­  Tipos de estudos observacionais

Tarefa 3: escrever uma introdução sobre seu objeto de estudo

­ Obtenção de dados secundários (Datasus) (12/05/2023 - 12/05/2023)
­ Artigos com dados secundários (análise de tendência de Prais-Winsten) (19/05/2023 - 19/05/2023)
­ Artigos de revisão (26/05/2023 - 26/05/2023)
­ Artigo científico: elementos constitutivos de manuscritos científicos quantitativos (02/06/2023 - 02/06/2023)

­  Artigo científico: elementos constitutivos de manuscritos científicos quantitativos – título, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e resumo.

­  Como revisar o manuscrito

­  Submetendo o artigo

­  Tarefa 4: escrever a metodologia de seu artigo

Tarefa 5: escrever resultados, conclusão e resumo do seu artigo

Apresentação das comunicações em Saúde Pública: (16/06/2023 - 16/06/2023)

­  Apresentação das comunicações em Saúde Pública:

­  Tabelas e ilustrações

­  Banner

­  Comunicação Oral

Orientação para a apresentação da versão final dos artigos

AULA REVISÃO E SUBMISSÃO DO ARTIGO (23/06/2023 - 23/06/2023)
­ Apresentar Tarefas 1-5 (07/07/2023 - 07/07/2023)
­ Apresentação das tarefas em formato de manuscrito (04/08/2023 - 04/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL AGO Total
24 28 05 12 19 26 02 16 23 07 04
1 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 3
3 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 3
6 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 3
7 2023100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 3
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 7,5 7,5 7.5 0 AM
2 2023100**** 7,3 7,3 7.3 0 AM
3 2023100**** 7,5 7,5 7.5 0 AM
4 2023100**** 7,5 8,0 7.8 0 AM
5 2023100**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
6 2023100**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
7 2023100**** 7,5 8,0 7.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Redação e comunicação científica. Modalidades de comunicação científica: artigos, resumos, pôsteres, comunicação coordenada. Tipos de artigo. Preparação para a redação de um artigo científico. Estrutura do artigo científico: título, resumo, introdução, métodos, resultados, discussão, referências. Critérios de autoria. Revisão por pares. Ética na publicação científica. Elaboração de resumos. Elaboração de material audiovisual: pôsteres e diapositivos. Ilustrações: tabelas, figuras, mapas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os alunos serão avaliados pela participação nas discussões em sala de aula e por meio da elaboração e apresentação do pré-projeto de pesquisa.
Em conformidade com a Resolução Nº 043/96, da UFPI, o aluno deverá ter frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina.
OBSERVAÇÃO: O direito à segunda chamada segue o previsto no Art. 108, da Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. O discente procederá com a solicitação de 2ª chamada mediante solicitação por e-mail à chefia do departamento, à chefia/coordenação do curso ou ao professor ao qual o componente curricular esteja vinculado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será desenvolvida na modalidade presencial, aulas expositivas dialogadas, atividades individuais e em grupo
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/03/2023
24/03/2023
Por que e como redigir artigos científicos?
28/04/2023
28/04/2023
­ Questões éticas e legislação
05/05/2023
05/05/2023
­ Artigos com dados secundários
12/05/2023
12/05/2023
­ Obtenção de dados secundários (Datasus)
19/05/2023
19/05/2023
­ Artigos com dados secundários (análise de tendência de Prais-Winsten)
26/05/2023
26/05/2023
­ Artigos de revisão
02/06/2023
02/06/2023
­ Artigo científico: elementos constitutivos de manuscritos científicos quantitativos
16/06/2023
16/06/2023
Apresentação das comunicações em Saúde Pública:
23/06/2023
23/06/2023
AULA REVISÃO E SUBMISSÃO DO ARTIGO
07/07/2023
07/07/2023
­ Apresentar Tarefas 1-5
04/08/2023
04/08/2023
­ Apresentação das tarefas em formato de manuscrito
Avaliações
Data Descrição
30/06/2023 1ª Avaliação
04/08/2023 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 19:19