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MSC029 - ERGONOMIA DA ATIVIDADE: CONCEITOS E MÉTODOS PARA A VIGILÂNCIA E PREVENÇÃO DE AGRAVOS RELACIONADOS AO TRABALHO - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e conceitos iniciais (24/03/2023 - 24/03/2023)
Organização Social do Trabalho I: novas formas de trabalho (31/03/2023 - 31/03/2023)
FERIADO (07/04/2023 - 07/04/2023)
Seminário (14/04/2023 - 14/04/2023)
Férias docente (21/04/2023 - 21/04/2023)
Férias docente (28/04/2023 - 28/04/2023)
Organização Social do Trabalho II: Organização do trabalho, financeirização e saúde do trabalhador (05/05/2023 - 05/05/2023)
Seminário (12/05/2023 - 12/05/2023)
Análise ergonômica I: fundamentos (19/05/2023 - 19/05/2023)
Análise ergonômica II: Compreender o trabalho para transformá-lo (26/05/2023 - 26/05/2023)
Trabalho e sofrimento mental (02/06/2023 - 02/06/2023)
Ergonomia na Análise e Prevenção de Acidentes (16/06/2023 - 16/06/2023)
Ergonomia de concepção, ergonomia e desenvolvimento do trabalho (23/06/2023 - 23/06/2023)
Elaboração dos trabalhos (30/06/2023 - 30/06/2023)
Construção social da intervenção ergonômica e dinâmicas de aprendizagem (07/07/2023 - 07/07/2023)
Elaboração dos trabalhos (14/07/2023 - 14/07/2023)
Apresentação e discussão dos trabalhos práticos (21/07/2023 - 21/07/2023)
Apresentação e discussão dos trabalhos práticos. Encerramento e avaliação da disciplina (28/07/2023 - 28/07/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
24 31 14 05 12 19 26 02 16 23 30 07 14 21 28
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3 0 0 0 0 0 6
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 3 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 9,3 9,5 8,8 9.2 6 AM
2 2022100**** 9,6 10,0 9,0 9.5 0 AM
3 2022100**** 8,6 10,0 9,0 9.2 6 AM
4 2022100**** 9,6 10,0 9,0 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Ergonomia da atividade e outras abordagens da ergonomia. Organização do trabalho e ergonomia. A reengenharia e a intensificação do trabalho. Trabalho, tarefa e atividade. Diferenças entre o trabalho prescrito e real. Norma e atividade, diferentes lógicas e diferentes olhares. Trabalho habitual, variabilidade e regulação na atividade cotidiana. Papel do trabalhador como agente de confiabilidade e regulador dos riscos. Trabalho, saúde e produção. Trabalho e sofrimento mental. Trabalho e Acidentes. Metodologia da análise ergonômica da atividade, como suporte para a vigilância e intervenção. Abordagens complementares: Análise Coletiva do Trabalho e Clínica da atividade. Reprojeto da situação de trabalho e intervenção formativa (Laboratório de Mudanças). Estudos de casos. Exercícios práticos de análise dos ambientes e processos de trabalho. Apresentação e discussão das observações e intervenções realizadas pelos alunos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina deverá ser ofertada interunidades: USP, UNICAMP, UNESP, UFSCar, UFOP e UFPI, e será ministrada de forma remota. Ela terá carga horária de 45 horas, em que serão 30 horas de aulas teóricas – Síncronas de 3h cada (Sextas-feiras, 09h – 12h); e também 15 horas de estudo e trabalho prático (assíncronas).
As aulas iniciarão dia 03 de março de 2023, e os conteúdos propostos serão trabalhados por meio de aulas expositiva dialogadas, discussões de casos, análise e recomendação de textos técnicos, vídeos documentários e artigos científicos.
Como se trata de uma disciplina interunidades, o número de vagas será limitado. Como critério de seleção, o professor responsável pela disciplina na UFPI realizará previamente uma entrevista com os alunos que pretendem se matricular.
Serão utilizados ambientes virtuais como turma virtual no SIGAA, Google Classroom (disponibilização de materiais e entrega de trabalhos) e Google Meet (para encontros síncronos), como também com o auxílio de materiais digitais como vídeos documentários, textos e artigos científicos.
É obrigatório que, para participação da disciplina, a(o) discente disponha de computador, câmera, microfone e internet compatíveis com a disciplina, garantindo o melhor aproveitamento possível da disciplina.
O controle será realizado via Microsoft Excel por uma bolsista de apoio, durante a primeira e última hora da aula. O nome e e-mail da bolsista será informado aos discentes no início da disciplina, para garantir a retirada de eventuais dúvidas e justificativas.
As interações entre alunas(os) e professoras(es) se dará durante os horários de aula síncronas, por mural do Google Classroom e, por e-mail, quando necessário.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados pela frequência, participação nas discussões em sala de aula, fichamento de artigos, seminários e elaboração de trabalho prático de estudo de caso.
O trabalho prático será realizado em grupo, com foco em uma situação de trabalho real, preferencialmente relacionados ao objeto da pesquisa ou atuação profissional da(os) discentes. No último dia da disciplina haverá um seminário final, para apresentação dos estudos de caso. Além disso, dever ser realizada, pelo grupo, uma redação narrativa (entre 5 e 10 páginas), que deverá ser entregue 15 dias após o término da disciplina.
Em conformidade com a Resolução Nº 043/96, da UFPI, o aluno deverá ter frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina.
OBSERVAÇÃO: O direito à segunda chamada segue o previsto no Art. 108, da Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. O discente procederá com a solicitação de 2ª chamada mediante solicitação por e-mail à chefia do departamento, à chefia/coordenação do curso ou ao professor ao qual o componente curricular esteja vinculado.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia Básica:
­- FALZON, P (editor). Ergonomia. São Paulo: Editora Blucher, 2007.
­- GUÉRIN, F et al. Compreender o Trabalho para Transformá-lo. São Paulo. 2ª Ed. Edgard Blucher, 2004.
­- WISNER, A. A inteligência no Trabalho: textos selecionados de ergonomia. São Paulo. Ed. FUNDACENTRO. 1993.

Bibliografia Complementar:
­- ASSUNÇÃO, A. A. Uma contribuição ao debate sobre as relações saúde e trabalho. Ciênc. saúde coletiva, v. 8, n. 4, p. 1005-1018, 2003.
­- ASSUNÇÃO, A.; LIMA, F. A Contribuição da Ergonomia para a Identificação, Redução e Eliminação da Nocividade do Trabalho. In: MENDES, R. A Patologia do Trabalho. 2ª Ed. Atheneu. BH. 2003. p 1767-1789.
­- BRAATZ, D.; ROCHA, R.; GEMMA, S. (org.). Engenharia do trabalho: saúde, segurança, ergonomia e projeto. Santana de Parnaíba, SP: Ex Libris Comunicação, 2021.
­- BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Manual de aplicação da Norma Regulamentadora nº 17. 2. ed. Brasília: MTE, 2002.
­- FALZON, P. (Org.). Ergonomia construtiva. São Paulo: Blucher ed, 2016.
­- GOUNET, T. Fordismo e Toyotismo na civilização do automóvel. Campinas: Boitempo Ed. 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/03/2023
24/03/2023
Apresentação da disciplina e conceitos iniciais
31/03/2023
31/03/2023
Organização Social do Trabalho I: novas formas de trabalho
07/04/2023
07/04/2023
FERIADO
14/04/2023
14/04/2023
Seminário
21/04/2023
21/04/2023
Férias docente
28/04/2023
28/04/2023
Férias docente
05/05/2023
05/05/2023
Organização Social do Trabalho II: Organização do trabalho, financeirização e saúde do trabalhador
12/05/2023
12/05/2023
Seminário
19/05/2023
19/05/2023
Análise ergonômica I: fundamentos
26/05/2023
26/05/2023
Análise ergonômica II: Compreender o trabalho para transformá-lo
02/06/2023
02/06/2023
Trabalho e sofrimento mental
16/06/2023
16/06/2023
Ergonomia na Análise e Prevenção de Acidentes
23/06/2023
23/06/2023
Ergonomia de concepção, ergonomia e desenvolvimento do trabalho
30/06/2023
30/06/2023
Elaboração dos trabalhos
07/07/2023
07/07/2023
Construção social da intervenção ergonômica e dinâmicas de aprendizagem
14/07/2023
14/07/2023
Elaboração dos trabalhos
21/07/2023
21/07/2023
Apresentação e discussão dos trabalhos práticos
28/07/2023
28/07/2023
Apresentação e discussão dos trabalhos práticos. Encerramento e avaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
14/04/2023 1ª Avaliação
12/05/2023 2ª Avaliação
14/07/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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