• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DAA0313 - FILOSOFIA DA EDUCACAO I - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Sensibilização: Filme "Pro dia nascer feliz" (04/05/2023 - 16/05/2023)
Debate sobre os filmes (18/05/2023 - 18/05/2023)
Estudo dirigido do texto "Convite a Filosofia" de Marilena Chauí até pág.17. (23/05/2023 - 30/05/2023)
Definições de Filosofia (01/06/2023 - 01/06/2023)
Definições e aplicações da filosofia da educação (06/06/2023 - 06/06/2023)
Estudo dirigido do texto "Convite a Filosofia" de Marilena Chauí, cap. I e II. (08/06/2023 - 13/06/2023)
Filme: A Odisseia (15/06/2023 - 15/06/2023)
Mitologia grega : visão geral (20/06/2023 - 20/06/2023)
Mitologia grega e a influência sobre a cultura e concepções educacionais gregas (22/06/2023 - 22/06/2023)
Passagem do mito ao logos (23/06/2023 - 23/06/2023)
Aula Extra.
Atenas Clássica e a filosofia da educação (27/06/2023 - 27/06/2023)
Sofistas e educação (29/06/2023 - 29/06/2023)
Introdução ao pensamento socrático (04/07/2023 - 04/07/2023)
Filme: Sócrates (06/07/2023 - 11/07/2023)
Debate sobre o filme Sócrates (13/07/2023 - 13/07/2023)
   O_banquete.pdf 
Ironia e maiêutica do ponto de vista pedagógico (18/07/2023 - 18/07/2023)
Introdução ao pensamento de Platão (20/07/2023 - 20/07/2023)
Alegoria do sol e as estruturas do mundo e do conhecimento (25/07/2023 - 27/07/2023)
A Alegoria da Caverna enquanto metáfora da formação humana (01/08/2023 - 03/08/2023)
Dimensões essenciais do surgimento da modernidade (08/08/2023 - 10/08/2023)
Encerramento da disciplina (15/08/2023 - 15/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 13 15 20 22 23 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15
1 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
3 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
7 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
10 2023901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
13 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2023902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
15 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2023900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2023900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
23 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2023901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
28 2023900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 8
29 2023902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
30 2023901**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
31 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2023902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 8
33 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2023900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
36 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 0 2 0 14
37 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2023902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 8
39 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
40 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
42 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
43 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 6 RN
2 2023901**** 10,0 9,0 9,0 9.3 2 AM
3 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
4 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
6 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
7 2023900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 0 AM
8 2023901**** 7,0 7,0 7,0 7.0 14 AM
9 2023900**** 10,0 9,0 9,0 9.3 8 AM
10 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2023900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
12 2023902**** 7,0 7,0 7,0 7.0 8 AM
13 2023900**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
14 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
15 2023902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
16 2023900**** 10,0 9,0 9,0 9.3 8 AM
17 2023901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
18 2023900**** 10,0 9,0 9,0 9.3 2 AM
19 2023900**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
20 2023901**** 10,0 9,0 9,0 9.3 2 AM
21 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
22 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
23 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
24 2023901**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
25 2023902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 2 AM
26 2023900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 2 RN
27 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
28 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023901**** 10,0 9,0 9,0 9.3 2 AM
30 2023902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
31 2023902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 2 AM
32 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
33 2023902**** 10,0 9,5 9,5 9.7 0 AM
34 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
35 2023902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 6 AM
36 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2023900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
38 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
39 2023901**** 10,0 9,0 9,0 9.3 6 AM
40 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
42 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
43 2023900**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Ementa
Gênese do Pensamento Filosófico. Formas de Conhecer. Concepções da Ciência. Principais
Correntes da Filosofia e o Pensamento Filosófico no Brasil. Temas Filosóficos da Atualidade.

Objetivos:
Objetivo geral: Apresentar e incentivar os estudante de pedagogia ao exercício da atitude filosófica sobre a educação, de modo que possam desenvolver as bases do pensamento crítico e da busca dos sentidos da realidade educacional.

Objetivos específicos: Que ao final da disciplina o estudante possa:
- Compreender a origem e as especificidades do pensamento filosófico;
- Compreender concepções e filosofia a filosofia da Educação;
- Situar o pensamento no tempo e no espaço, evitando anacronismos;
- Aprender como os filósofos gregos compreendiam a realidade educacional;
- Entender os principais fundamentos da passagem da idade média para a modernidade, incluindo a filosofia da educação renascentista e moderna.

Conteúdo programático:
- Conceito de filosofia e filosofia da educação;
- Especificidades da reflexão filosófica;
- A filosofia no seu tempo e a autonomia relativa do conceito filosófico;
- A filosofia da educação na Grécia Antiga: sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles;
- O Advento da modernidade, Renascimento e Pensamento pedagógico moderno.

Metodologia:
Aulas expositivas; Estudos dirigidos, envolvendo textos, videos, podcast, e outros recursos disponíveis; Sala de aula invertida.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob formas diversificadas, tais como: provas escritas, orais ou práticas, trabalhos de pesquisa, trabalhos em campo, individuais ou em grupo, seminários, podendo conter outros instrumentos.
Horário de atendimento: Quartas-feiras, às 17:00.
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANHA, Maria Lúcia de A; MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: introdução à
filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
______. Filosofia da educação. 2. ed. ver.ampl. São Paulo: Moderna, 2000.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.
CORDI, Cassiano et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2000.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: ser, saber e fazer. 14. ed. São Paulo: Saraiva,
1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: pedagogia crítico-social
dos conteúdos: São Paulo: Loyola, 1985.
LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete Silva. Introdução à filosofia: aprendendo a
pensar. São Paulo: Cortez, 1995.
______. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos Wittgenstein. 7.
ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo:
EPU, 1986.
OZMON, Howard A.; CRAVER, Samuel M. Fundamentos filosóficos da educação. 6 ed.
Porto alegre: Artmed, 2004.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17 ed. São Paulo:
Cortez, 2007.
______.Escola e democracia. 36. ed. rev. Campinas; SP: Autores Associados, 2003.
______. Pedagogia histórico-crítica. 10. ed. São Paulo: Autores Associados, 2008.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: EPU,
1986.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e
políticos 10 ed. São Paulo, Cortez: Instituto Paulo Freire, 2006.
GHIRALDELLI JR, Paulo. Caminhos da filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. São Paulo: 1992.
SILVA, Sônia Aparecida Ignácio. Valores em educação. 2. ed. Petrópolis; RJ, 1988
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/05/2023
16/05/2023
Sensibilização: Filme "Pro dia nascer feliz"
18/05/2023
18/05/2023
Debate sobre os filmes
23/05/2023
30/05/2023
Estudo dirigido do texto "Convite a Filosofia" de Marilena Chauí até pág.17.
01/06/2023
01/06/2023
Definições de Filosofia
06/06/2023
06/06/2023
Definições e aplicações da filosofia da educação
08/06/2023
13/06/2023
Estudo dirigido do texto "Convite a Filosofia" de Marilena Chauí, cap. I e II.
15/06/2023
15/06/2023
Filme: A Odisseia
20/06/2023
20/06/2023
Mitologia grega : visão geral
22/06/2023
22/06/2023
Mitologia grega e a influência sobre a cultura e concepções educacionais gregas
23/06/2023
23/06/2023
Passagem do mito ao logos
27/06/2023
27/06/2023
Atenas Clássica e a filosofia da educação
29/06/2023
29/06/2023
Sofistas e educação
04/07/2023
04/07/2023
Introdução ao pensamento socrático
06/07/2023
11/07/2023
Filme: Sócrates
13/07/2023
13/07/2023
Debate sobre o filme Sócrates
18/07/2023
18/07/2023
Ironia e maiêutica do ponto de vista pedagógico
20/07/2023
20/07/2023
Introdução ao pensamento de Platão
25/07/2023
27/07/2023
Alegoria do sol e as estruturas do mundo e do conhecimento
01/08/2023
03/08/2023
A Alegoria da Caverna enquanto metáfora da formação humana
08/08/2023
10/08/2023
Dimensões essenciais do surgimento da modernidade
15/08/2023
15/08/2023
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
22/06/2023 1ª Avaliação
27/07/2023 2ª Avaliação
24/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Estudos Platão 31/07/2023
Disciplina de Educação e Novas Tecnologias 13/07/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 09:25