Metodologia: |
A disciplina tem o objetivo de articular o permanente sentido de construir um processo de ensino e aprendizagem que apresente resultados significativos para atividade educativa dos discentes. Assim, para uma efetiva construção do conhecimento, a disciplina discorrerá com a leitura e discussão de textos bases e complementares para apropriação crítica dos conteúdos como ponto de partida para a referida construção do conhecimento. Como ações em sala de aula teremos: aulas expositivas e dialogadas, estudos dirigidos, vídeo-aulas, produção de micro-aulas, debates, trabalhos individuais e em grupos.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem será de cunho qualitativo e quantitativo observando o desempenho do aluno ao longo da disciplina. O aluno será avaliado a partir do cumprimento dos seguintes critérios: assiduidade (obedecendo o que orienta a instituição); participação e interação durante as aulas; qualidade da interação; envolvimento, compromisso e cumprimento das atividades propostas. A avaliação quantitativa será pautada nas seguintes atividades com seus pesos correspondentes, totalizando 10,0 na nota final de cada eixo: EIXO 1- Trabalho escrito e Avaliação (prova escrita): Peso 3 e 7, respectivamente; EIXO 2- Produção de Plano de Ensino e Apresentação de Micro-aula: Peso 5 (cada um); EIXO 3- Trabalho escrito e Elaboração+Apresentação de Projeto Pedagógico: Peso 5 (cada um). Para obtenção da média final da disciplina, as notas dos 3 eixos serão somadas e divididas por 3.
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, Ana M. Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências. 5ª. Edição. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Docente. 28ª. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido. Didática, didáticas específicas e formação de professores: construindo saberes. In: TIBALLI, Elianda F. A. e CHAVES, Sandramara M. (orgs). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro (orgs). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2a ed. Cortez Editora. São Paulo, 2002.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho dágua, 2001.
VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 3ª. Ed. Campinas: Papirus, 1994.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AQUINO, Júlio Groppa. A indisciplina e a escola atual. Rev Fac Educ. 24 (2). Julho. 1998. Dispoonível em: <https://www.scielo.br/j/rfe/a/HcncVTNW39bFcg64tSPXfNq/?lang=pt#>. Acesso em: 10/02/2023.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola. In:___. Temas de Pedagogia diálogos entre didática e currículo. S. Paulo, Ed. Cortez, 2012
MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: teoria e pesquisa. 1ª. Ed. São Paulo: Junqueira&Marin, 2015.
SAVIANI, Demerval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida; SILVA JUNIOR, Celestino Alves (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996, p.39-50.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Repensando a didática. 29ª. Ed. Campinas: Papirus, 2012.
VEIGA, I. P. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: Veiga, Ilma Passos Alencastro (org.). Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 200
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