Aula 0. apresentação e análise do Plano de Disciplina 2023.1 (08/05/2023 - 08/05/2023)
Aula 0. apresentação e análise do Plano de Disciplina
EMENTA:
a) O declínio do feudalismo;
b) A formação dos estados nacionais e do mercado mundial;
c) O processo de acumulação primitiva;
d) Industrialização e acumulação capitalista;
e) O capitalismo concorrencial e as industrializações atrasadas.
OBJETIVOS:
Reconstruir as características básicas das diversas formações econômicas ocidentais, a fim de evidenciar os seus contrastes e continuidades, bem como a evolução, o desenvolvimento e a maturação do capitalismo.
PROGRAMA:
1. Unidade I: o feudalismo europeu.
1.1. A evolução política do feudalismo europeu;
1.2. Características econômicas e sociais do feudalismo europeu;
1.3. O investimento da riqueza no regime feudal;
1.4. O comércio no regime feudal;
1.5. As cruzadas e o desenvolvimento do comércio;
1.6. A cidade e o feudo;
1.7. A transição para o capitalismo;
1.8. O regime de trabalho capitalista;
2. Unidade II: a expansão capitalista na Europa.
2.1. As grandes navegações e os descobrimentos;
2.2. A economia das colônias – política mercantilista.
2.3. A expansão do comércio marítimo.
2.4. A Revolução Industrial.
3. Unidade III: Primeira Guerra Mundial.
3.1. Repercussões políticas e econômicas da I Guerra Mundial;
4. Unidade IV: a expansão no pós-guerra.
4.1. A recuperação das economias após a Primeira Guerra Mundial.
5. Unidade V: a década de 1930 e a Grande Depressão.
5.1. A crise de 1929 e a Grande Depressão.
6. Unidade VI: a Segunda Guerra Mundial.
6.1. A Segunda Guerra Mundial e a economia Mundial.
7. Unidade VII: a economia mundial no pós-guerra.
7.1. A recuperação das economias após a Segunda Guerra Mundial.
7.2. A nova ordem mundial após a Segunda Guerra Mundial.
8. Unidade VIII: do capitalismo ao “imperialismo”.
8.1. O capital e os modos de produção;
8.2. A acumulação de capital para a indústria moderna;
8.3. As contradições do sistema capitalista e as crises capitalistas;
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
a) Roteiros de estudo;
b) Estudo e discussão de texto;
c) Estudo em grupo;
d) Seminários.
RECURSOS METODOLÓGICOS:
a) Quadro branco;
b) Projetor;
c) Livros-texto.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
a) Três provas escritas individuais discursivo-analíticas;
è No décimo-primeiro, vigésimo-segundo e trigésimo encontros – a aplicação da terceira prova poderá ser antecipada se o assunto da disciplina já tiver sido encerrado.
à Valor: dez pontos.
I. A prova pode ser respondida a lápis. Porém, provas a lápis não poderão ter a sua correção contestada.
II. Não escreva entre as linhas nem nas margens esquerda, direita, superior ou inferior. Use o verso da prova ou a folha fornecida pelo professor.
III. Respostas com caligrafia ilegível serão consideradas erradas.
IV. Durante a prova é proibido fazer ou atender ligações telefônicas, além de utilizar aparelhos de som ou assemelhados.
V. É proibido o uso de celular, prancheta eletrônica ou assemelhado como calculadora.
VI. Erros de português são inadmissíveis. Somente quinze falhas serão toleradas.
VII. Deixe um espaço de uma linha entre as respostas.
VIII. A simples reprodução do texto original não será aceita como resposta. Interprete-o à sua moda.
IX. Não serão aceitos exemplos iguais aos citados no texto ou na exposição do professor. Crie exemplos próprios.
X. Não responda o que não lhe foi perguntado.
XI. Vale o que está escrito.
XII. Questões que necessitem de cálculos devem apresentar memória de cálculo.
XIII. Cálculos e respostas numéricas devem ser arredondados até a segunda casa decimal.
XIV. Economia não tem acento (^).
XV. Explicar e dissertar são diferentes de citar.
XVI. Não lhe serão pedidas definições, mas as suas interpretações e aplicações práticas.
XVII. Considere que o professor não sabe a resposta e você terá de escrever explicando os termos incomuns, de forma que ele a entenda.
XVIII. Se você tiver mais de 25% de faltas não justificadas, não poderá participar de uma eventual prova de repescagem.
IXX. Se você for flagrado em atitude desonesta receberá nota zero e não poderá participar de uma eventual prova de repescagem.
XX. Não seja simplista nas suas respostas, tentando resumir em poucas linhas o que necessita de muitas para ser eficientemente explicado.
XXI. Após o término e a saída do primeiro aluno da sala onde se realiza a prova, é vedada a entrada de novos alunos.
XXII. A cópia de trechos de textos sem a indicação de autoria configura crime de contrafação, previsto na lei no 9.610/98 – lei dos direitos autorais, pelo que a questão será invalidada de forma integral.
XXIII. Em provas onde a consulta é aberta, é vedada a troca ou o repasse de textos de qualquer natureza.
XXIV. O conteúdo das disciplinas pré-requisito será cobrado de forma resumida nas avaliações.
XXV. O desrespeito a estas orientações acarretará na desconsideração de eventual questão extra ou questão desafio.
b) Participação em trabalhos de equipe;
è Debates entre os alunos acerca dos dois textos específicos para debates e dos textos complementares, anexados ao material da disciplina – EM AULAS EXTRAS.
è A regulamentação dos debates será definida pelo professor ao longo do semestre.
è Serão consideradas as técnicas apresentadas nos vídeos “A Arte de Ter Razão”, anexados ao material da disciplina.
à Valor: dez pontos.
c) Trabalhos individuais – INDETERMINADOS;
d) Participação ativa nas aulas – INDETERMINADAS.
BIBILIOGRAFIA
- AQUINO, Rubim Santos Leão de. “Histórias das Sociedades Modernas às Sociedades Atuais”. Rio de Janeiro: O Livro Técnico, 1998.
- BURNS, Edward McNall; et all. “História da Civilização Ocidental: do homem das cavernas às naves espaciais”. São Paulo: Globo, 1998.
- HUBERMAN, Leo. “História da Riqueza do Homem”. Rio de Janeiro: Zahar, 1984
- MAGALHÃES, Alberto Passos. “Quatro Séculos de Latifúndio”. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
- MAGALHÃES FILHO, Francisco de B. B. “História Econômica”. São Paulo: Sugestões Literárias, 1970.
- PEDRO, Antônio. “História Moderna e Contemporânea”. São Paulo: Moderna, 1985.
- PERENE, Henri. “História Econômica e Social da Idade Média”. São Paulo: Mestre John, 1982.
- MORAES, José Geraldo Vinci de. “Caminhos das Civilizações: da pré-história aos dias atuais”. São Paulo: Atual, 1993.
- REZENDE FILHO, Cyro de Barros. “História Econômica Geral”. São Paulo: Contexto, 1997.
- FRANCO JÚNIOR, Hilário e PAN CHACON, Paulo. “História Econômica Geral”. São Paulo: Atlas, 1986.