APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (14/07/2023 - 13/08/2023)
PRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
No contexto do curso dos objetivos gerais, a disciplina Mundo do Trabalho e Educação contempla conteúdos relevantes para atual conjuntura da Educação Básica.
Concepções, princípios e diretrizes da formação para o trabalho no Novo Ensino Médio, com foco nas relações entre trabalho e educação, formação e emprego escolaridade, trabalho e juventude no Brasil. Na perspectiva de contribuir com a qualidade do aprendizado, convido os alunos a participarem das discussões, realizar leituras, fazer resumos, acessarem diariamente a Plataforma SIGAA.
O protagonismo é para o aluno, Do aluno, E para o aluno!
Abraço,
Antonella Sousa - profa. Da disciplina.
Dra. em Administração (USCS/SP) E-mail: docente.antonella@ufpi.edu.br.Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Administração pela Faculdade Adelmar Rosado (FAR). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutorada em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS/SP). Docente efetiva da UFPI e lotada no Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD). Tem experiência na área de Gestão em instituição pública e interesse nos conteúdos temáticos: Gestão do bem-estar no ambiente de trabalho; Cultura e Clima organizacional; Espiritualidade organizacional. Ministrante de componentes curriculares na área de Administração, nas modalidades a distância e presencial. Link: http://lattes.cnpq.br/1878675822685508
ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA
Unidade I
-Escolaridade, trabalho e juventude no Brasil
-Implementação do Novo Ensino Médio
-Projeto de Lei n. 4.680/2013 (Reformulação do Ensino Médio)
-Material para leitura: 14 a 23/07/23
CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov; SILVA, Danilo Garcia da. Base nacional comum curricular e Ensino Médio: reflexões à luz da conjuntura contemporânea. Revista Diálogo Educacional, v. 19, n. 60, p. 407-425, 2019.
-Fórum 01 - 17 a 23/07/23
Com base a Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e sua experiência docente, discuta com os colegas quais os riscos de uma profissionalização precoce para a população de 15 a 17 anos, na fase cursante do Novo Ensino Médio?
-Roda de Conversa Temática : A implementação do Novo Ensino Médio Aula Síncrona: 17/07/23 , segunda/feira
Horário: 19 ás 20 h
Unidade II
-Competências na Educação e no Mundo do Trabalho
-Impactos para a educação básica
Material para leitura: 24/07 a 02/08/23
HASHIZUME, Cristina Miyuki; NOGUEIRA, Carla Rossana de Araujo Torres. Sobre a noção de mpetência na educação e no mundo do trabalho: aproximações com a perspectiva de Paulo
eire. Dialogia, n. 42, p. 23183, 2022
Fórum 02 - 28/07 a 02/08/23
Com base no material de apoio e na identificação da lista das dez competencias gerais da Educação Básica, emita seu ponto de vista sobre o que sustenta a relação entre a implementação do novo modelo do ensino médio integrado e o mundo do trabalho?
Atividade individual de reforço. Resumo comentado de até duas laudas sobre o seguinte conteúdo: Posição de entidades acadêmicas da área educacional sobre a reforma do Ensino Médio e a BNCC.
Material para leitura e resumo individual/ atividade de reforço:
DE OLIVEIRA COSTA, Marilda; DA SILVA, Leonardo Almeida. ensino médio sob a ótica de entidades acadêmicas da área educacional. Revista Brasileira de Educação, v. 24, p. e240047, 2019.
Unidade III
-Competências Específicas para o Trabalho no Ensino Médio
-Diretrizes da formação para o trabalho no Novo Ensino Médio
Material para leitura: 03/08 a 13/08/23
FERREIRA, M. I. C; POMPONET, A. S. Escolaridade e trabalho: juventude e desigualdades. Revista de Ciências Sociais, v. 50, n. 3, p. 267-302, nov. 2019/fev. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/40228/99494.