Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
- O conteúdo da disciplina será desenvolvido na forma de aulas expositivas utilizando quadro, pincel, slides, listas de exercícios e textos complementares. Durante as aulas espera-se a participação do estudante com dúvidas ou observações sobre o assunto em discussão. <br />- Serão resolvidos exercícios em sala de aula com o objetivo de fixar os conteúdos desenvolvidos. <br />- As listas de exercícios e outras atividades serão disponibilizadas na plataforma SIGAA/UFPI. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
- Os discentes serão avaliados de forma contínua destacando-se sua assiduidade, pontualidade e participação nas aulas bem como através de trabalhos de pesquisa, trabalhos individuais ou em grupos e avaliações escritas. Ressalta-se que os quesitos destacados acima serão contabilizados junto a cada avaliação escrita com pontuação não acumulativa de no máximo 2,0 pontos.<br />- Em conformidade com as Normas de Graduação da UFPI, Resolução 177/12 do CEPEX/UFPI (ainda vigente na UFDPar), serão realizadas 05 (cinco) avaliações escritas: P1, P2, P3, P4 e a PROVA DE REPOSIÇÃO (PR).<br /> Cada avaliação escrita valerá de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e contemplarão os seguintes conteúdos:<br />1. P1: Unidades I e II;<br />2. P2: Unidade III;<br />3. P3: Unidade IV;<br />4. P4: Unidade V.<br />5. PR: O aluno que tenha feito as P_i, para i=1, 2, 3, 4, poderá fazer a Reposição visando substituir UMA das P_is. A substituição ocorrerá quando a nota da Reposição for maior do que a nota da P_i, que deseja substituir. Caso contrário, não haverá substituição de nota. A Reposição será composta de quatro blocos de conteúdos: Bloco 1 será com o conteúdo da P1, Bloco 2 será com o conteúdo da P2, o Bloco 3 será com o conteúdo da P3 e o Bloco 4 será com o conteúdo da P4. Portanto, a Reposição poderá ser feita por qualquer aluno. Nas seguintes condições:<br />(i) Substituir a nota de UMA P_i, para i=1, 2, 3. Neste caso, o aluno TEM que escolher o bloco referente a MENOR nota dentre as P_i realizadas. <br />(ii) Caso o aluno não tenha feito no máximo UMA P_i. A reposição será sobre essa P_i, não realizada.<br /> A média final será a média aritmética das quatro avaliações: P1, P2, P3 e P4 (após os ajustes relacionados a PR).<br />- Segundo as Normas de Graduação da UFPI, é pré-requisito para aprovação nas disciplinas uma frequência igual ou superior a 75% da carga horária total da disciplina e média final igual ou superior a 7 (sete). Não atendendo a última condição e submetido a exame final deverá obter um mínimo de 12 (doze) pontos na soma da nota do exame e da média das avaliações escritas.<br />- Será submetido a exame final o aluno que obter média final igual ou superior a 4 (quatro) e inferior a 7 (sete) bem como satisfaça o requisito de assiduidade mencionado acima.<br />- De acordo com as Normas de Graduação da UFPI, o aluno impedido de participar de qualquer avaliação, tem direito de requerer a oportunidade de realizá-los em segunda chamada. A realização de exame de segunda chamada SÓ será permitida mediante solicitação formal, apresentando as devidas justificativas e comprovações, em até 03 (três) dias úteis após a realização da avaliação em questão, e de acordo com os critérios determinados no artigo supracitado. |
Horário de atendimento:
| Toda Segunda-Feira das 16h às 17h. |
Bibliografia:
| LIMA, E. L. Análise Real. Vol. 1. 5ª ed. Coleção matemática universitária. IMPA. 2008.<br /> LIMA, E. L. Curso de análise. Vol. 1. 12ª ed. Coleção projeto Euclides. IMPA. 2007.<br /> LIMA, E. L. Números e Funções Reais. 1 ed, 2ª Impressão, SBM, Rio de Janeiro: 2014. (Coleção PROFMAT).<br /> ÁVILA, G. Análise Matemática para Licenciatura. 2ª ed. Edgard Blucher. 2005.<br /> LIMA, O. A & MACIEL, A. B. Introdução à Análise Real. 1ª Edição.<br /> NERI, C & CABRAL, M. Curso de Análise Real. Rio de Janeiro. UFRJ/IM. 2010.<br /> FIGUEIREDO, D. G. Análise I. 2ª ed. LTC. 1996.<br /> MEDEIROS, L. A., et all. Lições de Análise Matemática. Rio de Janeiro. UFRJ/IM. 2005.<br /> RUDIN, W. Principles of mathematical analysis. 3ª ed. McGraw-Hill. 1976.<br /> BARTLE, R. G. & SHERBERT, D. R. Introduction to real analysis, John Wiley, 1982.<br /> ALENCAR FILHO, E. de. Iniciação à Lógica Matemática. São Paulo: Nobel, 2002.<br /> MORAES FILHO, D. C. de. Um convite à Matemática. 3 ed. Rio de Janeiro: SBM, 2016.<br /> MORAES FILHO, D. C. de. Manual de Redação Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2014. |