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DCE0174 - METODOLOGIA DE ENSINO DA METEMATICA - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Aula Introdutória: abordagem geral das temáticas que serão estudadas ao longo do semestre letivo. (09/05/2023 - 09/05/2023)
    
Inicia em 09/05/2023 às 0h 0 e finaliza em 16/05/2023 às 23h 59
   10638-Texto do artigo-56703-1-10-20150918.pdf 
   Profissão Professor  (Livro) 
Fundamentos Teóricos Metodológicos para o Ensino de Matemática. (12/05/2023 - 12/05/2023)
Concepções sobre a Matemática e sobre o Ensino de Matemática. (16/05/2023 - 16/05/2023)
Processos do Pensamento Matemático: análise de resolução de alunos a questões do ENADE. (19/05/2023 - 19/05/2023)
Processos do Pensamento Matemático: discussão teórica e análise de resolução de alunos a questões do ENADE. (23/05/2023 - 23/05/2023)
Concepções sobre a natureza da Matemática: Pitagórica, Platônica, Absolutista, Falibilista. (26/05/2023 - 26/05/2023)
Ensino Exploratório: iniciando a discussão. (30/05/2023 - 30/05/2023)
Ensino Exploratório: aprofundando o estudo e a discussão dessa perspectiva metodológica. (02/06/2023 - 02/06/2023)
Planejamento de uma aula de Matemática na perspectiva do Ensino Exploratório. (06/06/2023 - 06/06/2023)
Discussões coletivas sobre as aulas planejadas pelos estudantes. (09/06/2023 - 09/06/2023)
Ensino Exploratório: síntese das discussões. (13/06/2023 - 13/06/2023)
Raciocínio Matemático e o Ensino Exploratório em aulas de Matemática: discussões teórico-prático. (16/06/2023 - 16/06/2023)
Tipos de Raciocínio em Matemática: dedutivo, abdutivo, indutivo. (20/06/2023 - 20/06/2023)
Raciocínio em Aulas de Matemática. (23/06/2023 - 23/06/2023)
  RESUMO ANALÍTICO 1..doc 
Caros estudantes, vocês irão utilizar o documento, em anexo, para elaborar um Resumo Analítico do Texto Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? dos professores João Pedro da Ponte, Marisa Quaresma e Joana Mata Pereira.
Investigações Matemáticas na Sala de Aula: João Pedro da Ponte, Joana Brocardo e Helia Oliveira (27/06/2023 - 27/06/2023)
Modelagem Matemática na perspectiva do Professor e Pesquisador Rodney Bassanezi. (30/06/2023 - 30/06/2023)
Modelagem Matemática: discussões a luz de Salett Biembengut. (04/07/2023 - 04/07/2023)
Metodologia de Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas. (07/07/2023 - 07/07/2023)
Produção de Vídeos para e no Ensino de Matemática. (11/07/2023 - 11/07/2023)
Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avalição de Matemática através da Resolução de Problemas e a Sala de Aula. (14/07/2023 - 14/07/2023)
Educação Matemática Inclusiva: a que se refere? (18/07/2023 - 18/07/2023)
Possibilidades Didáticas para o Ensino de Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. (21/07/2023 - 21/07/2023)
Laboratório do Ensino de Matemática: possibilidades didáticas para o desenvolvimento dos processos mentais básicos para a aprendizagem da Matemática. (25/07/2023 - 25/07/2023)
Processos Mentais Básicos para a Aprendizagem Matemática: reflexões com o Professor Sérgio Lorenzato. (28/07/2023 - 28/07/2023)
Processos Mentais Básicos para a Aprendizagem Matemática: apresentação de atividades que podem ser desenvolvidas na sala de aula. (01/08/2023 - 01/08/2023)
O Programa Etnomatemática: a que se refere? (04/08/2023 - 04/08/2023)
Ensino de Funções Polinomiais Reais: algumas reflexões à luz dos estudos em Educação Matemática (08/08/2023 - 08/08/2023)
Ensino de Funções: uma análise em livros didáticos. (11/08/2023 - 11/08/2023)
Ensino de Geometria: reflexões teórico-práticas. (15/08/2023 - 15/08/2023)
Teoria do Desenvolvimento do Raciocínio Geométrico. (18/08/2023 - 18/08/2023)
Atividade Avaliativa: produção de um texto dissertativo-argumentativo. (22/08/2023 - 22/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
02 05 09 12 16 19 23 26 30 02 06 13 16 20 23 27 30 04 07 11 14 18 21 25 28 01 04 08 11 15
1 2021904**** 0 0 0 2 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 2 0 0 7
2 2020906**** 0 0 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 5
3 2021904**** 0 0 1 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 4
4 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 1
5 2021903**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
6 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 1 0 0 0 2 0 0 5
8 2019904**** 0 0 1 2 1 0 1 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 8
9 2022903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
10 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 4
11 2021901**** 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 2 0 0 6
12 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 1 1 1 0 0 0 0 0 0 9
13 2020902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
14 2021903**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
16 2019904**** 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 1 1 0 0 1 0 0 0 8
17 2021904**** 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 1 0 0 0 5
18 2021904**** 0 0 0 0 1 1 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 1 2 0 2 2 2 2 2 21
19 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
21 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 1 0 0 1 1 2 0 0 9
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
2 2021903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
3 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2021904**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
5 2021904**** 8,0 0,0 0,0 2.7 21 RF
6 2021904**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
7 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2021903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
9 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
11 2021904**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
12 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2021903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
14 2022903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
15 2019904**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
16 2021904**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
17 2021904**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
18 2021903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
19 2021903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
20 2021904**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
21 2020906**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
22 2021904**** 8,5 8,5 10,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Contribuições teóricas para o ensino da Matemática. Tendências da Educação Matemática. A Matemática como componente curricular. Parâmetros Curriculares Nacionais para Matemática (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). A formação do pensamento pelo caminho da simbolização. Propostas pedagógicas voltadas para a Educação Matemática. Cotejamento dos principais conteúdos específicos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com metodologias adequadas: teoria dos números, medidas, conjuntos e funções, álgebra, geometria, trigonometria. Formação dos principais conceitos matemáticos: quantidade, correspondência biunívoca, área, volume, espaço. Acompanhamento do processo ensino-aprendizagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia a ser adotada proporcionará o envolvimento dos alunos por meio de aulas expositivas dialogadas, discussão de leituras, estudos individuais e em grupos e seminários.
Serão utilizados como recursos: quadro branco, pincel, data-show, livros e artigos que discutem as temáticas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas; responsabilidade, pontualidade, assiduidade, qualidade dos trabalhos produzidos e apresentação de seminários. O aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina. Os alunos que não obtiverem a média final serão submetidos ao exame final caso tenham obtido média ≥ 4,0 (quatro). Passará com o exame final o aluno que obtiver média ≥ 6,0 (seis).
Horário de atendimento: 20:00h às 22:00h
Bibliografia: BÁSICA: BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo, SP: Editora Contexto, 2002.
CANAVARRO, A. P. Ensino Exploratório da Matemática: práticas e desafios. Educação e Matemática, Lisboa, n. 115, p. 11-17, 2011. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/4265/1/APCanavarro%202011%20EM115%20pp11-17%20Ensino%20Explorat%C3%B3rio.pdf. Acesso em: março de 2023.
D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2012.
MALINOSKY, F. C. da R.; BARALDI, I. M. Educação matemática inclusiva: estudos e percepções (Org.). Campinas, SP : Mercado de Letras, 2018.
ONUCHIC, L. R.; et al. (Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial. 2014.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigação Matemática na Sala de Aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.160p.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, n. 14, p. 66- 91, 2000
COMPLEMENTAR:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental). Brasília: MEC, 1997.
BIEMVENGUT, S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 3. Ed. – São Paulo: Contexto,2003.
D'AMBRÓSIO. U. Educação Matemática: da teoria a prática. São Paulo: Papirus,1997.
SERRAZINA, L. Aprender Matemática com Compreensão: raciocínio matemático e ensino exploratório. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 12 - número 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250302. Acesso em: abril de 2023.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/05/2023
09/05/2023
Aula Introdutória: abordagem geral das temáticas que serão estudadas ao longo do semestre letivo.
12/05/2023
12/05/2023
Fundamentos Teóricos Metodológicos para o Ensino de Matemática.
16/05/2023
16/05/2023
Concepções sobre a Matemática e sobre o Ensino de Matemática.
19/05/2023
19/05/2023
Processos do Pensamento Matemático: análise de resolução de alunos a questões do ENADE.
23/05/2023
23/05/2023
Processos do Pensamento Matemático: discussão teórica e análise de resolução de alunos a questões do ENADE.
26/05/2023
26/05/2023
Concepções sobre a natureza da Matemática: Pitagórica, Platônica, Absolutista, Falibilista.
30/05/2023
30/05/2023
Ensino Exploratório: iniciando a discussão.
02/06/2023
02/06/2023
Ensino Exploratório: aprofundando o estudo e a discussão dessa perspectiva metodológica.
06/06/2023
06/06/2023
Planejamento de uma aula de Matemática na perspectiva do Ensino Exploratório.
09/06/2023
09/06/2023
Discussões coletivas sobre as aulas planejadas pelos estudantes.
13/06/2023
13/06/2023
Ensino Exploratório: síntese das discussões.
16/06/2023
16/06/2023
Raciocínio Matemático e o Ensino Exploratório em aulas de Matemática: discussões teórico-prático.
20/06/2023
20/06/2023
Tipos de Raciocínio em Matemática: dedutivo, abdutivo, indutivo.
23/06/2023
23/06/2023
Raciocínio em Aulas de Matemática.
27/06/2023
27/06/2023
Investigações Matemáticas na Sala de Aula: João Pedro da Ponte, Joana Brocardo e Helia Oliveira
30/06/2023
30/06/2023
Modelagem Matemática na perspectiva do Professor e Pesquisador Rodney Bassanezi.
04/07/2023
04/07/2023
Modelagem Matemática: discussões a luz de Salett Biembengut.
07/07/2023
07/07/2023
Metodologia de Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas.
11/07/2023
11/07/2023
Produção de Vídeos para e no Ensino de Matemática.
14/07/2023
14/07/2023
Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avalição de Matemática através da Resolução de Problemas e a Sala de Aula.
18/07/2023
18/07/2023
Educação Matemática Inclusiva: a que se refere?
21/07/2023
21/07/2023
Possibilidades Didáticas para o Ensino de Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva.
25/07/2023
25/07/2023
Laboratório do Ensino de Matemática: possibilidades didáticas para o desenvolvimento dos processos mentais básicos para a aprendizagem da Matemática.
28/07/2023
28/07/2023
Processos Mentais Básicos para a Aprendizagem Matemática: reflexões com o Professor Sérgio Lorenzato.
01/08/2023
01/08/2023
Processos Mentais Básicos para a Aprendizagem Matemática: apresentação de atividades que podem ser desenvolvidas na sala de aula.
04/08/2023
04/08/2023
O Programa Etnomatemática: a que se refere?
08/08/2023
08/08/2023
Ensino de Funções Polinomiais Reais: algumas reflexões à luz dos estudos em Educação Matemática
11/08/2023
11/08/2023
Ensino de Funções: uma análise em livros didáticos.
15/08/2023
15/08/2023
Ensino de Geometria: reflexões teórico-práticas.
18/08/2023
18/08/2023
Teoria do Desenvolvimento do Raciocínio Geométrico.
22/08/2023
22/08/2023
Atividade Avaliativa: produção de um texto dissertativo-argumentativo.
Avaliações
Data Descrição
02/06/2023 1ª Avaliação
04/07/2023 2ª Avaliação
25/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Livro Modelagem Matemática No Ensino.
Artigo Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula?
Outros Processos do Pensamento Matemático Avançado evidenciados em resoluções de questões do ENADE
Livro Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação.
Livro Ensino-aprendizagem de matemática através de resolução de problema.
Livro Ensino – aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia.
Livro Matemática na escola: que ciência é esta?
Livro Investigações Matemáticas na Sala de Aula.
Livro Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas?
Livro Tendências internacionais em formação de professores de Matemática.
Artigo APRENDER MATEMÁTICA COM COMPREENSÃO: RACIOCÍNIO MATEMÁTICO E ENSINO EXPLORATÓRIO
Artigo Ensino de Matemática e Educação Matemática: algumas considerações sobre seus significados
Outros Concepção sobre a Matemática e seu ensino na perspectiva de professores que ensinam Matemática na Licenciatura em Alagoas
Livro Desenvolvimento profissional de professores: Os desafios da aprendizagem permanente
Livro Profissão Professor
Livro Formação dos professores de Matemática: perspetivas atuais
Artigo O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º ciclo e a melhoria do ensino da Matemática
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula de amanhã, dia 23 de Junho 22/06/2023
Aula de amanhã, dia 30 de maio 29/05/2023
IX Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática (IX SHIAM) 23/05/2023
Convocação para debate e participação na elaboração do PDI 22/05/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:21