• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DAA0292 - LITERATURA INFANTIL - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Disciplina Literatura Infantil (02/05/2023 - 29/08/2023)
Apresentação da disciplina, dinâmica e formação de grupos. (04/05/2023 - 04/05/2023)
A literatura infantil: origem, conceito, função. (09/05/2023 - 09/05/2023)
A literatura e a formação do homem, concepções introdutórias. (11/05/2023 - 11/05/2023)
Conceito da literatura infantil; estatuto. (16/05/2023 - 16/05/2023)
Análise de textos literários. (18/05/2023 - 18/05/2023)
A literatura infantil e juvenil no Brasil. (23/05/2023 - 23/05/2023)
Gênese e precursores da literatura infantil e juvenil brasileira. (25/05/2023 - 25/05/2023)
Monteiro Lobato e o desenho inaugural da literatura infantil brasileira. (30/05/2023 - 30/05/2023)
Os diálogos da literatura infanto juvenil com a sociedade. (01/06/2023 - 01/06/2023)
Documentário: Monteiro Lobato. (06/06/2023 - 06/06/2023)
Estudo das obras da coleção do Sítio do Pica-Pau Amarelo. (08/06/2023 - 08/06/2023)
Estudo das Fábulas de Lobato. (13/06/2023 - 13/06/2023)
Apresentação das obras de Lobato. (15/06/2023 - 15/06/2023)
Uma literatura que se (re)inventa. (20/06/2023 - 20/06/2023)
A narrativa para crianças. (22/06/2023 - 22/06/2023)
Histórias em quadrinhos. (27/06/2023 - 27/06/2023)
Histórias em quadrinhos. Apresentações. (29/06/2023 - 29/06/2023)
Leitura literária na escola: correntes e diversidades de gêneros literários. (04/07/2023 - 04/07/2023)
Literatura infantil: gênero ou forma? (06/07/2023 - 06/07/2023)
Técnicas, métodos e critérios para trabalhar a literatura infantil nas escolas. (11/07/2023 - 11/07/2023)
Articulação do texto com a ilustração e narrativa no livro de imagem. (13/07/2023 - 13/07/2023)
A arte de fazer versos. Estudo do gênero textual poesia infantil. (18/07/2023 - 18/07/2023)
O teatro para crianças. (20/07/2023 - 20/07/2023)
O teatro para crianças.Técnicas. (25/07/2023 - 25/07/2023)
Atividade de campo: planejamento da sequência das apresentações, enredo, materiais de produção. (27/07/2023 - 27/07/2023)
Atividade de campo: planejamento da sequência das apresentações, enredo, materiais de produção. (01/08/2023 - 01/08/2023)
Preparação para as apresentações em um espaço infantil. (03/08/2023 - 03/08/2023)
Preparação para as apresentações teatrais. (08/08/2023 - 08/08/2023)
Visitação a um espaço infantil. (10/08/2023 - 10/08/2023)
Organização e ensaios das apresentações. (15/08/2023 - 15/08/2023)
Apresentação de contos com a utilização de fantoches em espaço infantil. (17/08/2023 - 17/08/2023)
Apresentação de poesias em espaço infantil. (22/08/2023 - 22/08/2023)
Apresentação de teatro em espaço infantil. (24/08/2023 - 24/08/2023)
Socialização de relatos de experiências com a disciplina. (29/08/2023 - 29/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 22 24 29
1 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 8
3 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 4
4 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 8
5 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
7 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
11 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 12
12 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
13 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
14 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
15 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
16 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
22 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
25 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 6
26 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
28 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
29 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 14
31 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 10
34 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019901**** 8,8 5,0 8,5 7.4 0 AM
2 2019902**** 10,0 10,0 9,6 9.9 0 AM
3 2015901**** 8,7 9,2 8,0 8.6 0 AM
4 2019902**** 10,0 10,0 9,6 9.9 0 AM
5 2019900**** 10,0 9,7 9,6 9.8 0 AM
6 2019900**** 8,4 9,5 10,0 9.3 0 AM
7 2019902**** 10,0 9,5 9,6 9.7 0 AM
8 2019900**** 9,7 8,5 10,0 9.4 0 AM
9 2019902**** 10,0 9,2 9,6 9.6 0 AM
10 2019902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
11 2019902**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
12 2019902**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 AM
13 2019900**** 9,7 10,0 10,0 9.9 0 AM
14 2019901**** 10,0 10,0 9,6 9.9 0 AM
15 2019901**** 9,7 10,0 10,0 9.9 0 AM
16 2019902**** 10,0 10,0 9,6 9.9 0 AM
17 2019901**** 10,0 9,8 10,0 9.9 0 AM
18 2019902**** 10,0 10,0 9,6 9.9 0 AM
19 2019900**** 10,0 10,0 9,6 9.9 0 AM
20 2019901**** 10,0 9,8 9,6 9.8 0 AM
21 2019902**** 8,7 9,0 10,0 9.2 0 AM
22 2019900**** 8,5 9,2 9,6 9.1 0 AM
23 2019900**** 8,6 8,8 8,5 8.6 0 AM
24 2018903**** 8,2 8,5 8,5 8.4 0 AM
25 2019900**** 8,7 8,7 10,0 9.1 0 AM
26 2019902**** 8,2 9,7 10,0 9.3 0 AM
27 2019901**** 9,0 9,8 10,0 9.6 0 AM
28 2019902**** 10,0 10,0 9,6 9.9 0 AM
29 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2018901**** 10,0 9,0 9,6 9.5 0 AM
31 2019901**** 10,0 10,0 9,6 9.9 0 AM
32 2019901**** 9,2 9,8 10,0 9.7 0 AM
33 2019900**** 10,0 9,2 9,6 9.6 0 AM
34 2019901**** 8,7 9,0 10,0 9.2 0 AM
35 2019902**** 10,0 9,8 9,6 9.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivas e dialogadas, com estudos de textos, análise de obras da literatura infantil, estudos individuais e grupais, apresentações de leituras literárias e teatro, composição de contos voltados para o público infantil, produção de relatos de experiências, visitação a espaços literários e/ou infantis. Todas as etapas serão fundamentais para articular teoria e prática.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem será de cunho qualitativo e quantitativo observando o desempenho do aluno ao longo da disciplina. O aluno será avaliado a partir do cumprimento dos seguintes critérios: assiduidade (obedecendo o que orienta a instituição); participação e interação durante as aulas; qualidade da interação; envolvimento, compromisso e cumprimento das atividades propostas.
A avaliação quantitativa será pautada nas seguintes atividades com seus pesos correspondentes, totalizando 10,0 na nota final de cada eixo:
• EIXO 1- Atividade (questionário) e Atividade grupal (análise de textos literários): Peso 5 (cada um);
• EIXO 2- Trabalho escrito e Apresentações literárias (homenagem a Monteiro Lobato): Peso 5 (cada um);
• EIXO 3- Narrativa de contos, poesias e apresentações teatrais para crianças em um espaço infantil (aula de campo) em grupos e Produção de relatos de experiência, individual: Peso 5 (cada um).
Para obtenção da média final da disciplina, as notas dos 3 eixos serão somadas e divididas por 3.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, Bárbara. Vasconcelos de. A Literatura infantil: visão histórica e crítica. 6. ed. São Paulo: Global, 1989.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria-análise-didática. 5 ed. São Paulo: Ática, 1991.

_________. Panorama histórico da literatura infantil-juvenil. 4. ed. São Paulo: Ática, 1991.

COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. 10. ed. São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. 16. ed. São Paulo: Ática, 1997.

JEUALDO. A literatura infantil. Tradução James Amado. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1993.

OLIVEIRA, Cristiane Mandanêlo de. A literatura infantil. Disponível em: http//www.graudez.com.br/litinf/origens.htm. Acesso em 30 de janeiro de 2009.

OLIVEIRA, Maria Alexandre de. Dinâmicas em literatura infantil. 5. ed. São Paulo: Paulinas, 1995.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AGUIAR, Vera Teixeira de (Coord.) Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato, 2001.

AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 1997.

CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

COELHO, Nelly. Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna,. 2000.

CUNHA, Maria Antonieta Nunes. Literatura infantil: teoria e prática. 16ª. Ed. São Paulo: Ática, 1997.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias e histórias. Editora Unesp, 2022.

PALO, Maria José. Literatura infantil: voz de criança. 3. ed. São Paulo: Ática, 1998.

SOUZA, Glória Pimentel Correia Botelho de. A literatura infanto-juvenil brasileira vai muito bem, obrigada! São Paulo: DCI, 2006.

ZILBERMAN, Regina. Literatura e o ensino da literatura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1991.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/05/2023
29/08/2023
Disciplina Literatura Infantil
04/05/2023
04/05/2023
Apresentação da disciplina, dinâmica e formação de grupos.
09/05/2023
09/05/2023
A literatura infantil: origem, conceito, função.
11/05/2023
11/05/2023
A literatura e a formação do homem, concepções introdutórias.
16/05/2023
16/05/2023
Conceito da literatura infantil; estatuto.
18/05/2023
18/05/2023
Análise de textos literários.
23/05/2023
23/05/2023
A literatura infantil e juvenil no Brasil.
25/05/2023
25/05/2023
Gênese e precursores da literatura infantil e juvenil brasileira.
30/05/2023
30/05/2023
Monteiro Lobato e o desenho inaugural da literatura infantil brasileira.
01/06/2023
01/06/2023
Os diálogos da literatura infanto juvenil com a sociedade.
06/06/2023
06/06/2023
Documentário: Monteiro Lobato.
08/06/2023
08/06/2023
Estudo das obras da coleção do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
13/06/2023
13/06/2023
Estudo das Fábulas de Lobato.
15/06/2023
15/06/2023
Apresentação das obras de Lobato.
20/06/2023
20/06/2023
Uma literatura que se (re)inventa.
22/06/2023
22/06/2023
A narrativa para crianças.
27/06/2023
27/06/2023
Histórias em quadrinhos.
29/06/2023
29/06/2023
Histórias em quadrinhos. Apresentações.
04/07/2023
04/07/2023
Leitura literária na escola: correntes e diversidades de gêneros literários.
06/07/2023
06/07/2023
Literatura infantil: gênero ou forma?
11/07/2023
11/07/2023
Técnicas, métodos e critérios para trabalhar a literatura infantil nas escolas.
13/07/2023
13/07/2023
Articulação do texto com a ilustração e narrativa no livro de imagem.
18/07/2023
18/07/2023
A arte de fazer versos. Estudo do gênero textual poesia infantil.
20/07/2023
20/07/2023
O teatro para crianças.
25/07/2023
25/07/2023
O teatro para crianças.Técnicas.
27/07/2023
27/07/2023
Atividade de campo: planejamento da sequência das apresentações, enredo, materiais de produção.
01/08/2023
01/08/2023
Atividade de campo: planejamento da sequência das apresentações, enredo, materiais de produção.
03/08/2023
03/08/2023
Preparação para as apresentações em um espaço infantil.
08/08/2023
08/08/2023
Preparação para as apresentações teatrais.
10/08/2023
10/08/2023
Visitação a um espaço infantil.
15/08/2023
15/08/2023
Organização e ensaios das apresentações.
17/08/2023
17/08/2023
Apresentação de contos com a utilização de fantoches em espaço infantil.
22/08/2023
22/08/2023
Apresentação de poesias em espaço infantil.
24/08/2023
24/08/2023
Apresentação de teatro em espaço infantil.
29/08/2023
29/08/2023
Socialização de relatos de experiências com a disciplina.
Avaliações
Data Descrição
04/07/2023 1ª Avaliação
20/07/2023 2ª Avaliação
08/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início da disciplina 03/07/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 17:12