Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será conduzida através de aulas expositivas teóricas e dialogadas, valorizando os debates e comentários em aula, e realizadas trabalhos individuais e em grupo que estimulem os estudantes a desenvolver habilidade de análise crítica acerca dos temas abordados e a adquirirem conhecimentos específicos da Biofísica Básica. As aulas serão executadas com auxílio de recursos de multimídia, quadro, pinceis, e, outros recursos necessários ao desenvolvimento das atividades complementares (trabalhos individuais e em grupo). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A sistemática de avaliação da aprendizagem consistirá em processo diagnóstico sobre as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos e os conhecimentos adquiridos por estes. Considerando a carga horária de 60 horas da disciplina de Histologia e Embriologia Básica, serão realizadas três unidades temáticas de avaliação (teóricas) I. Introdução à Biofísica Básicas e conceitos básicos e Biofísica dos fluidos e soluções; II. Biofísica mecânica e eletromagnética; III. Aplicações de princípios biofísicos nos recursos e práticas fisioterapêuticas que serão registradas em três notas parciais. A avaliação de rendimento acadêmico de cada unidade considerará um processo de avaliação formativa com prova escrita, prova prática, trabalho individual e trabalho em grupo, realizados ou apresentados na sala de aula/espaço público da universidade. As provas escritas equivalerão a 30%, enquanto participação nas demais atividades acadêmicas, 70% da nota, em cada unidade. Os registros de rendimento acadêmicos serão realizados individualmente e expressos em valores de 0 (zero) a 10 (dez), variando até a primeira casa decimal, após arredondamento da segunda casa decimal, e divulgado em até 10 (dez) dias úteis a partir da data da realização da prova escrita. A realização das avaliações de cada unidade só se realizará após divulgação do rendimento acadêmico na unidade anterior. O aluno que por motivo previsto não realizar avaliação na data marcada, poderá requerer exame de segunda chamada, conforme art. 108 da Resolução 177/12, CEPEX. Será aprovado o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade do art. 117 da Resolução 177/12, CEPEX, sejam satisfeitos. Será também considerado aprovado o aluno que submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Por outro lado, será considerado reprovado o aluno que obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular, ou seja, 45 (quarenta e cinco) horas-aula, obtiver média aritmética inferior a 4 (quatro) nas avaliações parciais, ou obtiver média aritmética inferior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Ao aluno reprovado por falta será atribuída a média final igual a 0 (zero). |
Horário de atendimento:
| segundas-feiras - tarde |
Bibliografia:
| BÁSICA: MOURÃO JR., C.A.; ABRAMOV, D.M. Biofísica Conceitual. 2ª Ed., Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2021. 9788527738187. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527738187/. HENEINE, I.F. Biofísica Básica. São Paulo: Atheneu, 2006. GARCIA, E.A.C. Biofísica. São Paulo: Sarvier, 2006. COMPLEMENTAR: DURAN, J.E.R. Biofísica: Fundamentos e Aplicações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. WEISSMÜLLER, G.; PINTO, N.M.A.C.; BISCH, P.M. Biofísica: volume I. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009. WEISSMÜLLER, G.; PINTO, N.M.A.C.; BISCH, P.M. Biofísica: volume II e III. 2ª Ed., Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. DELATORRE, P. Biofísica para Ciências Biológicas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. CISNEROS, L.L.; SALGADO, A.H.I. Guia de Eletroterapia: princípios biofísicos, conceitos e aplicações clínicas. Belo Horizonte: Coopmed, 2006.
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