-

CH/CEAD036 - HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Turma: 5A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (17/06/2023 - 27/06/2023)

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dra. Carla Silvino de Oliveira

 

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2021), com a tese intitulada "A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História". Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2003), Especialização em Docência na Educação a Distância pela Universidade de Fortaleza (2011) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professora adjunta do curso de História da Universidade Federal do Piauí - CSHNB. Tem experiência na área de Ensino de História, com ênfase em Currículo, Didática, Formação e Práticas Pedagógicas.

 

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6806995106910989 

ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA 

SEMANA 1

TÓPICO I – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

TÓPICO 2 – AMBIENTAÇÃO DO ALUNO

TÓPICO 3 – INÍCIO DA DISCIPLINA (CONTEÚDOS)

Unidade I - História do Ensino de História entre mudanças e permanências

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I

 

SEMANA 2

TÓPICO 4: Unidade II – História Social do Currículo de História 

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE II

 

SEMANA 3

TÓPICO 5: Unidade III – História do Ensino de História, Materiais Didáticos e Livros Didáticos 

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE III

TÓPICO 6: AVALIAÇÃO 

   carlasilvino_PLANO_DISCIPLINA_ENSINO_de_HISTORIA_do_BRASIL_e_do_MUNDO_CONTEMPORANEO__2023_1_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (17/06/2023 - 27/06/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 17/06/2023 às 08:00 a 27/06/2023 às 23:59
UNIDADE I (17/06/2023 - 27/06/2023)

Unidade I – História do Ensino de História entre mudanças e permanências

https://ler-livros.com/ler-online-ebook-pdf-historia-do-brasil-adaptada-ao-ensino-primario-e-secundario-baixar-resumo/


1. O conhecimento histórico entre o campo acadêmico e escolar.

2. O ensino de História nas humanidades clássicas e modernas.

 

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=hWLrVMzlrAs

-  LINKS DE ARTIGO

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista de História de Educação – RHE, Porto Alegre, v. 16, n. 37, maio/ago, 2012, p. 73- 91.

 

NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetórias e perspectivas. In: Revista Brasileira de História, ANPUH/Marco Zero, São Paulo, no 25/26, setembro 92/agosto 93, p. 143-162.

 

ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo e GONTIJO, Rebeca (orgs.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009.

 

FERNANDES, A. T. de C. Ensino de História e seus conteúdos. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 93, p. 151-173, 2018. DOI: 10.5935/0103-4014.20180036. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152566.  Acesso em: 25 abr. 2022.

 

BITTENCOURT, C. F. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 93, p. 127-149, 2018. DOI: 10.5935/0103-4014.20180035. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152562. Acesso em: 25 abr. 2022. 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 17/06/2023 às 08:00 a 04/07/2023 às 18:59
UNIDADE II (17/06/2023 - 27/06/2023)

Unidade II - História Social do Currículo de História

Disponível em: link  https://www.tudosaladeaula.com/p/bncc.html 


 


1. Currículo, conhecimento e cultura escolar

2.Construção histórico-social dos currículos do Ensino de História (1997-2023)