Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Os conteúdos serão desenvolvidos por intermédio de discussão dos casos clínicos de cada paciente, seminários de leitura, interpretação e discussão de textos e artigos científicos, estudos de caso, estudos dirigidos, demonstração e treino de técnicas específicas. Será utilizada estratégia de trabalho em dupla ou individual durante as vivências para aprendizado das técnicas avaliativas. Os recursos utilizados serão quadro branco, Datashow com power point, pincel e apagador, papel madeira, internet, dentre outros necessários de acordo com o andamento do estágio. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Para a avaliação das atividades desenvolvidas serão utilizados os seguintes testes: prova escrita, ficha de avaliação e evolução dos pacientes, relatórios, autoavaliação, estudo de caso (caso-análise/ caso-problema) e seminários. Serão levados em consideração para compor a nota: habilidades, assiduidade e pontualidade, interesse e iniciativa, dinamismo e capacidade de observação, participação nas práticas, participação na discussão de estudos de casos e relatório de atividades a ser apresentado ao final da prática. Os alunos que obtiverem, a média aritmética dessas quatro avaliações, a nota mínima 7,0 estarão aprovados. Os alunos que obtiverem a média aritmética entre 4,0 e 6,9 realizarão a avaliação final da disciplina. Os alunos que obtiverem a média aritmética abaixo de 4,0 estarão reprovados por nota. Para aprovação o aluno deverá ter, no mínimo, 100% de frequência na disciplina.
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Horário de atendimento:
| segunda e terça (14h às 18h) |
Bibliografia:
| BOBATH, B. Hemiplegia no Adulto. São Paulo: Manole, 1978. CAMBIER, J. et.al. Manual de Neurologia. São Paulo: Masson, 1998. DAVIES, Patrícia M. Exatamente no Centro. 1ª ed. Bras., São Paulo, Manole, 1996. DAVIES, Patrícia M. Passos a Seguir. 1ª ed. Bras., São Paulo, Manole, 1996. DAVIES, Patrícia M. Recomeçando Outra Vez. 1ª ed. Bras., São Paulo, Manole, 1996. DORETTO, D. Fisiopatologia Clínica do Sistema Nervoso. Rio de Janeiro: Atheneu. KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H. JESSEL, T.M. Fundamentos da Neurociência e do Comportamento. Rio de Janeiro: Prentice Hall. MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. Rio de Janeiro: Atheneu, 1996.(10) NITRINE, R, BACHESCHI, L. R. A Neurologia que o todo o médico deve saber. São Paulo: Maltese(6) REICHEL; HILDE, S. Método Kabat - Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. São Paulo, Premier, 1998. SANVITO, STOKES, M. Neurologia para Fisioterapeutas. Ed. Premier, 2000. UMPHRED, D. Fisioterapia Neurológica. São Paulo: Manole, 1994. ARTIGOS CIENTÍFICOS. |