luiz evaldo de moura padua

FIT - DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA/CCA

DAA0323 - HISTORIA DA EDUCACAO BRASILEIRA - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE I - O ENSINO BRASILEIRO SOB A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO PORTUGUESA (02/05/2023 - 30/05/2023)
- Contexto histórico do início do ensino e educação colonial no Brasil: antecedentes da Educação no Brasil - Período colonial: a educação portuguesa para o Brasil
   LIVRO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA 
Material de apoio
  CARTILHA RESENHANDO 
Material de apoio para avaliação 2. Produção de resenha.
UNIDADE 2 - ENSINO NO BRASIL MONÁRQUICO (01/06/2023 - 29/06/2023)
- Tendências do século XIX na organização da educação pública - A fase politicamente autônoma da educação brasileira - A fase imperial sob a influência da educação elitista
  TEXTO_PERÍODO JOANINO E IMPERIAL 
Material de apoio
UNIDADE 3 - A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX - a luta pela democratização do Ensino na Primeira República (04/07/2023 - 13/07/2023)
- Contexto Geral e a educação na República Velha Brasileira - Ideias e Teorias sobre o ensino e a educação
UNIDADE 4 - A EDUCAÇÃO E O ENSINO NA REPÚBLICA NOVA (18/07/2023 - 27/07/2023)
- A Educação brasileira nos anos 30 - O Estado Novo e o Populismo no contexto global - A educação e o ensino na Ditadura militar
UNIDADE 5 - A ESCOLA E O ENSINO NA NOVA REPÚBLICA (01/08/2023 - 15/08/2023)
- O Brasil e o mundo ? o contexto da abertura democrática - Pressupostos técnicos e pedagógicos das tendências educativas contemporâneas - A LDB ? de 1996 e a educação hoje - Os desafios da educação para o século
UNIDADE 6 - TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA (17/08/2023 - 29/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 22 24 29
1 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 1 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 5
2 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
3 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
5 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022901**** 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
9 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
11 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 6
12 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
13 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
20 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 12
22 2022902**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 14
23 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
25 2022901**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 2 0 0 0 2 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15
26 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
27 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
29 2022901**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 10
30 2022900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
3 2022900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2022901**** 9,0 10,0 7,0 8.7 10 AM
5 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 8 AM
6 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 6 AM
8 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 15 AM
9 2022901**** 9,0 10,0 7,0 8.7 6 AM
10 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 2 AM
11 2022902**** 9,0 10,0 7,0 8.7 14 AM
12 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
13 2022902**** 10,0 8,0 5,0 7.7 0 AM
14 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
15 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
17 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
19 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
20 2022902**** 10,0 8,0 5,0 7.7 0 AM
21 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
22 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 6 AM
23 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
24 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
26 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2022902**** 10,0 8,0 5,0 7.7 0 AM
28 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2022901**** 10,0 8,0 5,0 7.7 2 AM
30 2022901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 6 AM
31 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
32 2022902**** 10,0 8,0 5,0 7.7 5 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina.
Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
• Avaliação Diagnóstica contemplando o levantamento prévio dos conhecimentos dos
acadêmicos sobre os conteúdos e abordagens propostas pela disciplina.
• Avaliação Formativa realizada de maneira coletiva e individual, abrangendo os
seguintes aspectos: Produção Individual: processo de aprendizagem pessoal, envolvimento
nas aulas, leituras, seminários, saídas de campo, organização e qualidade teórica de
produções escritas e participação solidária, presença efetiva nas aulas, encontros individuais e
situações de pesquisa.
• Avaliação Somativa analisando o desempenho dos alunos durante o semestre será
realizada a partir das seguintes atividades de avaliação com seus pesos correspondentes,
conforme descrito no Projeto Pedagógico do Curso.
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00
Bibliografia: ABREU, Capistrano de. Capítulos da História Colonial. (1500-1800) 4a.ed. Brasília: UNB, s.d.
ANDRADE, Antonio Alberto Banha. A reforma pombalina dos estudos secundário no Brasil.
S.Paulo: Saraiva, 1978.
GADOTTI, Moacir História das ideias pedagógicas. 11ª Ed. São Paulo: Editora Ática, 2006.
____. (org.) Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São
Paulo:Cortez, 1999.
LOPES. Eliane Marta Teixeira. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica,
2000.
PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. Filosofia e História da Educação. São Paulo: Editora
Ática, 2008.
STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena. Histórias e Memórias da educação no Brasil,
Petrópolis, Ed. Vozes, Vol III, 2005.
______. Histórias e Memórias da educação no Brasil, Petrópolis, Ed. Vozes, Vol II, 2005.

COMPLEMENTAR:
ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova nacionalidade. Porto Alegre, Artmed,
2001.
ARAÚJO, E. A arte da sedução: sexualidade feminina na colônia. In: DEL PRIORE, M.
(Org.). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: UNESP- Contexto, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Diretrizes para a formação de
professores da educação básica, em cursos de nível superior. Brasília: MEC, 2002.
BURKE, Peter. Variedades de História Cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2000.
CATANI, D. Estudos de história da profissão docente. In: LOPES, E. M. T. et al. 500
anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL,
1990.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/05/2023
30/05/2023
UNIDADE I - O ENSINO BRASILEIRO SOB A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO PORTUGUESA
01/06/2023
29/06/2023
UNIDADE 2 - ENSINO NO BRASIL MONÁRQUICO
04/07/2023
13/07/2023
UNIDADE 3 - A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX - a luta pela democratização do Ensino na Primeira República
18/07/2023
27/07/2023
UNIDADE 4 - A EDUCAÇÃO E O ENSINO NA REPÚBLICA NOVA
01/08/2023
15/08/2023
UNIDADE 5 - A ESCOLA E O ENSINO NA NOVA REPÚBLICA
17/08/2023
29/08/2023
UNIDADE 6 - TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Avaliações
Data Descrição
30/05/2023 1ª Avaliação
27/06/2023 2ª Avaliação
15/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LIVRO PARA AVALIAÇÃO 2 08/05/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 09:55