-

CTF/UFPI132 - PROMOÇÃO DA PESSOA NEGRA, INDÍGENA E COM DEFICIÊNCIA - Turma: TACS 4 (2023.2)

Tópicos Aulas
Aula Inaugural. Plano de Disciplina. Divisão dos Trabalhos da disciplina. (31/07/2023 - 31/07/2023)
Conceito de etnia, raça, racialização, identidade, diversidade, diferença (07/08/2023 - 07/08/2023)
Populações étnicas e diáspora. (14/08/2023 - 14/08/2023)
Pessoas com deficiências: Conceito, tipos, prevenção e integração social. (21/08/2023 - 21/08/2023)
Legislação e politicas públicas que protege os direitos da pessoa negra, indígena e com deficiência. (28/08/2023 - 28/08/2023)
Medidas facilitadoras para a vida dos deficientes físicos. (04/09/2023 - 04/09/2023)
Racismo, xenofobia, LGBTfobia, preconceito, estigmatização, discriminação e necropolítica (11/09/2023 - 11/09/2023)
Política nacional de saúde da pessoa com deficiência. (18/09/2023 - 18/09/2023)
Políticas Afirmativas. Comissão de heteroidentificação. (25/09/2023 - 25/09/2023)
Doenças e agravos em pessoas negras (02/10/2023 - 02/10/2023)
Doenças e agravos em pessoas indígenas. Racismo ambiental. (09/10/2023 - 09/10/2023)
Doenças e agravos em pessoas com deficiência (16/10/2023 - 16/10/2023)
Educação especial como processo interdisciplinar. Prevenção, ensino e reabilitação em pessoas com deficiência. (23/10/2023 - 23/10/2023)
Conceitos gerais de acessibilidade e inclusão (30/10/2023 - 30/10/2023)
Deficiência física / Deficiência auditiva, Deficiência visual, Deficiência Intelectual, Deficiência psicossocial, Deficiências múltiplas (06/11/2023 - 06/11/2023)
Aspectos culturais do estresse e do sofrimento. (13/11/2023 - 13/11/2023)
Territórios de ocupação no Brasil: comunidades quilombolas e indigenas (20/11/2023 - 20/11/2023)
conceito de identidade, interculturalidade e apropriação cultural (27/11/2023 - 27/11/2023)
Agente de Saúde Indígena e quilombola. (04/12/2023 - 04/12/2023)
Fechamento da disciplina. (11/12/2023 - 11/12/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27
1 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
2 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021300**** 0 0 3 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2021300**** 0 3 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 2021300**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
9 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021300**** 8,0 8,0 8,2 8,3 8.1 0 AM
2 2021300**** 9,0 9,1 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 2021300**** 8,0 8,0 8,2 8,1 8.1 0 AM
4 2021300**** 8,0 8,0 8,1 8,2 8.1 0 AM
5 2021300**** 8,0 8,0 8,1 8,1 8.1 0 AM
6 2021300**** 8,0 8,0 8,2 8,2 8.1 0 AM
7 2021300**** 8,0 8,0 8,3 8,3 8.2 0 AM
8 2022300**** 8,0 8,1 8,2 8,3 8.2 0 AM
9 2021300**** 8,0 8,1 8,2 8,3 8.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Promoção da Pessoa negra, indígena e com Deficiência
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas para introdução dos conceitos e debates temáticos. Leituras e Discussões em grupo para análise de casos, de textos científicos e reflexão crítica. Elaboração e Apresentação de seminários. Estudos dirigidos, Casos, pesquisas interativas e narrativas. Produção textual (Seminários). Sessão de vídeo com análise e discussão. Orientação personalizada.
Recursos audiovisuais: Vídeos e documentários.
Recursos físicos: Quadro de acrílico; Pincel para quadro branco em três diferentes cores; Apagador de quadro branco; mesa; carteiras.
Recursos digitais: Internet; celulares; notebook, projetor multimídia; Software para projeção de slides e filmes sobre a Temática; caixa de som; Textos científicos de apoio e complementares (PDF); questionários online (Google forms); laboratório de informática; Ferramentas síncronas (Google meet); aplicativos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do desempenho dos estudantes será numa dimensão formativa, contínua, e somativa individualmente e em grupo observando os seguintes aspectos qualitativos e quantitativos: participação nas atividades propostas observando: cumprimento das datas especificadas para entrega das atividades, responsabilidade, criticidade, interesse, ética/tempo, desenvoltura, argumentação, fundamentação teórica, participação, compromisso com as atividades, autonomia, pontualidade, assiduidade, espirito de equipe, aparência pessoal, receptividade às críticas e qualidade dos trabalhos individuais e coletivos produzidos.
O rendimento acadêmico será feita através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar, conforme regulamenta a Resolução do CTF.
Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) estudante(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Para aqueles com nota inferior a 3,0 (quatro) não haverá Exame Final, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 3,0 e 5,9 haverá o Exame Final. Para este a média final a ser alcançada será 6,0 (seis), sendo realizada a média da nota do Exame Final com a nota obtida durante a Disciplina.
Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). Para a aprovação no Exame Final se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis).
O estudante com excesso de faltas (frequência inferior a 75% da carga horária da disciplina) estará automaticamente reprovado, sendo desligado da disciplina no semestre ao atingir esse índice independente de qualquer aviso precedente sobre o fato, ficando registrado em seu histórico o conceito RF (Reprovado por falta).
Horário de atendimento: Segunda 10-12
Bibliografia: 1. BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE. 1994.

2. BRASIL. Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em: 01 out 2019.

3. BRASIL. Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm> Acesso em: 01 out. 2019.

4. BRASIL. Lei n. 9.394, de 23 de dezembro de 1996, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p 27833, 23 dez. 1996.

5. BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ?História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena?. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 11 mar. 2008.

6. BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 30 ago. 2012.

7. BRASIL. Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de
Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: <
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12764.htm>. Acesso em: Acesso em: 01 out 2019.

8. BRASIL. Lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 3, 29 dez. 2016.

9. BRASIL. Ministério da Educação. A consolidação da inclusão escolar no Brasil: 2003 a 2016. Brasília: MEC, 2016.

10. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações Étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: MEC, 2005.

11. BRASIL. Ministério da Educação. CEERT. SESC. Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Educação: Exercitando a definição de conteúdos e metodologias. São Paulo, s/d.

12. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto Secretaria da Educação Especial. Subsídios para organização e funcionamento de serviços de educação especial. Brasília, DF: MEC. 1995.

13. BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, 2008a. Disponível em: <portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf Acesso em: 20 mar. 2010.

14. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2010. (Série B. Textos Básicos de Saúde).

15. BRASIL. Portaria Normativa n. 4, de 6 de abril de 2018. Regulamenta o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, para fins de preenchimento das vagas reservadas nos concursos públicos federais, nos termos da Lei n°12.990, de 9 de junho de 2014. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p 34, 10 abr. 2018.

16. BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPDDEFICIÊNCIA), Viver sem Limite: Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: SDH-PR/SNPD, 2013.

17. BRASIL. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Presidência da República. Casa Civil (2015). Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

18. CELIO SOBRINHO, R.; PANTALEÃO, E.; SÁ, M. G. C.S. O Plano Nacional de Educação e a educação especial. Cadernos de Pesquisa, v. 16, n. 160, p. 504-525, abr-jun, 2016.

19. GARCIA, R. M. C. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, v. 23, ed. especial, p. 7-26, 2016.

20. LAPLANE, A. D. F. O que os dados do Censo Escolar revelam sobre as barreiras à inclusão? Educação e Fronteiras On-line, v. 5, n. 13, p. 7-20, maio/ago, 2015.

21. MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Rer. Bras. Educação, set-dez, v. 11,n.33, p. 387-395, 2006.

22. PASIAN, M. S.; MENDES, E. G.; CIA, F. Aspectos da organização e funcionamento do atendimento educacional especializado: um estudo em larga escala. Educação em Revista, n. 33, e155866, 2017.

23. SILVA, M.C.V.; MELETTI, S.M.F. Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais nas Avaliações em Larga Escala: Prova Brasil e ENEM. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 1, p. 53-68, p. 53-68, jan./mar. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382014000100005&script=sci_arttext

24. SOUZA, F. C.; PRIETRO, R. Plano Nacional de Educação e educação especial. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. 1, supl, p. 841-845, 2016.

25.SOUZA, F. F., et al. Políticas e práticas de educação inclusiva: condições e contradição no cotidiano de uma escola de ensino fundamental. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Dossiê Educação Especial: diferenças, currículo e processos de ensino e aprendizagem. v. 22, n. 82, p. 1-23, ago. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v22n82.2014
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
31/07/2023
31/07/2023
Aula Inaugural. Plano de Disciplina. Divisão dos Trabalhos da disciplina.
07/08/2023
07/08/2023
Conceito de etnia, raça, racialização, identidade, diversidade, diferença
14/08/2023
14/08/2023
Populações étnicas e diáspora.
21/08/2023
21/08/2023
Pessoas com deficiências: Conceito, tipos, prevenção e integração social.
28/08/2023
28/08/2023
Legislação e politicas públicas que protege os direitos da pessoa negra, indígena e com deficiência.
04/09/2023
04/09/2023
Medidas facilitadoras para a vida dos deficientes físicos.
11/09/2023
11/09/2023
Racismo, xenofobia, LGBTfobia, preconceito, estigmatização, discriminação e necropolítica
18/09/2023
18/09/2023
Política nacional de saúde da pessoa com deficiência.
25/09/2023
25/09/2023
Políticas Afirmativas. Comissão de heteroidentificação.
02/10/2023
02/10/2023
Doenças e agravos em pessoas negras
09/10/2023
09/10/2023
Doenças e agravos em pessoas indígenas. Racismo ambiental.
16/10/2023
16/10/2023
Doenças e agravos em pessoas com deficiência
23/10/2023
23/10/2023
Educação especial como processo interdisciplinar. Prevenção, ensino e reabilitação em pessoas com deficiência.
30/10/2023
30/10/2023
Conceitos gerais de acessibilidade e inclusão
06/11/2023
06/11/2023
Deficiência física / Deficiência auditiva, Deficiência visual, Deficiência Intelectual, Deficiência psicossocial, Deficiências múltiplas
13/11/2023
13/11/2023
Aspectos culturais do estresse e do sofrimento.
20/11/2023
20/11/2023
Territórios de ocupação no Brasil: comunidades quilombolas e indigenas
27/11/2023
27/11/2023
conceito de identidade, interculturalidade e apropriação cultural
04/12/2023
04/12/2023
Agente de Saúde Indígena e quilombola.
11/12/2023
11/12/2023
Fechamento da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
28/08/2023 1ª Avaliação
25/09/2023 2ª Avaliação
30/10/2023 3ª Avaliação
20/11/2023 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 13:26