-

CFI/CEAD022 - MUNDO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO - Turma: 4A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (14/07/2023 - 13/08/2023)

 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

No contexto do curso dos objetivos gerais, a disciplina Mundo do Trabalho e Educaçãoncontempla conteúdos relevantes para atual conjuntura da Educação Básica.

Concepções, princípios e diretrizes da formação para o trabalho no Novo Ensino Médio, com foco nas relações entre trabalho e educação, formação e emprego, escolaridade, trabalho e juventude no Brasil. Na perspectiva de contribuir com a qualidade do aprendizado,

convido os alunos a participarem das discussões, realizar leituras, fazer resumos, acessarem diariamente a Plataforma SIGAA.

O protagonismo é para o aluno, Do aluno, E para o aluno!

Abraço,

Antonella Sousa - Professora da  Disciplina Mundo do Trabalho e Educação.  2023.1

    Dra. em Administração (USCS/SP) E-mail: docente.antonella@ufpi.edu.br

   Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e     Administração pela Faculdade Adelmar Rosado (FAR). Mestre em       Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutorada em     Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul   (USCS/SP).  Docente efetiva da UFPI e lotada no Centro de Educação Aberta e  a Distância (CEAD). Tem experiência na área de Gestão em instituição   pública e interesse nos conteúdos temáticos: Gestão do bem-estar no  ambiente de trabalho; Cultura e Clima organizacional; Espiritualidade  organizacional. Ministrante de componentes curriculares na área de Administração, nas modalidades a distância e presencial. Link: http://lattes.cnpq.br/1878675822685508 

 

 

 




ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA

 

Unidade I

-Escolaridade, trabalho e juventude no Brasil

-Implementação do Novo Ensino Médio

-Projeto de Lei n. 4.680/2013 (Reformulação do Ensino Médio)

-Material para leitura: 14 a 23/07/23

CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov; SILVA, Danilo Garcia da. Base nacional comum curricular e Ensino Médio: reflexões à luz da conjuntura contemporânea. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 60, p. 407-425, 2019.

-Fórum 01 - 17 a 23/07/23

Com base a Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e sua experiência docente, discuta com os colegas quais os riscos de uma profissionalização precoce para a população de 15 a 17 anos, na fase cursante do Novo Ensino Médio?

-Roda de Conversa Temática : A implementação do Novo Ensino Médio Aula Síncrona: 17/07/23 , segunda/feira

Horário: 19 ás 20 h

Unidade II

-Competências na Educação e no Mundo do Trabalho

-Impactos para a educação básica

Material para leitura: 24/07 a 02/08/23

HASHIZUME, Cristina Miyuki; NOGUEIRA, Carla Rossana de Araujo Torres. Sobre a noção de mpetência na educação e no mundo do trabalho: aproximações com a perspectiva de Paulo

eire. Dialogia, n. 42, p. 23183, 2022

Fórum 02 - 28/07 a 02/08/23

Com base no material de apoio e na identificação da lista das dez competencias gerais da Educação Básica, emita seu ponto de vista sobre o que sustenta a relação entre a implementação do novo modelo do ensino médio integrado e o mundo do trabalho?

Atividade individual de reforço. Resumo comentado de até duas laudas sobre o seguinte conteúdo: Posição de entidades acadêmicas da área educacional sobre a reforma do Ensino Médio e a BNCC.

Material para leitura e resumo individual/ atividade de reforço:

DE OLIVEIRA COSTA, Marilda; DA SILVA, Leonardo Almeida. ensino médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. e240047, 2019.

 Unidade III

-Competências Específicas para o Trabalho no Ensino Médio

-Diretrizes da formação para o trabalho no Novo Ensino Médio

Material para leitura: 03/08 a 13/08/23

FERREIRA, M. I. C; POMPONET, A. S. Escolaridade e trabalho: juventude e desigualdades. Revista de Ciências Sociais, v. 50, n. 3, p. 267-302, nov. 2019/fev. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40228/99494.

 

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (14/07/2023 - 13/08/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 14/07/2023 às 08:00 a 13/08/2023 às 23:59
UNIDADE I (14/07/2023 - 13/08/2023)

Competências Gerais da Educação Básica

CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov; SILVA, Danilo Garcia da. Base nacional comum curricular e Ensino Médio: reflexões à luz da conjuntura contemporânea. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 60, p. 407-425, 2019.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 17/07/2023 às 08:00 a 13/08/2023 às 23:59
UNIDADE II (14/07/2023 - 13/08/2023)

Competências na Educação e no Mundo do Trabalho

HASHIZUME, Cristina Miyuki; NOGUEIRA, Carla Rossana de Araujo Torres. Sobre a noção de competência na educação e no mundo do trabalho: aproximações com a perspectiva de Paulo Freire. Dialogia, n. 42, p. 23183, 2022.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 28/07/2023 às 08:00 a 13/08/2023 às 23:59
    
Inicia em 28/07/2023 às 8h 0 e finaliza em 13/08/2023 às 23h 59
UNIDADE III (14/07/2023 - 13/08/2023)

Competências na Específicas para o Trabalho no Ensino Médio

FERREIRA, M. I. C; POMPONET, A. S. Escolaridade e trabalho: juventude e

desigualdades. Revista de Ciências Sociais, v. 50, n. 3, p. 267-302, nov. 2019/fev. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40228/99494.

    
Inicia em 25/08/2023 às 14h 0 e finaliza em 25/08/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (14/07/2023 - 13/08/2023)
    
Inicia em 28/07/2023 às 0h 0 e finaliza em 29/07/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
2 2023200**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
3 2023200**** 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
4 2023200**** 6,8 6,8 6,8 6.8 0 AM
5 2023200**** 6,2 6,2 6,2 6.2 0 AM
6 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
7 2023200**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
8 2023200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
9 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
10 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2023200**** 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
12 2023200**** 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
13 2023200**** 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM
14 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
15 2023200**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
16 2023200**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
17 2023200**** 6,8 6,8 6,8 6.8 0 AM
18 2023200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
19 2023200**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
20 2023200**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
21 2023200**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
22 2023200**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
23 2023200**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
24 2023200**** 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
25 2023200**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
26 2023200**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
27 2023200**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
28 2023200**** 9,6 9,6 9,6 9.6 0 AM
29 2023200**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
30 2023200**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
31 2023200**** 3,6 3,6 3,6 3.6 0 RN
32 2023200**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
33 2023200**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
34 2023200**** 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
35 2023200**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
36 2023200**** 7,6 7,6 7,6 7.6 0 AM
37 2023200**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
38 2023200**** 8,6 8,6 8,6 8.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula síncrona 4: MUNDO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO 06/08/2023
Aula síncrona 3: MUNDO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO 02/08/2023
Aviso - Prova de Segunda Chamada 01/08/2023
Prova de Segunda Chamada 31/07/2023
LEMBRETE: PROVA 27/07/2023
LEMBRETES 24/07/2023
Retificação no enunciado do FÓRUM 01 18/07/2023
Aula síncrona 2: MUNDO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO 17/07/2023
AGENDAMENTO ENCONTRO SÍNCRONO 15/07/2023
Aula sícrona I - Aula de apresentação 14/07/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 20/05/2024 19:27