Metodologia: |
EMENTA Elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos. Experiências de planejamento e administração educacional. OBJETIVOS Fazer uma contextualização histórico-conceitual do planejamento articulado à administração educacional, destacando os elementos relativos à elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos na educação básica; Levantar e sistematizar o contexto e experiências escolares relativas à elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos em implementação nas instituições de ensino básico ou em instituições que atuam com projetos e práticas educativas no município; Proporcionar aos e às estudantes espaços de vivência de experiências em planejamento e administração educacional. METODOLOGIA O presente componente curricular será desenvolvido articulando teoria e prática, promovendo o estudo de forma contextualizada, com levantamento e sistematização de contextos, experiências e práticas relativas ao planejamento e à administração educacional, em escolas ou em espaços não formais de educação, realizando debates, consultas bibliográficas e análises de experiências de forma orientada. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os acadêmicos serão avaliados nas atividades considerando a qualidade das produções escritas e participações orais. A cada unidade será registrada uma nota avaliativa, considerando as atividades realizadas nos encontros presenciais e atividades de campo. O aproveitamento do rendimento acadêmicoestá normalizado pela Resolução nº 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI - CEPEX de 17.05.1995. Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas três avaliações parciais e mais o exame final, se necessário. |
Bibliografia:
| OSTA, Jorge Adelino. Imagens organizacionais da escola. Porto (PT): Porto Editora, 1996. Edições ASA. GADOTTI, M. Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo: Cortez, 1992. GROSSI, E. LDB lei de diretrizes e bases da educação. Lei nº 9.394/96. 3. ed. Rio de Janeiro: DP & 2000. HENGEMUHLE, A. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed. Goiânia: Alternativa, 2001. . Os significados da educação, modalidades de prática educativa e a organização do sistema educacional. Inter-Ação. Goiânia, v. 16, n. ½ , p. 67-90, jan./dez, 1992. PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001. PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1993. SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1998. SOUZA, E. C. de. Gestão e organização da aprendizagem. Brasília: SESI; DN , 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova realidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. BANCO MUNDIAL. Prioridades de estratégias para a educação. Washington-DC: Banco Mundial, 1995. MEIRIEU, Philippe. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: ARTMED, 2005. MEZOMO, J. C. Gestão da qualidade total em escola: princípios básicos. Petrópolis; RJ: Vozes, 1997. OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão democrática na escola: desafios contemporâneos. 5. ed. Petrópolis; RJ: Vozes, 1997. . Processo pedagógico e processo de gestão. Brasília: SESI; DN, 2001. |