-

CTF/UFPI219 - LÍNGUA PORTUGUESA II - Turma: EMTA 2B (2023.1)

Tópicos Aulas
[2h] Apresentação do plano de disciplina; Orientações gerais (08/02/2023 - 08/02/2023)
[3h] Cronograma do projeto "Leituras da Semana" e Formação de grupos (para projeto Quer Que Eu Desenhe?) (10/02/2023 - 10/02/2023)
[5h] Leitura e compreensão textual: SELFIE (15/02/2023 - 15/02/2023)

Atividade individual e em grupo sobre Selfie [projeto Redigir]: reflexão e análise; Recursos: YouTube e Google Formulários.

[6h] Leitura e compreensão textual: SELFIE (17/02/2023 - 17/02/2023)

Retomada da atividade [individual e em grupo] sobre Selfie [projeto Redigir].

[7h] Leitura, compreensão e produção textual: SELFIE (24/02/2023 - 24/02/2023)

Atividade individual sobre Selfie [projeto Redigir]: análise de autoretratos e produção de selfie temático; Recursos: Pesquisas em buscadores, Google Formulários, Google Documentos e aplicativos de edição de imagens [Canva]

Não Haverá Aula (01/03/2023)

Participação, como palestrante, do Encontro Pedagógico do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro.

[8h] Produção Textual: SELFIE | Livro do Mês (02/03/2023 - 02/03/2023)

Devolutiva da produção textual sobre SELFIE: OPÇÃO A: seu dia-a-dia | OPÇÃO B: profissão que pretende exercer no futuro; Orientações sobre a atividade Livro do Mês.

OBS.: Reposição da aula de 1 de março de 2023.

[10h] Leituras da Semana | Análise de Texto (03/03/2023 - 03/03/2023)

Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana]; Leitura do texto "Selfie-se quem puder", de Márcio Castro e exercícios de compreensão.

[12h] Leituras da Semana | Gráfico e desenhos (08/03/2023 - 08/03/2023)

Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana]; Correção e comentários sobre a atividade de produção de desenhos e gráficos a partir das situações propostas por RIBEIRO (2016).

[13h] Olimpíadas de Biologia (10/03/2023 - 10/03/2023)

Aplicação da prova da Olimpíadas de Biologia.

[15h] Leituras da Semana | Gráfico e desenhos (15/03/2023 - 15/03/2023)

Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana]; Finalização da atividade de produção de desenhos e gráficos a partir das situações propostas por RIBEIRO (2016).

[16h] Leituras da Semana | Gráfico e desenhos (17/03/2023 - 17/03/2023)

Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana]; Comentários finais da atividade de produção de desenhos e gráficos a partir das situações propostas por RIBEIRO (2016).

[18h] Leituras da Semana | Projeto Quer Que Eu Desenhe? | Leitura e compreensão textual (22/03/2023 - 22/03/2023)
[19h] Leituras da Semana | Leitura e compreensão de texto (24/03/2023 - 24/03/2023)

Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana]; Retomada e correção da atividade sobre o texto "Fui procurar o endereço da saudade e o encontrei bem no meio do cérebro", de Lúcia Helena.

[21h] Leituras da Semana | Texto de Divulgação Científica (29/03/2023 - 29/03/2023)

Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana]; Aula dialogada sobre Texto de Divulgação Científica.

[22h] Leituras da Semana | Texto de Divulgação Científica (31/03/2023 - 31/03/2023)

Leitura e atividade sobre o texto Alguns efeitos dos alimentos fabricados; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana];

[24h] Leituras da Semana | Texto de Divulgação Científica (05/04/2023 - 05/04/2023)

Aula dialogada sobre gênero discursivo Texto de Divulgação Científica [contexto, propósito comunicativo e estrutura]; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana];

[26h] Leituras da Semana | Texto de Divulgação Científica (12/04/2023 - 12/04/2023)
[27h] Leituras da Semana | Escrita Colaborativa On-line (14/04/2023 - 14/04/2023)

Produção colaborativa do Texto de Divulgação Científica [sobre os temas selecionados para o projeto Quer Que Eu Desenhe?] no Google Docs: organização da estrutura e indicação de fontes; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[29h] Leituras da Semana | Escrita colaborativa on-line (19/04/2023 - 19/04/2023)

Continuação da produção colaborativa do Texto de Divulgação Científica [sobre os temas selecionados para o projeto Quer Que Eu Desenhe?] no Google Docs; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[32h] Leituras da Semana | Escrita colaborativa on-line (26/04/2023 - 28/04/2023)

Finalização da produção colaborativa do Texto de Divulgação Científica [sobre os temas selecionados para o projeto Quer Que Eu Desenhe?] no Google Docs; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[34h] 1ª Avaliação de Aprendizagem (03/05/2023 - 03/05/2023)
[35h] Leituras da Semana (05/05/2023 - 05/05/2023)

Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[37h] Seminário Acadêmico-Científico | Leituras da Semana (10/05/2023 - 10/05/2023)

Orientações iniciais sobre o Seminário Acadêmico-Científico sobre os temas do projeto Quer Que Eu Desenhe?: conceito, características e critérios de avaliação; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

Realização do Workshop de Apicultura (17/05/2023 - 17/05/2023)
[38h] Seminário Acadêmico-Científico | Leituras da Semana (19/05/2023 - 19/05/2023)

Continuação das orientações do Seminário Acadêmico-Científico sobre os temas do projeto Quer Que Eu Desenhe?: conceito, características e critérios de avaliação; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

Não Haverá Aula (24/05/2023)

Realização da 9ª Jornada Acadêmica & Mostra de Pesquisa e Extensão.

Não Haverá Aula (26/05/2023)

Realização da 9ª Jornada Acadêmica & Mostra de Pesquisa e Extensão.

[40h] Texto de divulgação científica | Leituras da Semana (31/05/2023 - 31/05/2023)

Devolutivas iniciais dos textos produzidos no Projeto Quer Que Eu Desenhe?; Levantamento da preparação para a Mostra Ciência na Voz da Juventude; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[41h] Seminário Acadêmico-Científico | Leituras da Semana (02/06/2023 - 02/06/2023)

Preparação final [slides, estrutura e afins] para a Mostra Ciência na Voz da Juventude; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[45h] Mostra Ciência na Voz da Juventude (03/06/2023 - 03/06/2023)

Exposição dos temas do projeto Quer Que Eu Desenhe? em forma de Seminário Acadêmico-Científico; Antecipação de duas aulas do dia 7 de junho de 2023 e de duas aulas do dia 28 de junho de 2023.

Não Haverá Aula (07/06/2023)

Aula antecipada no dia 3 de junho de 2023, data de realização da Mostra Ciência na Voz da Juventude.

[47h] Texto de divulgação científica | Leituras da Semana (14/06/2023 - 14/06/2023)

Devolutivas finais dos textos produzidos no Projeto Quer Que Eu Desenhe?; Apresentação do template para organização do volume 1 do eBook Ciência na Voz da Juventude; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[48h] Leituras da Semana (16/06/2023 - 16/06/2023)

Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[50h] Leituras da Semana (21/06/2023 - 21/06/2023)

Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[51h] Infografia | Leituras da Semana (23/06/2023 - 23/06/2023)

Aula dialogada sobre infográficos: conceitos, características e modelos; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

Não Haverá Aula (28/06/2023)

Aula antecipada no dia 3 de junho de 2023, data de realização da Mostra Ciência na Voz da Juventude; Participação no Fórum de Gestores do Condetuf, em Brasília/DF.

[52h] Infografia | Leituras da Semana (30/06/2023 - 30/06/2023)

Construção de infográficos sobre os temas do projeto Quer Que Eu Desenhe?; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[54h] Oficina LPT | Infográfico (01/07/2023 - 01/07/2023)
Oficina sobre construção de infográficos ministrada pelo professor Francis Arthuso Paiva. Atividade do projeto Quer Que Eu Desenhe?.
[57h] Orientações gerais e Temas 2023 (02/08/2023 - 04/08/2023)

Retomada das atividades e orientações sobre as atividades de 2023.2; Organização do cronograma do projeto Leituras da Semana; Construção de possíveis temas para edição anual do projeto Polêmicas em Debate.

[60h] Argumentação e Cidadania (16/08/2023 - 18/08/2023)

Apresentação do portal e-Cidadania [do Senado Federal] e análise de ideia legislativa; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[63h] Argumentação e Cidadania (23/08/2023 - 25/08/2023)

Análise das ideias legislativas propostas e da exposição de motivos; Levantamento das inadequações gramaticias; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[69h] Exibição de Filme (06/09/2023 - 06/09/2023)

Exposição do filme O grande desafio para o trabalho da argumentação e do gênero textual debate regrado.

[70h] Exibição de Filme (06/09/2023 - 08/09/2023)

Exposição do filme O grande desafio para o trabalho da argumentação e do gênero textual debate regrado.

Não Haverá Aula (13/09/2023)

Aula a ser reposta no dia 18 de setembro de 2023; Participação no IX Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino [ECLAE], em Salvador/BA.

Não Haverá Aula (15/09/2023)

Aula a ser reposta no dia 18 de setembro de 2023; Participação no IX Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino [ECLAE], em Salvador/BA.

[73h] Treinamento Linguístico (18/09/2023 - 18/09/2023)

Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana]; Treinamento linguístico sobre ortografia, acentuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal.

OBS.: Reposição das aulas dos dias 13 e 15 de setembro de 2023.

[75h] Treinamento Linguístico (20/09/2023 - 22/09/2023)

Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana]; Treinamento linguístico sobre ortografia, acentuação, uso dos porquês, concordância nominal e verbal.

[78h] Polêmicas em Debate e Gênero Debate Regrado (27/09/2023 - 29/09/2023)

Socialização/comentários das equipes da 12º edição do projeto Polêmicas em Debates; Início das explicações sobre gênero textual Debate Regrado; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[81h] Leitura e análise de música (04/10/2023 - 06/10/2023)

Atividade de leitura e compreensão da música "Já basta".

[82h] Leitura e análise de música (06/10/2023 - 06/10/2023)

Atividade sobre leitura e análise da música "Já basta".

OBS.: Aula antecipada referente à ausência do dia 18 de outubro de 2023 [conforme e-mail encaminhado para Coordenação do Ensino Médio sobre Simparfor]

[84h] Leitura e análise de música (09/10/2023 - 09/10/2023)

Atividade sobre leitura e análise da música "Já basta".

OBS.: Aulas antecipadas referentes às ausências dos dias 18 de outubro de 2023 [conforme e-mail encaminhado para Coordenação do Ensino Médio sobre Simparfor] e 1º de novembro de 2023 [por conta de participação em evento acadêmico em Curitiba/PR].

[86h] Leitura e compreensão textual (11/10/2023 - 11/10/2023)

Retomada do exercício sobre a música Já Basta; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

Não Haverá Aula (18/10/2023)

Aula antecipada no dia 9 de outubro de 2023.

[87h] Construção de Argumentos (20/10/2023 - 20/10/2023)

Curadoria e construção de argumentos para os debates da 12ª edição do Polêmicas em Debate.

[89h] Tipos de Argumentação (23/10/2023 - 23/10/2023)

Aula dialogada sobre debate regrado e tipos de argumentos [Google Slides]; Orientações sobre a construção do vídeo do Polêmicas em Debate; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

ATENÇÃO: Antecipação das aulas do dia 8 de novembro de 2023 [por conta de eventos em Curitiba/PR e São Paulo/SP]

[91h] Pontos de Vista (25/10/2023 - 25/10/2023)

Treino da argumentação por meio do jogo Ponto de Vista [https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/sobre-o-programa/110/jogo-pontos-de-vista-incentiva-a-argumentacao-sobre-temas-do-cotidiano]; Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[92h] Leitura e compreensão textual (26/10/2023 - 26/10/2023)

Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

ATENÇÃO: Antecipação da aula do dia 27 de outubro de 2023 [em razão da atividade da Comissão de Seleção do Mestrado em Letras/UFPI]

Não Haverá Aula (27/10/2023)

Antecipação realizada no dia 26 de outubro de 2023, em permuta com a disciplina de Geografia, por conta de participação na Comissão de Seleção do Mestrado em Letras do Programa de Pós-graduação em Letras/UFPI.

Não Haverá Aula (01/11/2023)

Antecipação realizada nos dias 9 e 11 de outubro de 2023, em razão de participação de eventos acadêmicos em Curitiba/PR e São Paulo/SP.

[93h] Construção de argumentos (03/11/2023 - 03/11/2023)

Curadoria e construção de argumentos para os debates da 12ª edição do Polêmicas em Debate [continuação].

Não Haverá Aula (08/11/2023)

Antecipação realizada no dia 23 de outubro de 2023, em razão de participação de eventos acadêmicos em Curitiba/PR e São Paulo/SP.

[94h] Leitura e compreensão textual (10/11/2023 - 10/11/2023)

 Socialização e discussão dos textos selecionados [no projeto Leituras da Semana].

[95h] Artigo de opinião (17/11/2023 - 17/11/2023)
[97h] Artigo de opinião (22/11/2023 - 22/11/2023)
[98h] Comentários sobre os debates da 12ª edição do Polêmicas em Debate (24/11/2023 - 24/11/2023)
[100h] Ficha Técnica | Texto de opinião (29/11/2023 - 29/11/2023)
[101h] Comentários sobre os debates da 12ª edição do Polêmicas em Debate (01/12/2023 - 01/12/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN AGO SET OUT NOV DEZ Total
08 10 15 17 24 02 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 12 14 19 26 28 03 05 10 12 17 19 31 02 03 14 16 21 23 02 04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 08 18 20 22 27 29 04 06 09 11 20 23 25 26 03 10 17 22 24 29 01
1 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
13 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022300**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
23 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
25 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022300**** 3,9 7,5 9,0 7,5 7.0 0 AM
2 2022300**** 7,1 9,5 5,0 8,2 7.5 0 AM
3 2022300**** 9,2 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
4 2022300**** 7,8 9,0 5,0 7,7 7.4 0 AM
5 2022300**** 7,1 8,7 5,0 8,0 7.2 0 AM
6 2022300**** 7,8 9,5 8,5 8,0 8.5 0 AM
7 2022300**** 5,9 9,2 5,0 7,2 6.8 0 AM
8 2022300**** 5,0 8,0 5,0 8,0 6.5 0 AM
9 2022300**** 8,0 9,5 8,5 8,5 8.6 0 AM
10 2022300**** 8,1 9,5 9,0 4,7 7.8 0 AM
11 2022300**** 7,7 8,5 7,0 8,0 7.8 0 AM
12 2022300**** 9,0 10,0 7,0 7,7 8.4 0 AM
13 2022300**** 7,3 9,5 8,5 4,5 7.5 0 AM
14 2022300**** 7,8 9,7 6,5 8,0 8.0 0 AM
15 2022300**** 8,2 9,0 7,0 8,0 8.1 0 AM
16 2022300**** 7,8 9,7 5,0 7,7 7.6 0 AM
17 2022300**** 7,1 7,2 5,0 7,2 6.6 0 AM
18 2022300**** 9,0 8,7 8,5 8,2 8.6 0 AM
19 2022300**** 7,3 9,5 7,0 7,2 7.8 0 AM
20 2022300**** 8,5 9,5 8,5 8,2 8.7 0 AM
21 2022300**** 8,2 9,5 8,5 9,0 8.8 0 AM
22 2022300**** 7,7 9,5 7,0 8,0 8.1 0 AM
23 2022300**** 7,2 9,5 5,0 7,0 7.2 0 AM
24 2022300**** 8,6 9,5 9,0 9,0 9.0 0 AM
25 2022300**** 8,3 9,7 8,5 4,0 7.6 0 AM
26 2022300**** 7,2 9,7 9,0 3,5 7.4 0 AM
27 2022300**** 8,0 9,7 7,0 3,2 7.0 0 AM
28 2022300**** 7,3 9,5 6,0 4,2 6.8 0 AM
29 2022300**** 7,0 9,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
30 2022300**** 8,4 9,7 8,0 9,0 8.8 0 AM
31 2022300**** 7,9 9,5 8,0 8,5 8.5 0 AM
32 2022300**** 8,3 9,5 8,0 8,5 8.6 0 AM
33 2022300**** 7,9 8,7 5,0 8,2 7.5 0 AM
34 2022300**** 8,1 9,5 8,5 9,0 8.8 0 AM
35 2022300**** 7,0 9,5 6,5 8,0 7.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: LÍNGUA PORTUGUESA II
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Encontros presenciais [na sala definida pela Coordenação] e, eventualmente, on-line pelo Google Meet; Exposição dialogada de conteúdos; Leitura, compreensão e produção de textos de diversos gêneros textuais; Aplicação de projetos de leitura e escrita [Quer Que Eu Desenhe? e Polêmicas em Debate] com vistas ao protagonismo juvenil e emancipação; Utilização das ferramentas Google: apresentações (slides), documentos, planilhas, formulários e demais ferramentas/recursos digitais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A partir das atividades síncronas e assíncronas e participação nas aulas; Execução das atividades das trilhas nos projetos Quer Que Eu Desenhe? e Polêmicas em Debate; Realização de oficinas de leitura e escrita, conforme descrita na planilha dos Critérios de Composição das Avaliações.
Horário de atendimento:
Bibliografia: FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de; MARUXO JR, José Hamilton. Práticas de Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva Editora, 2020.

ORMUNDO, Wilton; SINISCALCHI, Cristiane. Se liga nas linguagens: português. 1. ed. São Paulo : Moderna, 2020.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/02/2023
08/02/2023
[2h] Apresentação do plano de disciplina; Orientações gerais
10/02/2023
10/02/2023
[3h] Cronograma do projeto "Leituras da Semana" e Formação de grupos (para projeto Quer Que Eu Desenhe?)
15/02/2023
15/02/2023
[5h] Leitura e compreensão textual: SELFIE
17/02/2023
17/02/2023
[6h] Leitura e compreensão textual: SELFIE
24/02/2023
24/02/2023
[7h] Leitura, compreensão e produção textual: SELFIE
01/03/2023
01/03/2023
Não Haverá Aula
02/03/2023
02/03/2023
[8h] Produção Textual: SELFIE | Livro do Mês
03/03/2023
03/03/2023
[10h] Leituras da Semana | Análise de Texto
08/03/2023
08/03/2023
[12h] Leituras da Semana | Gráfico e desenhos
10/03/2023
10/03/2023
[13h] Olimpíadas de Biologia
15/03/2023
15/03/2023
[15h] Leituras da Semana | Gráfico e desenhos
17/03/2023
17/03/2023
[16h] Leituras da Semana | Gráfico e desenhos
22/03/2023
22/03/2023
[18h] Leituras da Semana | Projeto Quer Que Eu Desenhe? | Leitura e compreensão textual
24/03/2023
24/03/2023
[19h] Leituras da Semana | Leitura e compreensão de texto
29/03/2023
29/03/2023
[21h] Leituras da Semana | Texto de Divulgação Científica
31/03/2023
31/03/2023
[22h] Leituras da Semana | Texto de Divulgação Científica
05/04/2023
05/04/2023
[24h] Leituras da Semana | Texto de Divulgação Científica
12/04/2023
12/04/2023
[26h] Leituras da Semana | Texto de Divulgação Científica
14/04/2023
14/04/2023
[27h] Leituras da Semana | Escrita Colaborativa On-line
19/04/2023
19/04/2023
[29h] Leituras da Semana | Escrita colaborativa on-line
26/04/2023
28/04/2023
[32h] Leituras da Semana | Escrita colaborativa on-line
03/05/2023
03/05/2023
[34h] 1ª Avaliação de Aprendizagem
05/05/2023
05/05/2023
[35h] Leituras da Semana
10/05/2023
10/05/2023
[37h] Seminário Acadêmico-Científico | Leituras da Semana
17/05/2023
17/05/2023
Realização do Workshop de Apicultura
19/05/2023
19/05/2023
[38h] Seminário Acadêmico-Científico | Leituras da Semana
24/05/2023
24/05/2023
Não Haverá Aula
26/05/2023
26/05/2023
Não Haverá Aula
31/05/2023
31/05/2023
[40h] Texto de divulgação científica | Leituras da Semana
02/06/2023
02/06/2023
[41h] Seminário Acadêmico-Científico | Leituras da Semana
03/06/2023
03/06/2023
[45h] Mostra Ciência na Voz da Juventude
07/06/2023
07/06/2023
Não Haverá Aula
14/06/2023
14/06/2023
[47h] Texto de divulgação científica | Leituras da Semana
16/06/2023
16/06/2023
[48h] Leituras da Semana
21/06/2023
21/06/2023
[50h] Leituras da Semana
23/06/2023
23/06/2023
[51h] Infografia | Leituras da Semana
28/06/2023
28/06/2023
Não Haverá Aula
30/06/2023
30/06/2023
[52h] Infografia | Leituras da Semana
01/07/2023
01/07/2023
[54h] Oficina LPT | Infográfico
02/08/2023
04/08/2023
[57h] Orientações gerais e Temas 2023
16/08/2023
18/08/2023
[60h] Argumentação e Cidadania
23/08/2023
25/08/2023
[63h] Argumentação e Cidadania
06/09/2023
06/09/2023
[69h] Exibição de Filme
06/09/2023
08/09/2023
[70h] Exibição de Filme
13/09/2023
13/09/2023
Não Haverá Aula
15/09/2023
15/09/2023
Não Haverá Aula
18/09/2023
18/09/2023
[73h] Treinamento Linguístico
20/09/2023
22/09/2023
[75h] Treinamento Linguístico
27/09/2023
29/09/2023
[78h] Polêmicas em Debate e Gênero Debate Regrado
04/10/2023
06/10/2023
[81h] Leitura e análise de música
06/10/2023
06/10/2023
[82h] Leitura e análise de música
09/10/2023
09/10/2023
[84h] Leitura e análise de música
11/10/2023
11/10/2023
[86h] Leitura e compreensão textual
18/10/2023
18/10/2023
Não Haverá Aula
20/10/2023
20/10/2023
[87h] Construção de Argumentos
23/10/2023
23/10/2023
[89h] Tipos de Argumentação
25/10/2023
25/10/2023
[91h] Pontos de Vista
26/10/2023
26/10/2023
[92h] Leitura e compreensão textual
27/10/2023
27/10/2023
Não Haverá Aula
01/11/2023
01/11/2023
Não Haverá Aula
03/11/2023
03/11/2023
[93h] Construção de argumentos
08/11/2023
08/11/2023
Não Haverá Aula
10/11/2023
10/11/2023
[94h] Leitura e compreensão textual
17/11/2023
17/11/2023
[95h] Artigo de opinião
22/11/2023
22/11/2023
[97h] Artigo de opinião
24/11/2023
24/11/2023
[98h] Comentários sobre os debates da 12ª edição do Polêmicas em Debate
29/11/2023
29/11/2023
[100h] Ficha Técnica | Texto de opinião
01/12/2023
01/12/2023
[101h] Comentários sobre os debates da 12ª edição do Polêmicas em Debate
Avaliações
Data Descrição
26/04/2023 1ª Avaliação
28/06/2023 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
1ª AVALIAÇÂO: data e conteúdo 18/04/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1069 19/04/2024 22:02