-

CH/CEAD036 - HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Turma: 5A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (17/06/2023 - 27/06/2023)

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dra. Carla Silvino de Oliveira

 

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2021), com a tese intitulada "A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História". Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2003), Especialização em Docência na Educação a Distância pela Universidade de Fortaleza (2011) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professora adjunta do curso de História da Universidade Federal do Piauí - CSHNB. Tem experiência na área de Ensino de História, com ênfase em Currículo, Didática, Formação e Práticas Pedagógicas.

 

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6806995106910989 

ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA 

SEMANA 1

TÓPICO I – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

TÓPICO 2 – AMBIENTAÇÃO DO ALUNO

TÓPICO 3 – INÍCIO DA DISCIPLINA (CONTEÚDOS)

Unidade I - História do Ensino de História entre mudanças e permanências

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I

 

SEMANA 2

TÓPICO 4: Unidade II – História Social do Currículo de História 

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE II

 

SEMANA 3

TÓPICO 5: Unidade III – História do Ensino de História, Materiais Didáticos e Livros Didáticos 

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE III

TÓPICO 6: AVALIAÇÃO 

   carlasilvino_PLANO_DISCIPLINA_ENSINO_de_HISTORIA_do_BRASIL_e_do_MUNDO_CONTEMPORANEO__2023_1_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (17/06/2023 - 27/06/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 17/06/2023 às 08:00 a 27/06/2023 às 23:59
UNIDADE I (17/06/2023 - 27/06/2023)

Unidade I – História do Ensino de História entre mudanças e permanências

https://ler-livros.com/ler-online-ebook-pdf-historia-do-brasil-adaptada-ao-ensino-primario-e-secundario-baixar-resumo/


1. O conhecimento histórico entre o campo acadêmico e escolar.

2. O ensino de História nas humanidades clássicas e modernas.

 

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=hWLrVMzlrAs

-  LINKS DE ARTIGO

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista de História de Educação – RHE, Porto Alegre, v. 16, n. 37, maio/ago, 2012, p. 73- 91.

 

NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetórias e perspectivas. In: Revista Brasileira de História, ANPUH/Marco Zero, São Paulo, no 25/26, setembro 92/agosto 93, p. 143-162.

 

ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo e GONTIJO, Rebeca (orgs.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009.

 

FERNANDES, A. T. de C. Ensino de História e seus conteúdos. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 93, p. 151-173, 2018. DOI: 10.5935/0103-4014.20180036. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152566.  Acesso em: 25 abr. 2022.

 

BITTENCOURT, C. F. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 93, p. 127-149, 2018. DOI: 10.5935/0103-4014.20180035. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152562. Acesso em: 25 abr. 2022. 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 17/06/2023 às 08:00 a 04/07/2023 às 18:59
UNIDADE II (17/06/2023 - 27/06/2023)

Unidade II - História Social do Currículo de História

Disponível em: link  https://www.tudosaladeaula.com/p/bncc.html 


 


1. Currículo, conhecimento e cultura escolar

2.Construção histórico-social dos currículos do Ensino de História (1997-2023)

Estudar as Políticas educacionais contemporâneas e seus reflexos no Ensino de História, com ênfase nas reformas curriculares atuais 

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=ZB92f7eZPFw

-  LINKS DE ARTIGO

FERNANDES, A. T. de C. Ensino de História e seus conteúdos. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 93, p. 151-173, 2018. DOI: 10.5935/0103-4014.20180036. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152566.  Acesso em: 25 abr. 2022.

 

FRANCO, A. P.; SILVA JUNIOR, A. F. da; GUIMARÃES, S. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 25, n. 4, p. 1016–1035, 2018. DOI: 10.14393/ER-v25n3e2018-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46455. Acesso em: 24 maio. 2022.

 

PEREIRA, Nilton Mullet et al. Docência em História: implicações das novas disposições curriculares do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2014, v. 95, n. 239, pp. 152-174. Disponível em: <>. Epub 05 Maio 2014. ISSN 2176-6681.

 

OLIVEIRA, Carla Silvino de. A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. doi:10.11606/T.48.2021.tde-19102021-100241. Acesso em: 2022-05-24.

 

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 20/06/2023 às 08:00 a 04/07/2023 às 18:59
UNIDADE III (17/06/2023 - 27/06/2023)

Unidade III - História do Ensino de História, Materiais Didáticos e Livros Didáticos

Disponível em: link https://www.sintietfal.org.br/2021/07/novo-pnld-objeto-2-nao-contempla-docentes-de-historia-afirma-manifesto/ 


1.  PNLD de História – as transformações do conhecimento histórico escolar

2.  Materiais didáticos /Livros didáticos e os estudos sobre as representações do passado

Refletir sobre o conhecimento histórico e a representação do passado nos materiais didáticos de História

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=HmupFIqbSc8

-  LINKS DE ARTIGO

TAMANINI, Paulo Augusto; NORONHA, Vanusa Maria Gomes. O ENSINO DE HISTÓRIA E A BNCC: LIVROS DIDÁTICOS SOB UMA ANÁLISE COMPARATIVA. Revista Teias, Rio de Janeiro ,  v. 20, n. 57, p. 109-124,  abr.  2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000200109&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 24  maio  2022.  Epub 18-Dez-2019. 

 

 

LEITE, I. A abordagem da temática indígena e da História da África nos livros didáticos: uma experiência na formação docente. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 157-174, 30 out. 2020. Disponível em:  https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1332. Acesso em  24  maio  2022. 

MIRANDA, S.; ALMEIDA, F. Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 10-38, 30 out. 2020. Disponível em:  https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1364. Acesso em  24  maio  2022. 

RALEJO, A.; MONTEIRO, A. M. Livros didáticos: autoria em questão. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 117-134, 30 out. 2020. Disponível em:  https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1400. Acesso em  24  maio  2022. 

 

CAIMI, Flávia Eloisa. Vitória da tradição ou resistência da inovação: o ensino de história entre a BNCC, o PNLD e a Escola. Educ. rev, [S. l.], v. 37, n. 02, 2021.  Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/sTMcykZgTNYBcFYn7f3L94C/

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (17/06/2023 - 27/06/2023)
    
Inicia em 27/06/2023 às 8h 0 e finaliza em 04/07/2023 às 18h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
2 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
4 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
5 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
6 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
7 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
8 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
9 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
10 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
11 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
13 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
14 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
15 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
16 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
17 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
19 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
21 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
22 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
24 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
25 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
26 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
27 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
29 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
30 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
31 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
32 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
34 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
35 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
36 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
37 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
38 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
39 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
40 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
41 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
42 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
43 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
44 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
45 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
46 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
47 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
48 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
49 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
50 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
51 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
52 2023200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
53 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
54 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
55 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
56 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
57 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
58 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
59 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
60 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
61 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LINK PARA ACESSO A AULA SÍNCRONA 26/06/2023
LINK PARA ACESSO A AULA SÍNCRONA 23/06/2023
LINK PARA ACESSO A AULA SÍNCRONA 19/06/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 04/07/2024 16:21