-

CFI/CEAD010 - INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO - Turma: 5A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLLINA (04/08/2023 - 09/09/2023)

Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2022/08/16/19/36/brain-7391037_640.jpg 

Entender o processo de construção científica traz a possibilidade de construção do processo argumentativo a partir de conclusões fundamentadas e metodologicamente assistidas. Dessa forma, os argumentos vazios e sem embasamento ficam no campo do achismo e do “alguém disse”. A disciplina de Investigação científica e formação para o trabalho além de trazer a cientificidade à sala de aula, busca apresentar uma nova relação didático – pedagógica a partir estímulo a argumentação, senso crítico e posicionando o aluno no centro da aprendizagem

Caro(a) aluno(a),


É com imenso prazer que iniciamos a disciplina “Investigação científica e formação para o trabalho” no curso de especialização Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o mundo do trabalho. Nessa disciplina poderemos compreender melhor a aplicabilidade da ciência no dia a dia ada atividade docente, e como o pensamento científico pode contribuir para o aprimoramento da formação do aluno da educação básica. Assim, ao longo de 30 (trinta) horas poderemos compreender como o pensamento crítico poderá ser ordenado de maneira metodológica para a construção do conhecimento coletivo. Desejo a todos um profundo processo de construção coletiva aprendizagem e uma experiência coletiva magnífica.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Será uma disciplina incrível onde iremos compreender todo o percurso de entendimento do pensamento científico, e como poderemos utilizar o pensamento científico no processo de aprendizagem didático/pedagógico.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Gustavo Picanço Dias e do tutor professor Agnello Rufino.


CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo: Professor Efetivo da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Cientific Writing pela California University Irvine, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, com período sanduíche na University of Kassel (Alemanha).

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4151705052941950 



   CIÊNCIAS da NATUREZA, suas TECNOLOGIAS e o MUNDO do TRABALHO -PLANO_DE_DISCIPLINA 2023.2.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (04/08/2023 - 09/09/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (04/08/2023 - 09/09/2023)

UNIDADE 1: O QUE É E O QUE NÃO É CIÊNCIA?

1.1.    A Ciência

1.2.    O que pretende a ciência

1.3.    O que a Ciência, não é?

1.4.    Conhecimento científico

1.5.    Investigação Científica 

1.6.    Características de uma investigação científica

1.7.    Papel do professor na formação do conhecimento científico

O objetivo da Unidade 1 é promover uma profunda discussão sobre a o que é a ciência e qual o seu papel na construção do  conhecimento. A partir desse aprofundamento, podemos distinguir o que é ciência e o que não podemos considerar como ciência.

MATERIAL COMPLEMENTAR :  https://www.youtube.com/watch?v=QA0PD7eu4yE

 

 

 

Que a felicidade é uma ciência! A Felicidade é uma ciência ligada a psicologia e neurologia e busca, exatamente, a autocompreensão para busca de uma vida melhor. A felicidade é, inclusive, parte curricular de vária Universidades no Mundo.

 

Na Unidade 1 nós vimos as definições do que é ciência e suas contradições com o que se apresenta como ciência por meio do senso comum. Vimos também como se constrói conhecimento à luz da ciência.

    
Inicia em 04/08/2023 às 0h 0 e finaliza em 17/08/2023 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 04/08/2023 às 08:00 a 17/08/2023 às 23:59
UNIDADE II (04/08/2023 - 09/09/2023)

UNIDADE 2: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

2.1.     Objetivos do ensino por meio da investigação

2.2.    Aspectos da atividade Científica

2.3.    Habilidades a serem atingidas

2.4.    Sequência prática do Ensino por investigação

2.5.   Construção do ensino por investigação na prática docente

O objetivo da unidade 2 é promover de maneira didática-prática o desenvolvimento do ensino por investigação.

https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=4586

Que a peça chave para a criação de conhecimento a partir do incentivo à investigação é o professor. Portanto, é fundamental que o docente busque as questões corretas a serem respondidas e busque extrair o máximo e informações na interação aluno-professor. 

Na unidade 2 descobrimos os conceitos sobre o ensino por investigação e apresentamos a importância do seu desenvolvimento no processo de construção do conhecimento a partir de uma experiência onde o professor deixa de ser o conteudista e passa a exercer o papel de mediador da relação professor-aluno.

    
Inicia em 15/08/2023 às 8h 0 e finaliza em 25/08/2023 às 23h 59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 15/08/2023 às 08:00 a 25/08/2023 às 23:59
UNIDADE III (04/08/2023 - 09/09/2023)

UNIDADE 3: METODOLOGIAS ATIVAS, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA E O PROCESSO CRIATIVO

3.1.    Metodologias ativas

3.2.    Aprendizagem baseada em problema (ABP)

3.3.    Sequência de Aprendizagem

3.4.    Proposta de metodologia ativa

3.5.    Princípios gerais da Aprendizagem baseada em problema (ABP)

3.6.    Ensino por Investigação x Aprendizagem baseada em problemas

3.7.   Processo criativo

O objetivo da unidade  3 é apresentar o conceito e os modelos de metodologias ativas na educação, e em especial o ensino por investigação e a aprendizagem baseada em problemas suas aproximações e divergências.

MATERIAL COMPLEMENTAR:  https://www.youtube.com/watch?v=4XnBpAvQF6Q

Que uma das principais finalidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fortalecer “protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida” e que a palavra protagonismo do estudante e repetida 15 vezes no BNCC do ensino médio.

Na Unidade 3 aprendemos sobre as metodologias ativas da educação e apresentamos a aprendizagem baseada em problemas, suas aproximações e divergências com o ensino por investigação, o processo de aprendizagem criativa. 

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (04/08/2023 - 09/09/2023)
    
Inicia em 30/08/2023 às 0h 0 e finaliza em 31/08/2023 às 0h 15
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
2 2023202**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
3 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
4 2023202**** 9,0 0,0 5,0 6.4 0 MATRICULADO
5 2023202**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 MATRICULADO
6 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
7 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
8 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
9 2023202**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 MATRICULADO
10 2023202**** 7,0 10,0 9,0 8.0 0 MATRICULADO
11 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
12 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
13 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
14 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
15 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
16 2023202**** 10,0 0,0 9,0 7.8 0 MATRICULADO
17 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
18 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
19 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
20 2023202**** 9,0 5,0 5,0 7.4 0 MATRICULADO
21 2023202**** 10,0 5,0 3,0 7.6 0 MATRICULADO
22 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
23 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
24 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
25 2023202**** 8,0 5,0 5,0 6.8 0 MATRICULADO
26 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 MATRICULADO
27 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
28 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
29 2023202**** 10,0 5,0 0,0 7.0 0 MATRICULADO
30 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
31 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
32 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
33 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
34 2023202**** 9,8 9,0 5,0 8.7 0 MATRICULADO
35 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
36 2023202**** 7,0 9,0 9,0 7.8 0 MATRICULADO
37 2023202**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 MATRICULADO
38 2023202**** 8,0 0,0 6,0 6.0 0 MATRICULADO
39 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 MATRICULADO
40 2023202**** 10,0 0,0 9,0 7.8 0 MATRICULADO
41 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
42 2023202**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 MATRICULADO
43 2023202**** 10,0 8,0 0,0 7.6 0 MATRICULADO
44 2023202**** 7,0 9,0 0,0 6.0 0 MATRICULADO
45 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
46 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
47 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
48 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
49 2023202**** 10,0 5,0 5,0 8.0 0 MATRICULADO
50 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
51 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
52 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
53 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
54 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
55 2023202**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
2ª Aula Síncrona 24/08/2023
Link da 1ª Aula síncrona 09/08/2023
Aulas Síncronas 05/08/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 09:22