-

MNPEF-UFPI009 - FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR - Turma: 02 (2023.1)

Tópicos Aulas
Unidades I e II (20/05/2023 - 17/06/2023)
    
Inicia em 16/06/2023 às 15h 0 e finaliza em 01/07/2023 às 23h 59
Unidades II e IV (24/06/2023 - 29/07/2023)
    
Inicia em 01/08/2023 às 0h 0 e finaliza em 15/08/2023 às 12h 0
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 64
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 40
14 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 9,5 9,5 8,5 8,5 9.0 0 AM
2 2022100**** 8,0 8,0 8,5 8,5 8.3 0 AM
3 2022100**** 0,0 0,0 6,0 6,0 3.0 40 RF
4 2022100**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
5 2022100**** 8,5 8,5 6,0 6,0 7.3 0 AM
6 2022100**** 8,0 8,0 6,0 6,0 7.0 0 AM
7 2022100**** 8,5 8,5 10,0 10,0 9.3 0 AM
8 2022100**** 8,0 8,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
9 2022100**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
10 2022100**** 9,5 9,5 9,0 9,0 9.3 0 AM
11 2022100**** 8,0 8,0 9,0 9,0 8.5 0 AM
12 2022100**** 8,0 8,0 7,0 7,0 7.5 0 AM
13 2022100**** 9,0 9,0 8,5 8,5 8.8 0 AM
14 2022100**** 9,0 9,0 7,0 7,0 8.0 0 AM
15 2022100**** 9,0 9,0 8,0 8,0 8.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Luz como o que pode ser visto. Som como que pode ser ouvido. Fenômenos elétricos e magnéticos relacionados com a Terra e o ambiente. Átomo como componente dos objetos. Calor em seres vivos e no ambiente; fenômenos térmicos. Transformações de energia. O que é a vida. Ciclos: carbono e hídrico. Compreensão humana do Universo: aspectos básicos de astronomia e cosmologia. Novas tecnologias: telecomunicações, biotecnologia, nanotecnologia, microprocessadores.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Gerais:
Relacionar transposição os conceitos estudados no curso de física para o ensino fundamental.
Específicos:
Apresentar uma postura crítica frente as aplicações das teorias estudadas;
Aplicar o conhecimento de ondas explicar fenômenos relacionados com a luz e som;
Utilizar uma linguagem adequada para o ensino fundamental, ao descrever os fenômenos eletromagnéticos;
Descrever a estrutura da matéria, em uma linguagem direcionada para o ensino fundamental;
Usar conceitos de trocas de energia para explicar fenômenos térmicos;
Familiarizar os discentes com os fenômenos astronômicos e cosmológicos básicos;
Relacionar o conhecimento das teorias físicas com as novas tecnologias.
Unidade I:
- Luz como o que pode ser visto.
- Som como que pode ser ouvido.
- Fenômenos elétricos e magnéticos relacionados com a Terra e o ambiente.
Unidade II:
- Átomo como componente dos objetos.
-Calor em seres vivos e no ambiente; fenômenos térmicos.
-Transformações de energia.
Unidade III:
- O que é a vida. Ciclos: carbono e hídrico.
- Compreensão humana do Universo: aspectos básicos de astronomia e cosmologia.
Unidade IV:
-Novas tecnologias: telecomunicações, biotecnologia, nanotecnologia, microprocessadores.
As aulas serão distribuídas da seguinte forma: aulas expositivas cumprirão o papel de apresentar os principais conceitos da física e relacioná-los com o meio ambiente, no decorrer dessas aulas o professor provocará os alunos a discutirem as principais consequências das mesmas e como poderemos realizar a transposição didática para o ensino básico; aulas destinadas somente à resolução de problemas na forma de exercícios e criação de novas situações problemas contextualizada com a realidade dos discentes; e aulas onde serão realizados estudos dirigidos, em pequenos grupos, referentes a temas pertinentes à disciplina. Os alunos serão estimulados a realizar apresentações, discussões e construção de mapas conceituais de tópicos pré-selecionados. Serão utilizados recursos, sempre que possível, experimentais e das tecnologias de informação e comunicação como meios para auxiliar a aprendizagem dos alunos a fim de torná-la mais sólida e consistente.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados no decorrer do curso através das atividades desenvolvidas, as quais serão atribuídas notas de zero a dez para cada uma, e no final do semestre será realizada uma prova final que abrangerá todas as unidades. O conceito final será a média aritmética de todas as avaliações.
Horário de atendimento: Nas aula e agendado
Bibliografia: 1) Born, M. Mr Einstein’s theory of relativity. New York: Dover, 1965.
2) Chavannes, I. Aulas de Marie Curie. São Paulo: Edusp, 2007.
3) Feynmann, R. Easy & not-so-easy pieces. London: Folio Society, 2009.
4) Gamow, G. O incrível mundo da física moderna. São Paulo: Ibrasa, 1980.
5) Hawking, S.W. Uma breve história do tempo. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
6) Houghton, J. The physics of atmospheres. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
7) Margulis, L. O planeta simbiótico. São Paulo: Rocco, 2001.
8) Meneses, L.C. A matéria, uma aventura no espírito. São Paulo: Livraria da Física, 2005.
9) Nicolis, G. and Prigogine I. Exploring complexity. New York: W.H. Freeman, 1989.
10) Okuno, E., Caldas, I.L. e Chow, C. Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo: Harbra, 1986.
11) Pires, A.S.T. Evolução das ideias da física. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
12) Piza, .f.r.t. Schrödinger & Heisenberg, a física além do senso comum. São Paulo: Odysseus, 2003
13) Sánchez Ron, J.M. El siglo de La ciência. Madrid: Santillana de ediciones, 2000.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/05/2023
17/06/2023
Unidades I e II
24/06/2023
29/07/2023
Unidades II e IV
Avaliações
Data Descrição
03/06/2023 1ª Avaliação
17/06/2023 2ª Avaliação
29/07/2023 3ª Avaliação
05/08/2023 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 09:23