Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas expositivas dialogadas; ? Realização de investigações temáticas em sala de aula. ? Leituras de textos para posteriores comentários Tendo em vista os objetivos propostos na Diretriz Curricular de Filosofia, as aulas serão no sentido de levar o aluno a questionar sua realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias, bem como ouvir e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e criativo. Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser tratado exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema, questionamentos dos próprios alunos, uso de textos e/ou filmes, etc.), aulas expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos de caráter filosófico - ou que possam dar margem à reflexão de cunho filosófico. Redação e apresentação de trabalhos, em que os alunos demonstrarão ou não a apreensão dos temas e problemas investigados através da criação de conceitos. Dessa forma, cremos caminhar em direção ao desenvolvimento de valores importantes para a formação do estudante do ensino médio: solidariedade, responsabilidade e compromisso pessoal.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Uma avaliação qualitativa levando em consideração as participações discursivas do (a) aluno (a); ?. As contribuições nas discussões temáticas; ? Questionamento durante exposições dialogadas; ? Respostas aos Roteiros de Estudos; ? Avaliação Simples na qual serão cobrados os conteúdos do bimestre e que o aluno (a) deverá responder as questões propostas de forma subjetiva e objetiva A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá no sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a própria prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber seu próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto, de caráter diagnóstico e som ativo (em caráter de zero a dez), conforme o desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da auto avaliação: -Textos produzidos pelos alunos; -Participação em sala de aula; -Atividades e exercícios realizados em classe ou extraclasse; -Testes escritos; -Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo; -Registro das aulas, conforme a necessidade
|
Horário de atendimento:
| O discente pode entrar em contato a qualquer horário (8h às 18h de terça a sexta) através do e-mail: niveagomes@ufpi.edu.br |
Bibliografia:
| SANTORO, Eliane de Abreu; Morando, Maria Lúcia Voto; Vaz, Taciana. Ser protagonista: projeto de vida: ensino médio. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em < http:// basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 15 de fev. 2022. ROSA, Laís; Vimer, Sandro; Junior, Valentini; Bottasso, Vanessa. Você no mundo: manual do professor. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2020.
|