Metodologia: |
A disciplina tem o objetivo de articular o permanente sentido de construir um processo de ensino e aprendizagem que apresente resultados significativos para atividade educativa dos discentes. Assim, para uma efetiva construção do conhecimento, a disciplina discorrerá com a leitura e discussão de textos bases e complementares para apropriação crítica dos conteúdos como ponto de partida para a referida construção do conhecimento. Como ações em sala de aula, teremos: aulas expositivas e dialogadas, estudos dirigidos, vídeo-aulas, seminários, debates, trabalhos individuais e em grupos.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem será de cunho qualitativo e quantitativo observando o desempenho do aluno ao longo da disciplina. O aluno será avaliado a partir do cumprimento dos seguintes critérios: assiduidade (obedecendo o que orienta a instituição); participação e interação durante as aulas; qualidade da interação; envolvimento, compromisso e cumprimento das atividades propostas. A avaliação quantitativa será pautada nas seguintes atividades com seus pesos correspondentes, totalizando 10,0 na nota final de cada eixo: EIXO 1- Atividade coletiva (Estações de aprendizagem) e Seminários: Peso 5 (cada um); EIXO 2- Avaliação escrita e trabalho (debate): Peso 7 e 3, respectivamente; EIXO 3- Relatos de experiência: entrevista com um psicólogo(a) e Produção de um portfólio: Peso 5 (cada um).
|
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AMIRALIAN, M. L. T. Psicologia do excepcional. São Paulo: EP, 1996.
ARÍES, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
BOCK, A. M. B; FURTADO, O, e TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
BOCK, A. M. B; FURTADO, O, e TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologia sócio-histórica. São Paulo-SP: Cortez, 2001.
BRAGHIROLLI, E. M. et al. Psicologia Geral. 20ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.
CASTORINA, J. A. et al. Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo-SP: Ática, 1996.
COLL, C; PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia e educação. Trad. Angélica Mello Alves, Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COLL, C; PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia e evolutiva. Trad. Angélica Mello Alves, Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COLL, C; PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Trad. Angélica Mello Alves, Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COUTINHO, M. T. da C. e MOREIRA, M. Psicologia Educacional: um estudo dos processos de desenvolvimento e aprendizagem humanos, voltados para a educação; ênfase na abordagem construtivista. 3ª ed. Belo Horizonte-MG: LÊ, 1993.
DAVIDOFF, L. L Introdução à Psicologia. Trad. Lenke Perez. 3ª ed. São Paulo-SP: Makron. Books, 2001.
GOULART, Barbosa Goulart. Psicologia da Educação: Fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. 21ª ed.Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2015.
PEFROMM NETO, Samuel. Psicologia da Aprendizagem e do Ensino. São Paulo: EPU. Edusp, 1987.
ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos (Org.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre : Artmed, 2016.
|