Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O projeto de pesquisa será elaborado em quatro etapas. Serão realizadas reuniões para discussões dos objetivos traçados para cada etapa. Na elaboração do projeto serão abordados os seguintes itens: tema, introdução (justificativa, hipótese, objetivos), referencial teórico, metodologia (procedimentos éticos, métodos da pesquisa, universo e sujeitos da pesquisa, critérios de inclusão, critérios de exclusão, instrumento para coleta de dados e protocolo de intervenção), riscos e benefícios, organização e análise dos dados, orçamento, cronograma, referências e termo de consentimento livre e esclarecido. Serão realizadas reuniões para discussão sobre o texto redigido para a construção do projeto de pesquisa. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O discente será avaliado durante as etapas de elaboração do projeto de pesquisa. Serão analisados os seguintes aspectos para avaliação: interesse e participação nas discussões que acontecerão nas reuniões; busca espontânea de conhecimento na área do tema do projeto de pesquisa; capacidade de pesquisa e argumentação; cumprimento dos prazos estabelecidos para entrega das etapas do projeto; e redação do projeto de pesquisa. |
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica: BASTOS, L. R. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografia. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. HADDAD, N. Metodologia de estudos em ciências da saúde. São Paulo: Roca, 2005. RUIZ, J. A. Metodologia cientifica: guia para eficiência nos estudos. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Bibliografia Complementar: JUNIOR, M. J. Como escrever trabalho de conclusão de curso: instruções para planejar, montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 6 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009. VIEIRA, S.; HOSSNE, W. S. Metodologia científica para a área de saúde. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
|