-

CH/CEAD001 - TEORIA DA HISTÓRIA - Turma: 5E (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (06/06/2023 - 15/06/2023)

 

 

Disponível em: link https://www.amazon.com.br/Hist%C3%B3ria-Inventar-Passado-Ensaios-Hist%C3%B3ria/dp/8555077303  

 

A nossa contemporaneidade, a qual alguns chamam de “pós-modernidade” e outros chamam de “supermodernidade”, impõe inúmeros desafios para o professor de história. O primeiro e mais importante deles é o conhecimento dos parâmetros teóricos no interior dos quais o professor atua. Por essa razão é muito importante que, ao se matricular em uma pós-graduação lato sensu, o especializando realize com paixão e com vigor a todas as atividades, assistindo atentamente aos encontros síncronos, lendo detidamente a todos os textos e realizando com gosto e atenção a todas atividades. Vamos juntos, fazer deste um curso alegre e produtivo!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): 

 

Minicurrículo:

Professor Titular do Departamento de História da UFPI, é doutor em História, tendo feito estágio pós doutoral no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e atua também no Programa de Pós-Graduação em História. É membro do GT nacional de História Cultural e da Associação Internacional de Pesquisadores em Ciências Sociais e humanas em língua portuguesa - AILPCshiHistória

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: link

http://lattes.cnpq.br/7810700788181646

 

 EDWAR DE ALENCAR CASTELO BRANCO

Conteúdos por semana

SEMANA 1

TÓPICO I – Historiador: um artesão de temporalidades!

TÓPICO 2 – O ser professor de história no Brasil hoje

TÓPICO 3 – O intervalo entre história e memória

UNIDADE I – As bases conceituais da escrita da história: Tempo e lugar

A unidade de abertura do curso será dedicada ao estudo dos conceitos de tempo histórico e de lugar histórico. Relativamente ao primeiro ponto será discutida a “dialética das durações”, tal como emergido dos annales, enquanto em relação ao segundo aspecto será discutida a “dialética dos espaços”, tal como proposto por Michel de Certeau.

 

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I

O exercício avaliativo será feito em torno do fórum I, o qual estará voltado à discussão dos conceitos de tempo e de lugar na história. O especializando deverá elaborar breve texto dissertativo em que expresse, com base nas discussões, sua convergência com um feixe conceitual que lhe permita emitir com segurança sua noção pessoal de tempo e de lugar. 

 

SEMANA 2

TÓPICO 4:  Unidade II - As bases conceituais da escrita da história: sujeito e documento

Em prosseguimento à atividade anterior e sempre com a antecedência de encontros síncronos, os especializandos discutirão o papel dos sujeitos e dos documentos na operação historiográfica.

 

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE II

Nesta unidade o fórum estará voltado à discussão dos conceitos de sujeito e de documento na história. O especializando deverá elaborar breve texto dissertativo em que expresse, com base nas discussões, sua convergência com um feixe conceitual que lhe permita emitir com segurança sua noção pessoal de sujeito e documento

 

SEMANA 3

TÓPICO 5: O professor frente à história e seu ensino: o ser professor de história no Brasil hoje.

Esta unidade de saída será basicamente dedicada à discussão da prática pedagógica em história no Brasil contemporâneo.

 

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE III

   Plano de disciplina.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (06/06/2023 - 15/06/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 05/06/2023 às 08:00 a 15/06/2023 às 23:59
UNIDADE I (06/06/2023 - 15/06/2023)

As bases conceituais da escrita da história – Parte I

 

https://www.estantevirtual.com.br/livros/burke-peter/a-escrita-da-historia/3608310308

 

A unidade será dedicada ao estudo de duas categorias que embasam a história: Tempo e lugar. Como se sabe, toda narrativa necessita de um lugar e de um tempo – “isto deu-se em tal lugar no tempo tal”. Ocorre que, do ponto de vista da história, as categorias tempo e lugar são variáveis, na medida em que a narrativa está necessariamente atrelada à subjetividade do sujeito que narra.

Tal como expresso na descrição, o objetivo da unidade será desnaturalizar as noções de tempo e lugar, mostrando que a “dialética das durações” e a “dialética dos espaços” exclamam justamente o caráter inventivo de tais noções.

BARROS, José D’Assunção. Farnand Braudel e a geração dos Annales. https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/1883/1051

DURANT, Marilia Claret. Maneiras de pensar o cotidiano com Michel de Certeau

http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v07n22/v07n22a08.pdf

- BIBLIOTECA VIRTUAL

Fábio Josgrilberg – Os espaços de Michel de Certeau

https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=hfHoAgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA17&dq=Certeau+a+dial%C3%A9tica+dos+espa%C3%A7os&ots=i6REek9HAS&sig=1P5i0AGZEa-N7vAThx11EUPRoDg#v=onepage&q=Certeau%20a%20dial%C3%A9tica%20dos%20espa%C3%A7os&f=false

- VÍDEOS

-  LINKS DE ARTIGO

BARROS, José D’Assunção. Farnand Braudel e a geração dos Annales. https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/1883/1051

DURANT, Marilia Claret. Maneiras de pensar o cotidiano com Michel de Certeau

http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v07n22/v07n22a08.pdf

 

Neste momento você deve aplicar os conhecimentos que adquirimos na primeira parte do curso, discutindo as noções de tempo, lugar sujeito e documento.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 05/06/2023 às 08:00 a 15/06/2023 às 23:59
UNIDADE II (06/06/2023 - 15/06/2023)

A problemática das identidades no mundo contemporâneo

 

Nesta unidade nós vamos discutir a cultura em seu aspecto micrológico, isto é, vamos buscar compreender como uma mudança estrutural no mundo – a globalização – fragmentou as paisagens culturais

Compreender como o conceito de identidade é fundamental à produção historiográfica neste início de século.

BIBLIOTECA VIRTUAL

LESSER, Jeffrey. A negociação da identidade nacional

https://www.google.com.br/books/edition/A_negocia%C3%A7%C3%A3o_da_identidade_nacional/ymQ6uhwGtucC?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=identidade&printsec=frontcover

- VÍDEOS

-  LINKS DE ARTIGO

LACLAU, Ernesto. Universalismo, particularismo e a questão das identidades.

https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/2209/1827

 

Neste fórum você deve ter em mente que o material com o qual trabalhamos – os documentos – tem uma existência cultural. Partindo desse pressuposto procure dissertar sobre arquivos e documentos na história.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 05/06/2023 às 08:00 a 15/06/2023 às 23:59
UNIDADE III (06/06/2023 - 15/06/2023)

 

O ensino de História face à crise dos paradigmas

Esta unidade será dedicada fundamentalmente ao ensino de história. Se inicialmente vimos como o campo historiográfico se transformou e vem transformando, esta unidade será dedicada à discussão sobre a aplicação prática dessas transformações na sala de aula.

 

O objetivo central dessa unidade é avaliar o impacto das transformações verificadas no campo da teoria da história sobre o cotidiano da sala de aula.

 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

CREMA, André. Tecendo amanhãs: o ensino de história na atualidade

https://www.google.com.br/books/edition/TECENDO_AMANH%C3%83S_o_Ensino_de_Hist%C3%B3ria_n/CQQaDgAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=ensino+de+hist%C3%B3ria&printsec=frontcover

- VÍDEOS

-  LINKS DE ARTIGO

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectivas

https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/33916350/Ensino_de_Historia-libre.pdf?1402412732=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DEnsino_de_Historia.pdf&Expires=1683756040&Signature=Qj7svtrLgeURwi3f63sLowkkz-FA3Ctf2eCpkRaBBUbBt21xxv2cD6e0w1SADk0Pvw~57V7231dS5t19alIeWErA2O4nta2OxqfuEMdhHvxmK3PURKuicHKnEeIz-Pizjf75oudKw1a2olZFCoEv-OUrCK9PDbQcrHkzUYcVl~yoYA5o3vcfkvCJ92wHgdEkZ8ulL6SCFM07IwQrWwsOXe7l3Hoplb6p~22QVtPv-EQB-4yvSaUqc7IV7rupFLCTKfArUoRjPmqUMYjyg~hneGnj~4Tu14OzxZtWTn-BjvMFovWCBCacvk~M6iTiu352gW2JozaRMhoiNuXhzlY~Fg__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA

 

Teus sinais me confundem da cabeça aos pés: sujeito e identidade na história. Você deve se dedicar a dissertar brevemente sobre este tema.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 05/06/2023 às 08:00 a 15/06/2023 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (06/06/2023 - 15/06/2023)
    
Inicia em 05/06/2023 às 8h 0 e finaliza em 15/06/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
2 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
4 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
6 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
7 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
10 2023200**** 6,7 8,0 8,0 7.2 0 AM
11 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
15 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
16 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
17 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
19 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2023200**** 6,7 8,0 8,0 7.2 0 AM
23 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
32 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
35 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
37 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2023200**** 5,1 9,0 9,0 6.7 0 AM
43 2023200**** 6,7 8,0 8,0 7.2 0 AM
44 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
46 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
50 2023200**** 4,0 9,0 9,0 6.0 0 AM
51 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
52 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
54 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
55 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
56 2023200**** 8,3 9,0 9,0 8.6 0 AM
57 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
58 2023200**** 6,7 8,0 8,0 7.2 0 AM
59 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
60 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
61 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 18:23