Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
- As aulas teóricas serão realizadas utilizando slides em Power point, projetados por meio de Data show, o conteúdo será abordado de forma dinâmica e interativa buscando explorar o pensamento crítico e a construção do conhecimento do aluno. Essas aulas não serão realizadas exclusivamente nas salas de aula, esporadicamente poderão ser realizadas em outros espaços adequados à sua execução como setor de campo, ginásio poliesportivo etc.; - As aulas práticas poderão ser realizadas na própria sala de aula, na Fazenda Experimental do Colégio Técnico de Floriano (UFPI) ou em comunidades, associações/cooperativas e propriedades particulares da região. As atividades práticas serão direcionadas e adequadas aos conteúdos abordados na disciplina e de acordo com a estrutura e disponibilidade dos locais de realização destas; - Nas aulas teóricas e práticas poderão ser apresentados vídeos que contemplem situações teórico/práticas que os alunos irão se deparar no desenvolvimento da sua profissão, sempre em consonância com os conteúdos da ementa da disciplina ou da realidade social da comunidade; - Eventualmente, a depender dos temas abordados, questionários, grupos de discussão ou estudos dirigidos serão realizados durante a aula com o intuito de fixar os conteúdos e reforçar os pontos mais importantes dos assuntos trabalhados. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Atendidos os critérios exigidos no Regimento Escolar, será considerado aprovado o discente que obtiver média final, igual ou superior a 6,0 (seis) na disciplina e frequência mínima de 75%.
AULA TEÓRICA: Será realizada a observação e análise de desempenho dos alunos durante a aula, por meio de avaliação da participação e/ou exercícios de fixação (ao final de cada aula, realizados em sala). Neste tipo de avaliação, com ou sem atribuição de peso ou nota, os alunos serão avaliados de forma contínua e processual. Os aspectos avaliados durante a aula serão: assiduidade, participação, interesse, capacidade argumentativa e interpretativa. AULA PRÁTICA: Os alunos serão avaliados individualmente através de relatório escrito sobre as atividades práticas realizadas; PROVAS: A avaliação é elaborada a fim de evidenciar o grau de aprendizagem dos discentes com relação aos conteúdos abordados e discutidos, buscando assim, contemplar as principais formas de ação pedagógica. A avaliação será diagnóstica, formativa e contínua, acontecendo durante todo o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será elaborada com questões objetivas e/ou discursivas. Aos discentes que não atingirem a nota igual ou superior a 6,0 (seis) ao final do curso, será dada ao mesmo a oportunidade à Atividade de Recuperação e ao Exame Final.
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Horário de atendimento:
| A definir |
Bibliografia:
| BÁSICA ARAUJO NETO, S. E. Extensão rural. Editora Brazil Publishing; 1ª ed. 2020. 128p. BIASI, C. A. F; GARBOSSA NETO; SILVESTRE F.S.; ANZUATEGUI, I. A. Métodos e meios de comunicação para a Extensão Rural. Volume I e II, Curitiba, 1979. PAULO FREIRE. Extensão ou comunicação? Trad. Rosisca Darcy de Oliveira. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983. SILVA, R. C. Extensão rural. Editora Érica; 1ª ed. 2013. 120p.
COMPLEMENTAR BORSATTO, R. S. O Papel da Extensão Rural no Fortalecimento da Agricultura Familiar e da Agroecologia: Textos Introdutórios. Editora Edufscar; 1ª ed. 2017. 55p. MORAES, C. S. Uma revolução científica da extensão rural e a emergência de novo paradigma. Editora Appris; 1ª ed. 2018. 139p.
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