-

DCE0157 - PSICOLOGIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Disciplina Psicologia da Educação (02/05/2023 - 29/08/2023)
Apresentação da disciplina. (04/05/2023 - 04/05/2023)
Dinâmica e formação de grupos de estudo. (09/05/2023 - 09/05/2023)
Psicologia da educação: introdução (11/05/2023 - 11/05/2023)
Psicologia da educação: origem, conceitos. (16/05/2023 - 16/05/2023)
A constituição da subjetividade do ser humano. (18/05/2023 - 18/05/2023)
Teóricos da aprendizagem. (23/05/2023 - 23/05/2023)
Escolas de pensamento e teorias da aprendizagem. (25/05/2023 - 25/05/2023)
Enfoques teóricos à aprendizagem e ao ensino. (30/05/2023 - 30/05/2023)
Teóricos e suas contribuições para aprendizagem. (01/06/2023 - 01/06/2023)
Psicologia Educacional: embasamentos. (06/06/2023 - 06/06/2023)
Psicologia: construções e representações sociais. (08/06/2023 - 08/06/2023)
Psicologia e a interação professor-aluno. (13/06/2023 - 13/06/2023)
Concepções de aprendizagem. (15/06/2023 - 15/06/2023)
Desenvolvimento da Psicologia: teorias da introspecção e behaviorismo. (20/06/2023 - 20/06/2023)
A psicologia genética de Henri Wallon. (22/06/2023 - 22/06/2023)
Teorias cognitivas da motivação. (27/06/2023 - 27/06/2023)
Psicanálise e educação. (29/06/2023 - 29/06/2023)
Aprendizagem significativa: David Ausubel. (04/07/2023 - 04/07/2023)
As inteligências múltiplas. (06/07/2023 - 06/07/2023)
Processos psicológicos de aprendizagem. (11/07/2023 - 11/07/2023)
Inteligência, memória e criatividade. (13/07/2023 - 13/07/2023)
Inteligência. (18/07/2023 - 18/07/2023)
Memória. (20/07/2023 - 20/07/2023)
As dificuldade de aprendizagem. (25/07/2023 - 25/07/2023)
Os transtornos de aprendizagem. (27/07/2023 - 27/07/2023)
Intervenções e estratégias para se trabalhar as dificuldades em sala de aula. (01/08/2023 - 01/08/2023)
Transtornos e dificuldades de aprendizagem em sala de aula. (03/08/2023 - 03/08/2023)
A psicologia e o ambiente educacional: fracasso e evasão escolar. (08/08/2023 - 08/08/2023)
Planejamento e organização das questões da entrevista. (10/08/2023 - 10/08/2023)
Roda de conversa e entrevista com psicológo escolar e clínico. (15/08/2023 - 15/08/2023)
Organização do portfófio da disciplina. (17/08/2023 - 17/08/2023)
Relatos sobre a entrevista do psicólogo escolar e clínico. (22/08/2023 - 22/08/2023)
Avaliação da aprendizagem. (24/08/2023 - 24/08/2023)
Socialização dos portfólios da disciplina. (29/08/2023 - 29/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 17 22 24 29
1 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2022906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 10
3 2022903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
5 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 2021903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 66
9 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
10 2022903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
11 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2022903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 10
17 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2022903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
19 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2022903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
22 2022906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2022903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
26 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
27 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 8
28 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
29 2022903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022903**** 9,4 7,5 10,0 9.0 0 AM
2 2022904**** 9,6 7,8 8,8 8.7 0 AM
3 2022904**** 6,7 7,3 10,0 8.0 0 AM
4 2022904**** 8,1 8,3 10,0 8.8 0 AM
5 2022904**** 9,5 7,0 10,0 8.8 0 AM
6 2022904**** 8,3 7,4 8,5 8.1 0 AM
7 2022903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2022906**** 9,8 7,0 10,0 8.9 0 AM
9 2022903**** 9,1 7,0 8,8 8.3 0 AM
10 2022904**** 9,5 9,1 10,0 9.5 0 AM
11 2022904**** 9,6 7,0 10,0 8.9 0 AM
12 2022903**** 7,0 7,1 8,8 7.6 0 AM
13 2022904**** 9,2 7,8 9,0 8.7 0 AM
14 2022904**** 7,8 7,3 9,5 8.2 0 AM
15 2022904**** 8,8 9,0 10,0 9.3 0 AM
16 2022904**** 9,1 6,0 10,0 8.4 0 AM
17 2022904**** 7,5 7,1 10,0 8.2 0 AM
18 2022903**** 9,8 9,0 9,0 9.3 0 AM
19 2022904**** 9,7 7,0 10,0 8.9 0 AM
20 2022903**** 7,6 7,3 8,5 7.8 0 AM
21 2022904**** 8,2 7,8 8,2 8.1 0 AM
22 2021903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2022904**** 8,6 5,4 9,0 7.7 0 AM
24 2022904**** 7,8 7,5 10,0 8.4 0 AM
25 2022904**** 9,1 8,0 10,0 9.0 0 AM
26 2022904**** 8,2 6,3 9,5 8.0 0 AM
27 2022903**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
28 2022906**** 7,6 8,5 9,0 8.4 0 AM
29 2022904**** 8,4 9,0 10,0 9.1 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A ciência psicológica, a constituição de subjetividade, desenvolvimento e aprendizagem e transtornos e dificuldades de aprendizagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina tem o objetivo de articular o permanente sentido de construir um processo de ensino e aprendizagem que apresente resultados significativos para atividade educativa dos discentes. Assim, para uma efetiva construção do conhecimento, a disciplina discorrerá com a leitura e discussão de textos bases e complementares para apropriação crítica dos conteúdos como ponto de partida para a referida construção do conhecimento.
Como ações em sala de aula, teremos: aulas expositivas e dialogadas, estudos dirigidos, vídeo-aulas, seminários, debates, trabalhos individuais e em grupos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem será de cunho qualitativo e quantitativo observando o desempenho do aluno ao longo da disciplina. O aluno será avaliado a partir do cumprimento dos seguintes critérios: assiduidade (obedecendo o que orienta a instituição); participação e interação durante as aulas; qualidade da interação; envolvimento, compromisso e cumprimento das atividades propostas.
A avaliação quantitativa será pautada nas seguintes atividades com seus pesos correspondentes, totalizando 10,0 na nota final de cada eixo:
• EIXO 1- Atividade coletiva (Estações de aprendizagem) e Seminários: Peso 5 (cada um);
• EIXO 2- Avaliação escrita e trabalho (debate): Peso 7 e 3, respectivamente;
• EIXO 3- Relatos de experiência: entrevista com um psicólogo(a) e Produção de um portfólio: Peso 5 (cada um).
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AMIRALIAN, M. L. T. Psicologia do excepcional. São Paulo: EP, 1996.

ARÍES, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

BOCK, A. M. B; FURTADO, O, e TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de
Psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

BOCK, A. M. B; FURTADO, O, e TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologia sócio-histórica. São Paulo-SP: Cortez, 2001.

BRAGHIROLLI, E. M. et al. Psicologia Geral. 20ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.

CASTORINA, J. A. et al. Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo-SP: Ática, 1996.

COLL, C; PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia e educação. Trad. Angélica Mello Alves, Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

COLL, C; PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia e evolutiva. Trad. Angélica Mello Alves, Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

COLL, C; PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidades
educativas especiais e aprendizagem escolar. Trad. Angélica Mello Alves, Vol. 2. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COUTINHO, M. T. da C. e MOREIRA, M. Psicologia Educacional: um estudo dos processos de
desenvolvimento e aprendizagem humanos, voltados para a educação; ênfase na abordagem construtivista. 3ª ed. Belo Horizonte-MG: LÊ, 1993.

DAVIDOFF, L. L Introdução à Psicologia. Trad. Lenke Perez. 3ª ed. São Paulo-SP: Makron.
Books, 2001.

GOULART, Barbosa Goulart. Psicologia da Educação: Fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. 21ª ed.Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2015.

PEFROMM NETO, Samuel. Psicologia da Aprendizagem e do Ensino. São Paulo: EPU. Edusp, 1987.

ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos (Org.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar. 2. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2016.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/05/2023
29/08/2023
Disciplina Psicologia da Educação
04/05/2023
04/05/2023
Apresentação da disciplina.
09/05/2023
09/05/2023
Dinâmica e formação de grupos de estudo.
11/05/2023
11/05/2023
Psicologia da educação: introdução
16/05/2023
16/05/2023
Psicologia da educação: origem, conceitos.
18/05/2023
18/05/2023
A constituição da subjetividade do ser humano.
23/05/2023
23/05/2023
Teóricos da aprendizagem.
25/05/2023
25/05/2023
Escolas de pensamento e teorias da aprendizagem.
30/05/2023
30/05/2023
Enfoques teóricos à aprendizagem e ao ensino.
01/06/2023
01/06/2023
Teóricos e suas contribuições para aprendizagem.
06/06/2023
06/06/2023
Psicologia Educacional: embasamentos.
08/06/2023
08/06/2023
Psicologia: construções e representações sociais.
13/06/2023
13/06/2023
Psicologia e a interação professor-aluno.
15/06/2023
15/06/2023
Concepções de aprendizagem.
20/06/2023
20/06/2023
Desenvolvimento da Psicologia: teorias da introspecção e behaviorismo.
22/06/2023
22/06/2023
A psicologia genética de Henri Wallon.
27/06/2023
27/06/2023
Teorias cognitivas da motivação.
29/06/2023
29/06/2023
Psicanálise e educação.
04/07/2023
04/07/2023
Aprendizagem significativa: David Ausubel.
06/07/2023
06/07/2023
As inteligências múltiplas.
11/07/2023
11/07/2023
Processos psicológicos de aprendizagem.
13/07/2023
13/07/2023
Inteligência, memória e criatividade.
18/07/2023
18/07/2023
Inteligência.
20/07/2023
20/07/2023
Memória.
25/07/2023
25/07/2023
As dificuldade de aprendizagem.
27/07/2023
27/07/2023
Os transtornos de aprendizagem.
01/08/2023
01/08/2023
Intervenções e estratégias para se trabalhar as dificuldades em sala de aula.
03/08/2023
03/08/2023
Transtornos e dificuldades de aprendizagem em sala de aula.
08/08/2023
08/08/2023
A psicologia e o ambiente educacional: fracasso e evasão escolar.
10/08/2023
10/08/2023
Planejamento e organização das questões da entrevista.
15/08/2023
15/08/2023
Roda de conversa e entrevista com psicológo escolar e clínico.
17/08/2023
17/08/2023
Organização do portfófio da disciplina.
22/08/2023
22/08/2023
Relatos sobre a entrevista do psicólogo escolar e clínico.
24/08/2023
24/08/2023
Avaliação da aprendizagem.
29/08/2023
29/08/2023
Socialização dos portfólios da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
13/07/2023 1ª Avaliação
08/08/2023 2ª Avaliação
24/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 09:35