Metodologia: |
Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina. Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário. Avaliação Diagnóstica contemplando o levantamento prévio dos conhecimentos dos acadêmicos sobre os conteúdos e abordagens propostas pela disciplina. Avaliação Formativa realizada de maneira coletiva e individual, abrangendo os seguintes aspectos: Produção Individual: processo de aprendizagem pessoal, envolvimento nas aulas, leituras, seminários, saídas de campo, organização e qualidade teórica de produções escritas e participação solidária, presença efetiva nas aulas, encontros individuais e situações de pesquisa. Avaliação Somativa analisando o desempenho dos alunos durante o semestre será realizada a partir das seguintes atividades de avaliação com seus pesos correspondentes, conforme descrito no Projeto Pedagógico do Curso. |
Bibliografia:
| ABREU, Capistrano de. Capítulos da História Colonial. (1500-1800) 4a.ed. Brasília: UNB, s.d. ANDRADE, Antonio Alberto Banha. A reforma pombalina dos estudos secundário no Brasil. S.Paulo: Saraiva, 1978. GADOTTI, Moacir História das ideias pedagógicas. 11ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 2006. ____. (org.) Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo:Cortez, 1999. LOPES. Eliane Marta Teixeira. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. Filosofia e História da Educação. São Paulo: Editora Ática, 2008. STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena. Histórias e Memórias da educação no Brasil, Petrópolis, Ed. Vozes, Vol III, 2005. ______. Histórias e Memórias da educação no Brasil, Petrópolis, Ed. Vozes, Vol II, 2005.
COMPLEMENTAR: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova nacionalidade. Porto Alegre, Artmed, 2001. ARAÚJO, E. A arte da sedução: sexualidade feminina na colônia. In: DEL PRIORE, M. (Org.). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: UNESP- Contexto, 1997. BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Diretrizes para a formação de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Brasília: MEC, 2002. BURKE, Peter. Variedades de História Cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. CATANI, D. Estudos de história da profissão docente. In: LOPES, E. M. T. et al. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.
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