-

CBT0026 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO IV - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Boas vindas aos alunos, apresentação da turma e da ementa da disciplina. Atividades com textos e expressões orais. Unidade 11 do livro Nuevo Ven 1: diálogos e atividades do livro, em dupla. (11/05/2023 - 11/05/2023)
Atividade da Semana dos Calouros organizada pelo CATUR. Atividades do livro e do caderno de exercícios. (18/05/2023 - 18/05/2023)
Unidade 12: trabalho auditivo e expressão oral com os diálogos, individualmente. Trabalho com canção e interpretação de texto. Exercício individual. Conteúdos gramaticais. Atividades em dupla. (25/05/2023 - 25/05/2023)
Conteúdos gramaticais, lexicais e culturais do livro. Preparar um roteiro de um dos pontos turísticos do litoral piauiense. Atividades do livro e da gramática. Atividade em dupla. (01/06/2023 - 01/06/2023)
Atividades de expressão oral. Atividade realizada pelas alunas para a organização da Muestra de Películas Españolas e Hispanoamericanas. (08/06/2023 - 08/06/2023)
Aplicação da primeira atividade avaliativa: avaliação contínua. Atividades de produção textual e expressão oral com os exames do DELE - Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira. Atividades do livro e atividade de compreensão leitora. (15/06/2023 - 15/06/2023)
Elaborar um resumo sobre a seguinte apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=SBPR-CDomkM (22/06/2023 - 22/06/2023)
Atividades de produção textual e expressão oral com os exames do DELE - Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira. Atividades do livro e atividade de compreensão leitora. (29/06/2023 - 29/06/2023)
Atividades do livro. (06/07/2023 - 06/07/2023)
Aplicação da segunda atividade avaliativa: atividade escrita individual. (13/07/2023 - 13/07/2023)
Apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pelas bolsistas de Iniciação Científica (IC) do meu grupo de pesquisa GREPELE com o objetivo de motivar aos alunos a fazer parte de pesquisas na Universidade. (20/07/2023 - 20/07/2023)
Atividades do livro e atividade de compreensão leitora. Prática de expressão oral, compreensão leitora e auditiva sobre um texto. Atividade individual. (27/07/2023 - 27/07/2023)
Aplicação da terceira avaliação. Apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/descarga.action? f_codigo_agc=19802 (03/08/2023 - 03/08/2023)
Atividade com o filme: La Mala Educación. (10/08/2023 - 10/08/2023)
Preparação dos seminários. (17/08/2023 - 17/08/2023)
Aplicação da terceira avaliação. Apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enlace del libro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/descarga.action? f_codigo_agc=19802 (24/08/2023 - 24/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
11 18 25 01 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24
1 2021905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 8
2 2020900**** 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 12
3 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
4 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
5 2021903**** 4 4 4 4 4 4 4 0 4 4 0 4 4 4 4 52
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021903**** 5,0 0,0 0,0 1.7 0 RN
2 2021904**** 9,5 9,6 9,8 9.6 0 AM
3 2018905**** 8,5 8,8 8,0 8.4 0 AM
4 2020900**** 9,5 9,6 9,8 9.6 0 AM
5 2021905**** 8,5 8,8 9,3 8.9 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas e participativas;
• Atividades práticas e teóricas;
• Exposição e discussão oral dos discentes;
• Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
• Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR.


• Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
• Participação nos trabalhos propostos;
• Pontualidade na entrega das atividades;
• Exposição oral;
• Análise da produção escrita e atividades auditivas;
• Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA

LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MORENO, Concha; TUTS, Martina. Cinco Estrellas: español para el turismo. Madrid: SGEL, 2009.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
LIMA MOREIRA, Glauber; FERNANDEZ, G. E. (Org.). Enseñanza del español con fines específicos: El caso de la carrera de Turismo. Teoría y práctica. 1. ed. Brasília: Ministerio de Educación y Formación Profesional, 2019. v. 1. 219p.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MOREIRA, G. L. El componente cultural en los diccionarios de ELE. Domínios de Lingu@gem, v. 12, n. 4, p. 2240-2263, 19 jan. 2019.
MOREIRA, G. L. et al. Reflexões e ações no ensino e aprendizagem de Espanhol/LE. 2. ed. FORTALEZA: EdUECE, 2019. v. 1. 285p .
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 2.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/05/2023
11/05/2023
Boas vindas aos alunos, apresentação da turma e da ementa da disciplina. Atividades com textos e expressões orais. Unidade 11 do livro Nuevo Ven 1: diálogos e atividades do livro, em dupla.
18/05/2023
18/05/2023
Atividade da Semana dos Calouros organizada pelo CATUR. Atividades do livro e do caderno de exercícios.
25/05/2023
25/05/2023
Unidade 12: trabalho auditivo e expressão oral com os diálogos, individualmente. Trabalho com canção e interpretação de texto. Exercício individual. Conteúdos gramaticais. Atividades em dupla.
01/06/2023
01/06/2023
Conteúdos gramaticais, lexicais e culturais do livro. Preparar um roteiro de um dos pontos turísticos do litoral piauiense. Atividades do livro e da gramática. Atividade em dupla.
08/06/2023
08/06/2023
Atividades de expressão oral. Atividade realizada pelas alunas para a organização da Muestra de Películas Españolas e Hispanoamericanas.
15/06/2023
15/06/2023
Aplicação da primeira atividade avaliativa: avaliação contínua. Atividades de produção textual e expressão oral com os exames do DELE - Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira. Atividades do livro e atividade de compreensão leitora.
22/06/2023
22/06/2023
Elaborar um resumo sobre a seguinte apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=SBPR-CDomkM
29/06/2023
29/06/2023
Atividades de produção textual e expressão oral com os exames do DELE - Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira. Atividades do livro e atividade de compreensão leitora.
06/07/2023
06/07/2023
Atividades do livro.
13/07/2023
13/07/2023
Aplicação da segunda atividade avaliativa: atividade escrita individual.
20/07/2023
20/07/2023
Apresentação dos resultados das pesquisas realizadas pelas bolsistas de Iniciação Científica (IC) do meu grupo de pesquisa GREPELE com o objetivo de motivar aos alunos a fazer parte de pesquisas na Universidade.
27/07/2023
27/07/2023
Atividades do livro e atividade de compreensão leitora. Prática de expressão oral, compreensão leitora e auditiva sobre um texto. Atividade individual.
03/08/2023
03/08/2023
Aplicação da terceira avaliação. Apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/descarga.action? f_codigo_agc=19802
10/08/2023
10/08/2023
Atividade com o filme: La Mala Educación.
17/08/2023
17/08/2023
Preparação dos seminários.
24/08/2023
24/08/2023
Aplicação da terceira avaliação. Apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enlace del libro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica. https://sede.educacion.gob.es/publiventa/descarga.action? f_codigo_agc=19802
Avaliações
Data Descrição
29/06/2023 1ª Avaliação
13/07/2023 2ª Avaliação
10/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas 08/05/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 19:18