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CLI/CEAD056 - Investigação científica e formação para o trabalho - Turma: 4A (2022.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (10/03/2023 - 31/03/2023)

 

Entender o processo de construção científica traz a possibilidade de construção do processo argumentativo a partir de conclusões fundamentadas e metodologicamente assistidas. Dessa forma, os argumentos vazios e sem embasamento ficam no campo do achismo e do “alguém disse”. A disciplina de Investigação científica e formação para o trabalho além de trazer a cientificidade à sala de aula, busca apresentar uma nova relação didático – pedagógica a partir estímulo a argumentação, senso crítico e posicionando o aluno no centro da aprendizagem.

Caro(a)s discentes,

Sejam bem-vindo(a)s a nossa turma virtual da disciplina Investigação científica e formação para o trabalho no curso de especialização Linguagens e suas Tecnologias para o mundo do trabalho.

Nessa disciplina poderemos compreender melhor a aplicabilidade da ciência no dia a dia da atividade docente, e como o pensamento científico pode contribuir para o aprimoramento da formação do aluno da educação básica.

O nosso compromisso colaborativo nessa caminhada será primordial para que ao final dessa disciplina possamos ter aprendido pelos ensinamentos teóricos adquiridos, ordenado de maneira metodológica, bem como pela vivência e experiências empíricas compartilhadas.

Vamos junto(a)s nessa caminhada pela construção do conhecimento!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professora Flávia Lorenne Sampaio Barbosar

 

Minicurrículo: Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado (2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, docente efetiva do Curso de Tecnologia em Gestão de Dados, modalidade a Distância da UFPI, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), em Teresina-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional; e professora formadora e orientadora, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI, e do grupo de pesquisa intitulado "Trabalho e Gestão das Organizações" em parceria com a Faculdade Luciano Feijão (FLF).

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3271567015867945 

   ENSINO DE XADREZ e FORMAÇÃO para o MUNDO do TRABALHO - PLANO_DISCIPLINA .pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (10/03/2023 - 31/03/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

UNIDADE I (10/03/2023 - 31/03/2023)

O QUE É E O QUE NÃO É CIÊNCIA?