-

CFI/CEAD006 - PLANEJAMENTO DE AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO - Turma: 5A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (17/05/2024 - 13/06/2024)

 

Caro(a) aluno(a),

Aluno(a), seja bem-vindo(a) a disciplina Introdução a Educação a Distância!
É com muito prazer que damos início! Desde já gostaria salientar que estamos nos organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente com o processo de formação de cada um de vocês.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados em 3 unidades e nas respectivas semanas.
Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

 

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

CONHEÇA O PROFESSOR:

Saudações, com vocês a Prof.ª Dr.ª Patricia Sara Lopes Melo

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018), na linha de pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2012), na linha de pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2009). Membro fundadora e Subcoordenadora no Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo no Semiárido (NUPECS). Atualmente é Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Educação do Campo, área de Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores.
Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5872297918923550 

   PLANO DE ENSINO.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (17/05/2024 - 13/06/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (17/05/2024 - 13/06/2024)

Texto Base: “Práticas Docentes no Ensino de Ciências Naturais”, de Cristina Cardoso de Araújo. Disponível em: https://sgmd.nute.ufsc.br/content/pnaic-sgmd/caderno-8/aprofundando-o-tema-2.html 

Prática Docente: fundamentos pedagógicos e prática de ensino

Discutir sobre a prática docente alinhada a BNCC

VIDEO:  Fundamentos e Práticas no Ensino de Ciências da Natureza - O papel do professor nas aulas. Link:  https://www.youtube.com/watch?v=lHzgYdnZL6I 

O que a BNCC orienta para o trabalho docente na área de Ciências da Natureza?

   FÓRUM 1 Planejamento de Aulas
Período de Habilitação: 26/05/2024 às 06:00 a 15/06/2024 às 23:59
UNIDADE II (17/05/2024 - 13/06/2024)

UNIDADE II:  PREPARAÇÃO DE PLANO DE AULAS   

Texto base: CARVALHO, Anna M. P. de. Critérios Estruturantes para o Ensino das Ciências. In:
CARVALHO, Anna M. P. de (org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e prática. São
Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. Disponível em:
https://cenfopciencias.files.wordpress.com/2011/07/criterios-estruturantes-para-o-ensino-de-ciencias.pdf 

Planejamento de aula e Competências Específicas 

Explorar as competências de Ciências da Natureza na preparação de planos de aula 

- ARTIGO: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage
Learning, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2670273/mod_resource/content/1/Texto%206_Carvalho_2012_O%20ensino%20de%20ci%C3%AAncias%20e%20a%20proposi%C3%A7%C3%A3o%20de%20sequ%C3%AAncias%20de%20ensino%20investigativas.pdf 

UNIDADE III (17/05/2024 - 13/06/2024)

PREPARAÇÃO DE PLANOS DE AULA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Texto base: BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular – BNCC.  Brasília, DF: Ministério da Educação, (2018). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ 

Planos de Aula e Interdisciplinaridade 

Elaborar planos de aula de Ciências da natureza para o ensino médio

Processos e metodologias no ensino de ciências [recurso eletrônico] /
Organizadora Karine Dalazoana. Ponta Grossa, PR: Atena
Editora, 2019. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/05/E-book-Processos-e-Metodologias-no-Ensino-de-Ciencias.pdf 

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (17/05/2024 - 13/06/2024)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

   FÓRUM RECUPERAÇÃO - Planejamento de Aula
Período de Habilitação: 24/06/2024 às 06:00 a 25/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 26/05/2024 às 6h 0 e finaliza em 14/06/2024 às 23h 59
    
Inicia em 24/06/2024 às 6h 0 e finaliza em 25/06/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 0,0 0,0 8,0 1.6 0 MATRICULADO
2 2023202**** 9,0 5,0 10,0 8.4 0 MATRICULADO
3 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
4 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
5 2023202**** 8,0 6,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
6 2023202**** 8,0 6,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
7 2023202**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 MATRICULADO
8 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
9 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
10 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
11 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
12 2023202**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 MATRICULADO
13 2023202**** 9,0 8,0 9,0 8.8 0 MATRICULADO
14 2023202**** 9,5 9,5 10,0 9.6 0 MATRICULADO
15 2023202**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 MATRICULADO
16 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
17 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
18 2023202**** 6,0 0,0 10,0 5.6 0 MATRICULADO
19 2023202**** 10,0 5,0 0,0 7.0 0 MATRICULADO
20 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
21 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
22 2023202**** 5,0 0,0 7,0 4.4 0 MATRICULADO
23 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
24 2023202**** 5,0 8,0 9,0 6.4 0 MATRICULADO
25 2023202**** 9,0 8,0 9,0 8.8 0 MATRICULADO
26 2023202**** 6,0 7,0 10,0 7.0 0 MATRICULADO
27 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
28 2023202**** 8,5 8,5 8,0 8.4 0 MATRICULADO
29 2023202**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 MATRICULADO
30 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
31 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
32 2023202**** 5,0 8,0 10,0 6.6 0 MATRICULADO
33 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
34 2023202**** 8,0 5,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
35 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
36 2023202**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 MATRICULADO
37 2023202**** 9,5 6,0 0,0 6.9 0 MATRICULADO
38 2023202**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 MATRICULADO
39 2023202**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
40 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
41 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
42 2023202**** 9,0 6,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
43 2023202**** 10,0 6,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
44 2023202**** 8,0 0,4 10,0 6.9 0 MATRICULADO
45 2023202**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 MATRICULADO
46 2023202**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 MATRICULADO
47 2023202**** 9,0 0,0 10,0 7.4 0 MATRICULADO
48 2023202**** 5,0 0,0 9,0 4.8 0 MATRICULADO
49 2023202**** 9,0 10,0 0,0 7.4 0 MATRICULADO
50 2023202**** 7,0 0,0 9,0 6.0 0 MATRICULADO
51 2023202**** 7,0 6,0 10,0 7.4 0 MATRICULADO
52 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
53 2023202**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:29