-

CBT0017 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO III - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Aula cancelada pela universidade. (10/05/2023 - 10/05/2023)
Atividade da Semana dos Calouros organizada pelo CATUR (primeiro tempo da aula). Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Atividades com textos. Apresentações de atividades com leitura, escrita e expressão oral. Atividade com canção. Atividades do livro Nuevo Ven. Atividades do livro: Prática escrita e oral com uma canção. (17/05/2023 - 17/05/2023)
Aplicação dos exercícios propostos pelo livro. Atividade de compreensão leitora. Atividades com diálogos em dupla: habilidades auditiva, oral e leitora. (24/05/2023 - 24/05/2023)
Atividades para a prática da pronúncia de cada aluno. Exercícios do livro e da gramática. (31/05/2023 - 31/05/2023)
Tradução de um vídeo divulgativo de um ponto/lugar turístico do Brasil. Atividade individual. (07/06/2023 - 07/06/2023)
Aplicação da primeira avaliação (primeiro momento): atividades contínuas. (14/06/2023 - 14/06/2023)
Trabalho com o filme Madres Paralelas, do diretor Pedro Almodóvar. (21/06/2023 - 21/06/2023)
Leitura do resumo do filme Volver e discussão com as perguntas elaboradas pelos alunos. (28/06/2023 - 28/06/2023)
Aplicação da primeira avaliação individual (segundo momento): atividade escrita. (05/07/2023 - 05/07/2023)
Apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pelas bolsistas do meu grupo de pesquisa GREPELE com o objetivo de motivar aos alunos a fazer parte de pesquisas na Universidade. (12/07/2023 - 12/07/2023)
Atividades do livro. (19/07/2023 - 19/07/2023)
Aplicação da segunda avaliação: primeira parte: "Presentar una fiesta, un plato y una bebida, un cantante, tres puntos turísticos y los medios de transportes de um país de língua espanhola". (26/07/2023 - 26/07/2023)
Apresentação de um vídeo divulgativo de um atrativo turístico do Piauí. Atividade oral, escrita e auditiva. (02/08/2023 - 02/08/2023)
Atividades avaliativas. (09/08/2023 - 09/08/2023)
Aplicação da terceira avaliação e apresentação de vídeos de cantores hispânicos para discussão de vocabulário e e pronúncia. (16/08/2023 - 16/08/2023)
Fechamento do semestre com os comentários dos alunos. (23/08/2023 - 23/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
17 24 31 07 14 21 28 05 12 19 26 02 09 16 23
1 2022901**** 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 12
2 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
4 2022902**** 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 12
5 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017913**** 0 0 4 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
7 2019905**** 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
8 2022902**** 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2020900**** 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020900**** 9,1 9,2 9,5 9.3 0 AM
2 2022902**** 9,4 9,6 9,8 9.6 0 AM
3 2019905**** 9,2 9,5 9,8 9.5 0 AM
4 2017913**** 8,0 8,5 9,0 8.5 0 AM
5 2020902**** 9,4 9,7 9,8 9.6 0 AM
6 2022902**** 9,0 7,0 7,0 7.7 0 AM
7 2022901**** 9,5 9,4 9,6 9.5 0 AM
8 2020901**** 9,5 9,8 9,9 9.7 0 AM
9 2022901**** 9,4 9,8 9,8 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola através de atividades de nível pré-intermediário que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas da língua (ler, falar, ouvir e escrever), enfatizando a comunicação em situações específicas da área turística, mas não unicamente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas e participativas;
• Atividades práticas e teóricas;
• Exposição e discussão oral dos discentes;
• Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
• Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR.

• Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
• Participação nos trabalhos propostos;
• Pontualidade na entrega das atividades;
• Exposição oral;
• Análise da produção escrita e atividades auditivas;
• Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA

LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MORENO, Concha; TUTS, Martina. Cinco Estrellas: español para el turismo. Madrid: SGEL, 2009.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MOREIRA, Glauber Lima; ALVES COSTA, Lucimara. Análisis de la variación denominativa del léxico del turismo en diccionarios de ELE. Entrepalavras, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 10-29, abr. 2018. ISSN 2237-6321. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1098>. doi:http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11098.
MOREIRA, Glauber Lima. ¿Pero es qué todavía es útil usar el diccionario? Un diálogo sobre la importancia de su empleo en la clase de ELE con Concha Maldonado y Odair Nadin. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 2388-2395, set. 2017. ISSN 1984-8412. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2017v14n3p2388>. doi:https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2388.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 2.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/05/2023
10/05/2023
Aula cancelada pela universidade.
17/05/2023
17/05/2023
Atividade da Semana dos Calouros organizada pelo CATUR (primeiro tempo da aula). Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Atividades com textos. Apresentações de atividades com leitura, escrita e expressão oral. Atividade com canção. Atividades do livro Nuevo Ven. Atividades do livro: Prática escrita e oral com uma canção.
24/05/2023
24/05/2023
Aplicação dos exercícios propostos pelo livro. Atividade de compreensão leitora. Atividades com diálogos em dupla: habilidades auditiva, oral e leitora.
31/05/2023
31/05/2023
Atividades para a prática da pronúncia de cada aluno. Exercícios do livro e da gramática.
07/06/2023
07/06/2023
Tradução de um vídeo divulgativo de um ponto/lugar turístico do Brasil. Atividade individual.
14/06/2023
14/06/2023
Aplicação da primeira avaliação (primeiro momento): atividades contínuas.
21/06/2023
21/06/2023
Trabalho com o filme Madres Paralelas, do diretor Pedro Almodóvar.
28/06/2023
28/06/2023
Leitura do resumo do filme Volver e discussão com as perguntas elaboradas pelos alunos.
05/07/2023
05/07/2023
Aplicação da primeira avaliação individual (segundo momento): atividade escrita.
12/07/2023
12/07/2023
Apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pelas bolsistas do meu grupo de pesquisa GREPELE com o objetivo de motivar aos alunos a fazer parte de pesquisas na Universidade.
19/07/2023
19/07/2023
Atividades do livro.
26/07/2023
26/07/2023
Aplicação da segunda avaliação: primeira parte: "Presentar una fiesta, un plato y una bebida, un cantante, tres puntos turísticos y los medios de transportes de um país de língua espanhola".
02/08/2023
02/08/2023
Apresentação de um vídeo divulgativo de um atrativo turístico do Piauí. Atividade oral, escrita e auditiva.
09/08/2023
09/08/2023
Atividades avaliativas.
16/08/2023
16/08/2023
Aplicação da terceira avaliação e apresentação de vídeos de cantores hispânicos para discussão de vocabulário e e pronúncia.
23/08/2023
23/08/2023
Fechamento do semestre com os comentários dos alunos.
Avaliações
Data Descrição
28/06/2023 1ª Avaliação
19/07/2023 2ª Avaliação
09/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Clase de español 17/05/2023
Início das aulas 08/05/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 19:23