-

CLI/CEAD058 - Processos criativos e formação para o trabalho - Turma: 8A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (14/04/2023 - 05/05/2023)

Esta disciplina tem como objetivo contribuir para que os discentes tenham uma percepção mais criativa, dinâmica e proativa do mundo do trabalho do século XXI.

Disponível em: https://www.polocriativo.com.br/blog/processo-criativo-como-desenvolver

Caro(a) aluno(a),

Vocês tiveram ao longo das disciplinas anteriores conteúdos relevantes para uma base sólida para se tornarem Especialistas em Ensino de Xadrez. Agora, encerrando o curso, nós vamos abordar um tema, também relevante e bastante necessário para a formação de vocês enquanto especialistas em Ensino de Xadrez.

A disciplina está estruturada em 04 unidades, com textos bem atuais e de leitura agradável. A leitura de todos os textos é fundamental para um melhor aproveitamento da disciplina.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da

Professora Francisca Maria Cosme de Carvalho

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo:

Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela, do Curso de Administração; Doutora em Administração pelo Centro Universitário FEI/São Paulo; Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA/UFPI com Dissertação defendida em 2014 e homenageada em 2016 pelo Prêmio Vale Capes de Sustentabilidade com menção honrosa na modalidade "Tecnologias Socioambientais com ênfase no Combate a Pobreza".

 

Saiba mais no Currículo Lattes:

Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Francisca Maria Cosme de Carvalho) (cnpq.br)

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (14/04/2023 - 05/05/2023)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:

SEMANA 1

TÓPICO I – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA TÓPICO 2 – AMBIENTAÇÃO DO ALUNO

TÓPICO 3 – INÍCIO DA DISCIPLINA (CONTEÚDOS)

UNIDADE I - Processos criativos, ensino e aprendizagem:

. Teorias da Criatividade;

. Processos Criativos no trabalho docente;

. Bloqueadores e facilitadores da criatividade;

. Processos Criativos no trabalho Docente.

 

EXERCÍCIO AVALIATIVO: Resenha artigo.

Vigotski e os Processos Criativos de Professores ante a Realidade Atual.

 

SEMANA 2

UNIDADE II - Design Thinking e educação

. O que é Design Thinking;

. Como implementar o Design Thinking na Escola.

 

UNIDADE III - Inovação e transformação social.

. Inovação Social: um Conceito em construção;

. Inovação e Sustentabilidade.

. A inovação social para a transformação social por meio de mudanças nas práticas sociais.

 

EXERCÍCIO AVALIATIVO: Responder lista de Exercícios.

.

SEMANA 3

UNIDADE IV - Desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no Novo Ensino Médio.

. O que é o desenvolvimento de competências;

. Por que desenvolver competências é importante;

. A demanda por práticas pedagógicas que estimulem o aprendizado dos estudantes e aquisição de novos conhecimentos.

 

EXERCÍCIO AVALIATIVO: Prova

 

   1_Processo Criativo_Livro.pdf 
UNIDADE I (14/04/2023 - 05/05/2023)

. Teorias da Criatividade;

. Processos Criativos no trabalho docente;

. Bloqueadores e facilitadores da criatividade;

. Processos Criativos no trabalho Docente.

Informar sobre teorias e processos que fundamentam o tema da criatividade, sobre a importância de sua aplicabilidade no mundo das inovações, seja como um processo cognitivo para desenvolvimento de uma ideia, seja para desenvolvimento pessoal.

Material da Disciplina:

1 - Plano de Ensino

2 - Slides (unidade I)

3 - Texto base/Livro: Processo da criatividade de Ana Claudia Inácio da Silva Pirolo

4 – Artigo:

Vigotski e os Processos Criativos de Professores ante a Realidade Atual.

 

Material Complementar:

-  BIBLIOTECA VIRTUAL

-  VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=TeNjbaFTzaE&embeds_euri=https%3A%2F%2Fwww.go ogle.com.br%2Fsearch%3Fq%3Dvideo%2Bprocesso%2Bcriativo%26sxsrf%3DAPwXEdc- FpnAy_aeUbbK1esWiNx4uItNGw%253A1681361352069%26source%3Dhp%26ei&source_ve_ path=MjM4NTE&feature=emb_title.

A criatividade não tem relação com inteligência, com DNA, ela pode ser desenvolvida

Ao final desta unidade o discente deverá ser capaz de entender que a criatividade não é sinônimo de arte, subsidiando esse entendimento com as teorias da Teorias da Criatividade, bem como a importância das técnicas do processo criativo.

    
Inicia em 14/04/2023 às 8h 0 e finaliza em 07/05/2023 às 23h 59
UNIDADE II e III (14/04/2023 - 05/05/2023)

TÍTULO DA SEMANA:

Unidade II - Design Thinking e educação.

UNIDADE III - Inovação e transformação social. EXERCÍCIO AVALIATIVO: Responder lista de Exercícios. Material Auxiliar:

Disponível em:

https://www.insper.edu.br/noticias/inovacao-social-criando-solucoes- impacto/?gclid=CjwKCAjwrdmhBhBBEiwA4Hx5g8VcY2s7Kyz8LDE-2nhNhWoIm6ukWMoLQ- m1vt-c9IoHXhqDsiX52BoCspwQAvD_BwE

 

Material da Disciplina:

1 - Slides (unidade II e III) 2 - Texto base/Livro:

. Design Thinking, Cognição e Educação no Século XXI;

. Entenda definitivamente o que é design thinking;

. Inovações Sociais (Livro de Daniele Farfus (org) e Maria Cristhina de Souza Rocha (org)), capítulos 1 e 2.

. O que é Design Thinking;

. Como implementar o Design Thinking na Escola.

. Inovação Social: um Conceito em construção;

. Inovação e Sustentabilidade;

. A inovação social para a transformação social por meio de mudanças nas práticas sociais.

Conceituar Design Thinking como um processo colaborativo e estabelecer uma relação entre seu método de desenvolvimento de ideias e a promoção da Educação Criativa;

Sistematizar metodologias de Inovação que promovam transformação social.

-  BIBLIOTECA VIRTUAL

-  VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=S4f3ffvbu80

https://www.youtube.com/watch?v=iAz9w_oiFk8

 

O design thinking é uma metodologia de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços profundamente estudada e difundida por David M. Kelley, da Universidade Stanford, por Tim Brown, autor de “Change by Design”, e por Roger Martin, da Rotman School.

 

O design thinking pode ser descrito como uma disciplina que usa a sensibilidade e os métodos do design para atender às necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente viável, por meio de uma estratégia de negócios que pode se converter em valor para o cliente e oportunidades de mercado.

Tim Brown

Estabelecer um link entre inovação social e design thinking é um meio para se gerar estratégias e soluções para aliviar problemas sociais que impactam de forma negativa uma parcela significativa da população brasileira e mundial.

    
Inicia em 02/05/2023 às 0h 0 e finaliza em 07/05/2023 às 12h 0
UNIDADE IV (14/04/2023 - 05/05/2023)

- Desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no Novo Ensino Médio.

. O que é o desenvolvimento de competências;

. Por que desenvolver competências é importante;

. A demanda por práticas pedagógicas que estimulem o aprendizado dos estudantes e aquisição de novos conhecimentos.

- Elaborar um Mapa de Desenvolvimento de Competências em Inovação que promovam transformação social.

- BIBLIOTECA VIRTUAL:

VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=Z7QobESh0_0

https://www.youtube.com/watch?v=EmK3pw-I4fM

Competências dos profissionais do futuro: ideias de inovação

 

As           competências necessárias para os profissionais do futuro estão relacionadas a inovação e a capacidade de articular ideias para a redução das preocupações sociais.

1- Flexibilidade cognitiva;

2- Negociação e persuasão;

3- Julgamento e tomada de decisões;

4 – Inteligência Emocional;

5 – Gestão de Pessoas;

6 – Criatividade;

7- Pensamento crítico e analítico;

8- Resolução de problemas complexos

9 -  Inserção tecnológica.

Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 6,0 7,0 7,0 6.4 0 AM
2 2022200**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
3 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2022200**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 AM
5 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
6 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2022200**** 10,0 7,5 10,0 9.5 0 AM
9 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
10 2022200**** 10,0 7,5 10,0 9.5 0 AM
11 2022200**** 8,0 7,5 8,0 7.9 0 AM
12 2022200**** 8,0 7,5 8,0 7.9 0 AM
13 2022200**** 9,0 7,5 9,0 8.7 0 AM
14 2022200**** 10,0 7,0 9,0 9.2 0 AM
15 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2022200**** 9,0 7,0 8,0 8.4 0 AM
18 2022200**** 9,0 7,0 8,0 8.4 0 AM
19 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2022200**** 7,0 7,0 6,0 6.8 0 AM
21 2022200**** 10,0 6,5 10,0 9.3 0 AM
22 2022200**** 10,0 6,5 10,0 9.3 0 AM
23 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 2022200**** 7,0 8,5 6,0 7.1 0 AM
25 2022200**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 AM
26 2022201**** 9,0 7,0 10,0 8.8 0 AM
27 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
29 2022200**** 8,0 8,5 9,0 8.3 0 AM
30 2022200**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 AM
31 2022200**** 10,0 6,0 9,0 9.0 0 AM
32 2022201**** 8,0 7,0 7,0 7.6 0 AM
33 2022200**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
34 2022200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
35 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2022201**** 10,0 6,0 10,0 9.2 0 AM
37 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 2022200**** 8,0 7,0 5,0 7.2 0 AM
39 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2022200**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
41 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
42 2022200**** 9,0 8,0 7,3 8.5 0 AM
43 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2022201**** 9,0 7,0 7,0 8.2 0 AM
45 2022200**** 10,0 7,5 9,0 9.3 0 AM
46 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
47 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
48 2022200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
49 2022200**** 10,0 0,0 9,0 7.8 0 AM
50 2022200**** 6,5 5,0 6,0 6.1 0 AM
51 2022200**** 5,5 8,0 6,0 6.1 0 AM
52 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
53 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
54 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
55 2022200**** 10,0 7,5 5,0 8.5 0 AM
56 2022200**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
57 2022200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
58 2022200**** 10,0 7,0 7,0 8.8 0 AM
59 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
60 2022201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
61 2022200**** 10,0 7,5 10,0 9.5 0 AM
62 2022200**** 8,0 7,5 6,0 7.5 0 AM
63 2022200**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
64 2022200**** 10,0 6,0 9,0 9.0 0 AM
65 2022200**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
66 2022200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
67 2022200**** 10,0 7,0 9,0 9.2 0 AM
68 2022200**** 6,0 7,0 6,0 6.2 0 AM
69 2022200**** 6,0 5,5 6,4 6.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULA 02 28/04/2023
Segunda aula Síncrona. 24/04/2023
LINK AULA 01 15/04/2023
AULA 01 13/04/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:17