-

CMT/CEAD019 - PROFISSÃO, TRABALHO, EMPREGO, CARREIRA E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO - Turma: 8A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (16/07/2023 - 14/08/2023)

Caro(a) aluno(a),

É com grande satisfação que dou as boas-vindas a todos vocês à disciplina: Profissão, Trabalho, Emprego, Carreira e Programas de Educação. Ao longo da disciplina, vocês terão a oportunidade de aprender sobre os desafios e oportunidades que existem, além de conhecerem estratégias para desenvolver habilidades e competências necessárias para suas aulas. Também iremos discutir sobre as mudanças no mundo do trabalho, tais como as novas tecnologias e a globalização, e como essas mudanças impactam a nossa vida e a de nossos alunos. Como educadores, temos o compromisso de apresentar a vocês as ferramentas e  as disciplinas necessárias para que vocês possam alcançar seus objetivos profissionais.

Esta disciplina será ministrada com dedicação e entusiasmo, e estamos ansiosos para compartilhar nossos conhecimentos e experiências com vocês. Esperamos que vocês aproveitem ao máximo esta disciplina e que ela possa ajudá-los em suas salas de aula. Estamos muito felizes em tê-los conosco e ansiosos para começar a trabalhar juntos. Boa sorte e sucesso em sua jornada!

Você contará com o acompanhamento na disciplina da Professora:  Maria do Socorro Ferreira dos Santos.


CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo:

 

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), Graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (2003), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), Avaliadora de curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. Desempenha as suas funções no Departamento de Engenharia de Produção, do Centro de Tecnologia, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4955570297591325


   MATEMATICA_PLANO_DE_DISCIPLINA -ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMATICA.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (16/07/2023 - 14/08/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

 ***UNIDADE I***

Videoaulas 1 - ASSÍNCRONA

https://drive.google.com/file/d/1e_N1lyhKmt4VX_Vfn6IdDlhaKl0HXCOG/view?usp=sharing 

 

Videoaula 1 - SÍNCRONA

https://www.youtube.com/watch?v=J2UNOYe9D1I 


Link da Palestra:O desafio do professor nos anos finais do ensino fundamental  (https://youtube.com/live/KtzB2wRf59Y)


 ***UNIDADE II***

Videoaulas 2 - ASSÍNCRONA

https://drive.google.com/file/d/18TC--9NC1y9S9Py4qy8t-aN0nB9J8qhD/view?usp=sharing

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 16/07/2023 às 08:00 a 19/08/2023 às 23:59
UNIDADE I (16/07/2023 - 14/08/2023)

ü  Definição, Aspectos históricos e Programas

  • - Concepções de educação para a carreira (EC)
  • - Programas da educação para a carreira
  • - Modelos de programas de educação para a carreira
  • - Os conteúdos de programas de educação para a carreira
  • - Anos finais do Ensino Fundamental
  •  

ü  Reflexões sobre profissão, carreira e emprego

  • - Construção da vida: Paradigma para entender a carreira no Século XXI
  • - Desafios atuais das escolhas e decisões
  • - Jovens e o mercado de trabalho

- Analisar as diferentes perspectivas teóricas sobre os temas;

- Avaliar as implicações práticas das políticas públicas à gestão de carreira e programas de educação.

Acesse os seguintes textos abaixo:

1. FALEIROS, Nayara de Paula; LEHMAN, Yvette Piha. Desafios na implantação da educação para a carreira no contexto escolar brasileiro. Rev. bras. orientac. prof, Florianópolis ,  v. 17, n. 2, p. 233-243, dez.  2016.   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679 33902016000200011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:  09 maio 2023.

2 MELO-SILVA, Lucy Leal; MUNHOZ, Izildinha Maria da Silva; LEAL, Mara de Souza. Orientação profissional na educação básica como política pública no Brasil. Rev. bras. orientac. prof, Florianópolis,  v. 20, n. 1, p. 3-18, jun.  2019.   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902019000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:  09 de maio de 2023.  http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n2p133.3. MUNHOZ, Izildinha Maria Silva; MELO-SILVA, Lucy Leal. Educação para a Carreira: concepções, desenvolvimento e possibilidades no contexto brasileiro. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 37-48, jun.  2011.   Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902011000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:  09 de maio de 2023.

Assista ao filme: Entre os Muros da Escola (https://www.youtube.com/watch?v=nLMhchfNLaA

 

Faça as leituras indicadas buscando identificar os principais aspectos relacionados as concepções de educação para a carreira (EC), programas da educação para a carreira, - modelos de programas de educação para a carreira e os desafios atuais das escolhas e decisões e em seguida, faça um esquema dos textos lidos identificando os principais desafios enfrentados pelo professor nos anos finais.

Você sabia que a tecnologia está mudando a forma como trabalhamos e nos relacionamos com o trabalho e a carreira? Com o advento da inteligência artificial, automação e outras tecnologias, muitas profissões estão sendo transformadas e novas estão surgindo.

De acordo com o relatório "Future of Jobs" do Fórum Econômico Mundial, até 2025, cerca de 85 milhões de empregos podem ser substituídos por máquinas, enquanto 97 milhões de novos empregos podem ser criados em áreas como inteligência artificial, análise de dados, desenvolvimento de software e outras tecnologias.

Isso significa que, para ter sucesso no mercado de trabalho atual e futuro, é essencial estar atualizado sobre as tendências e tecnologias emergentes e desenvolver habilidades que possam ser úteis em um ambiente de trabalho em constante mudança. A disciplina "Profissão, Trabalho, Emprego, Carreira e Programas de Educação" pode ajudá-lo a compreender essas tendências.

Explorar possibilidades de carreira e emprego com uma análise das diferentes opções de carreira e emprego disponíveis e a reflexão sobre quais opções podem ser mais adequadas para suas habilidades e interesses.

Compreender as tendências e desafios do mercado de trabalho com uma análise das tendências emergentes no mercado de trabalho, tais como a automação e a inteligência artificial, e como elas podem impactar as escolhas de carreira e emprego. Também pode envolver uma reflexão sobre os desafios atuais do mercado de trabalho, tais como a desigualdade salarial e a falta de oportunidades de trabalho para grupos marginalizados.

Refletir sobre a importância de considerar fatores como equilíbrio entre vida pessoal e profissional e propósito em sua escolha de carreira e emprego.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 16/07/2023 às 08:00 a 18/04/2024 às 23:59
    
Inicia em 16/07/2023 às 8h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 23h 59
  Tarefa 1 
Tarefa 1
  Desafios na implantação da educação para a carreira no contexto escolar brasileiro 
Desafios na implantação da educação para a carreira no contexto escolar brasileiro
  Orientação profissional na educação básica como política pública no Brasil 
Orientação profissional na educação básica como política pública no Brasil
  Educação para a Carreira: Concepções, desenvolvimento e possibilidades no contexto brasileiro 
Educação para a Carreira: Concepções, desenvolvimento e possibilidades no contexto brasileiro
  Aula Assíncrona: Unidade I 
Aula Assíncrona: Unidade I
  Slides da Palestra: O desafio do professor nos anos finais do ensino fundamental 
Slides da Palestra: O desafio do professor nos anos finais do ensino fundamental
UNIDADE II (16/07/2023 - 14/08/2023)

 

ü  Importância da orientação educacional e teste vocacional

  • - O processo de orientação vocacional frente ao Século XXI
  • - A importância da orientação vocacional e teste vocacional no Ensino Fundamental
  • - A orientação vocacional no contexto da educação e do trabalho

Essa unidade tem como objetivo ajudar indivíduos a tomar decisões informadas sobre suas carreiras e educação. A orientação educacional é um processo que envolve aconselhamento individual ou em grupo, onde um profissional de orientação educacional ajuda os indivíduos a entenderem suas habilidades, interesses e personalidades e como elas se relacionam com suas escolhas de educação e carreira.

O teste vocacional, por sua vez, é uma ferramenta usada na orientação educacional para avaliar as habilidades, interesses e personalidades dos indivíduos e ajudá-los a identificar áreas de carreira que podem ser adequadas para eles. O teste vocacional é projetado para fornecer uma visão geral das opções de carreira que podem ser de interesse para um indivíduo com base em suas respostas a perguntas específicas sobre seus interesses e habilidades.

 Através da orientação educacional e teste vocacional, os indivíduos podem ganhar uma compreensão mais clara de seus pontos fortes e fracos, e obter informações valiosas sobre diferentes opções de carreira e programas de educação que possam ser adequados para suas habilidades e interesses. Isso pode ajudá-los a tomar decisões mais informadas sobre suas carreiras e educação e a maximizar seu potencial profissional. 

Acesse os seguintes textos abaixo:

 

1.ALVES, Cássia Ferraza et al . Relação entre esperança e carreira: uma revisão sistemática da literatura. Rev. bras. orientac. prof, Florianópolis ,  v. 18, n. 2, p. 181-193, dez.  2017. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902017000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:  08 maio  2023.  http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n2p181.

 

2. Andrade, Josemberg M. Meira, Girlene R. de Jesus Maja  Vasconcelos, Zandre B.  O processo de orientação vocacional frente ao século XXI: perspectivas e desafios. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 22, n. 3 . p 46-53, 2002.  Disponível em <https://www.scielo.br/j/pcp/a/LRkGZ7VfFmHJbKyXz4d9WwQ/?lang=pt>. Acesso em:  08 maio  2023. 

 

3. FARIA, Liliana da Costa; SAAVEDRA, Luísa Maria. Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuais. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo ,  v. 9, n. 2, p. 17-30, dez.  2008.   Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902008000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:  08 maio 2023.

 

4. PEREIRA, E. A. J.; CUNHA, M. F. V. Reflexões sobre as profissões 10.5007/1518-2924.2007v12n24p44. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 12, n. 24, p. 44-58, 2007. DOI: 10.5007/1518-2924.2007v12n24p44 Acesso em: 08 maio 2023.

 

  • Faça as leituras indicadas buscando identificar a importância da orientação vocacional e dos testes vocacionais no Ensino Fundamental, a orientação vocacional no contexto da educação e do trabalho e em seguida, faça um esquema dos textos lidos identificando como está ocorrendo o   processo de orientação vocacional atualmente.

Você sabia que a orientação educacional e o teste vocacional também são importantes para os professores? Além de auxiliar os estudantes na escolha de carreira, essas ferramentas também podem ser úteis para os professores orientarem os alunos em relação ao futuro acadêmico e profissional.

A orientação educacional pode ajudar os professores a identificarem as habilidades e interesses de seus alunos, permitindo que eles forneçam orientação específica para cada indivíduo. Isso pode ajudar os professores a personalizarem o ensino e o desenvolvimento de habilidades de acordo com as necessidades de cada aluno, maximizando seu potencial acadêmico e profissional.

Além disso, os professores também podem usar o teste vocacional para ajudar os alunos a descobrirem suas aptidões e interesses profissionais, o que pode ser útil para orientar sua escolha de carreira. Com essa ferramenta, os professores podem fornecer informações valiosas aos alunos e seus pais sobre opções de carreira, requisitos educacionais, perspectivas de um emprego e de salário médios.

Dessa forma, a orientação educacional e o teste vocacional podem ser ferramentas valiosas para os professores auxiliarem seus alunos a planejarem seu futuro acadêmico e profissional de forma mais informada e assertiva.

A orientação educacional e o teste vocacional podem ajudar os indivíduos a identificar seus interesses e habilidades, permitindo que eles considerem opções de carreira que sejam compatíveis com seus pontos fortes e interesses pessoais.

Através da orientação educacional e teste vocacional, os indivíduos podem obter informações valiosas sobre as opções de carreira disponíveis, bem como os requisitos educacionais necessários para entrar nessas carreiras. Isso pode ajudá-los a tomar decisões mais informadas sobre suas opções educacionais e de carreira.

A orientação educacional e o teste vocacional podem ajudar os indivíduos a desenvolver habilidades que sejam relevantes para o mercado de trabalho atual, bem como a identificar opções de carreira que sejam compatíveis com essas habilidades.

    
Inicia em 28/07/2023 às 8h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 23h 59
  Tarefa 2 
Tarefa 2
  O processo de orientação vocacional frente ao século XXI: perspectivas e desafios 
O processo de orientação vocacional frente ao século XXI: perspectivas e desafios
  Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: Diferenças individuais 
Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: Diferenças individuais
  Relação entre esperança e carreira: uma revisão sistemática da literatura 
Relação entre esperança e carreira: uma revisão sistemática da literatura
  Aula Assíncrona: Unidade II 
Aula Assíncrona: Unidade II
  Reflexões sobre as Profissões 
Reflexões sobre as Profissões
  UNIDADE II_SÍNCRONA_10_08_2023 
UNIDADE II_SÍNCRONA_10_08_2023
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (16/07/2023 - 14/08/2023)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

 

Questionário eletrônico disponível na Plataforma SIGAA com 10 questões fechadas sobre os assuntos trabalhados durante a disciplina. O discente terá dois dias para realizar a atividade que iniciará no dia 14/08/2023 às 00h00 e terminará no dia 15/08/2023 às 23h59. O sistema fechará automaticamente.

 

 

 

Data de realização: 14/08/2023

    
Inicia em 14/08/2023 às 0h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
2 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023200**** 10,0 10,0 7,0 9.4 0 AM
6 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023201**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
8 2023201**** 10,0 10,0 9,3 9.9 0 AM
9 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 2023201**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
13 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023200**** 10,0 10,0 9,8 10.0 0 AM
16 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2023200**** 10,0 10,0 9,3 9.9 0 AM
18 2023201**** 9,0 10,0 9,8 9.4 0 AM
19 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2023201**** 10,0 10,0 9,3 9.9 0 AM
22 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
30 2023200**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 AM
31 2023201**** 0,0 5,0 0,0 1.0 0 RN
32 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
41 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2023200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
45 2023201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
46 2023200**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 AM
47 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
50 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
51 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
52 2023200**** 10,0 10,0 9,8 10.0 0 AM
53 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
54 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
55 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
56 2023200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
57 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
58 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
59 2023200**** 10,0 5,0 0,0 7.0 0 AM
60 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prorrogação do prazo da Avaliação Final 15/08/2023
Avaliação final 14/08/2023
Link da palestra: Ação transversal 02/08/2023
Ação transversal - Palestra 31/07/2023
Link do Filme: Entre os muros da Escola 19/07/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 15:25