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CFI/CEAD011 - PROCESSOS CRIATIVOS E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO - Turma: 5A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (23/03/2024 - 19/04/2024)

Mapa Mental da Disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho

Fonte: Elaborado pela professora (2024)

 

Caro(a) aluno(a),

Olá!!!

 

Inicialmente, parabéns por estarem aqui e sejam bem-vind@s a nossa disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho.

 

Essa disciplina possibilita, dentre outras coisas, render ótimas discussões e insights teóricos e práticos para projetos e aplicações em sala de aula.

 

Todo o conteúdo disponibilizado foi cuidadosamente preparado para que você tenha um excelente desempenho sobre os assuntos abordados.

 

Sendo assim, vamos juntos pensar “fora da caixinha”?

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível, com muito conteúdo e aprendizado, onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora (a): Cyjara Orsano(a),

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Bacharel em Administração pelo instituto Camillo Filho (ICF). Professor efetivo do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS). Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Marketing, Comportamento do Consumidor, Novas Tecnologias na Administração e Inovação.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7303813745917686 

   2010 Criatividade.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (23/03/2024 - 19/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (23/03/2024 - 19/04/2024)

Mapa Mental da Disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho

Fonte: Elaborado pela professora (2024)

 

Texto base/Livro/Artigo:

MARTINS FILHO, V; GERGES, N. R. C; FIALHO, F. A. P. Design Thinking, cognição e educação no século XXI. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 579-596, jul. 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/5029/14774 . Acesso: 18 set. 2022.

PIROLO, A. C. I. S. Processo da criatividade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. Disponível em: http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201601/INTERATIVAS_2_0/PROCESSO_DA_CRIATIVIDADE/U1/LIVRO_UNICO.pdf . Acesso: 18 set. 2022.

OLIVEIRA, A. B. F; LIMA, A. I. B. Vigotski e os processos criativos de professores ante a realidade atual. Educação & Realidade, v. 42, n. 4, p. 1399-1419, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/T38MhGkwn35JLT33Zhct4Cr/?format=pdf&lang=pt . Acesso: 18 set. 2022.

Materiais complementares:

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de práticas. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/ . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Referenciais Curriculares para a Elaboração dos Itinerários Formativos. Disponível em: https://seduc.pi.gov.br/chaodaescola/wp-content/uploads/2020/03/REFERENCIAIS-CURRICULARES-ITINER%C3%81RIOS-FORMATIVOS-GEUSELIA-E-DINIZ.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: CNE/MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file . Acesso: 22 nov. 2021.

PROCESSOS CRIATIVOS, ENSINO E APRENDIZAGEM

- Aspectos gerais relacionados aos processos criativos.

- Bloqueadores e facilitadores da criatividade.

- Criatividade e o processo de ensino-aprendizagem.

DESIGN THINKING E EDUCAÇÃO

- Design Thinking: conceitos e aplicações.

- Design Thinking e inovação no mundo do trabalho.

- Design Thinking e o processo de ensino e aprendizagem.

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I

·         Contextualizar e definir os conceitos de criatividade, pautando-se em suas relações com o comportamento humano e o mundo do trabalho.

·         Identificar os fenômenos e os processos de desenvolvimento da inovação, baseando-se no ensino e aprendizagem para o contexto profissional.

·         Reconhecer a importância e o potencial da criatividade no processo de ensino e aprendizagem.

Vídeo: Criatividade na prática: O que é ser criativo?

Link: https://www.youtube.com/watch?v=__0TXg2tvGo

 

Vídeo: Design Thinking: O que é e suas 5 etapas fundamentais

Link: https://www.youtube.com/watch?v=5xRSOltxXnU

 

Vídeo: Ensino Médio na BNCC: Processos Criativos

Link: https://www.youtube.com/watch?v=uDB5k1zZNB4

Perdemos nossa capacidade de inovar e ser criativo quando envelhecemos?

 

Apesar de alguns estudos apontarem que pessoas mais velhas podem ser menos criativas, esse é um tema polêmico e que vem sendo, cada vez mais, desmistificado na teoria e na prática.

 

De acordo com Adam Grant em seu livro “Originais: como os inconformistas mudam o mundo” (Editora: Sextante, 272 páginas), existem dois estilos diferentes de inovadores:

 

ü  Inovador Conceitual: são como velocistas, que planejam e formulam previamente uma ideia inovadora e depois já partem para executá-la, tendendo a executar suas ações quando ainda são muito jovens. Esse tipo de inovação pode ser desenvolvida de forma rápida porque não demanda de várias décadas de pesquisa e investigação para o acúmulo de informações.

 

ü  Inovador Experimental: são como maratonistas, que por suas experiências avançam de maneira gradual, pois sabem que o percurso até o final da jornada criativa é longo. Procuram resolver os problemas por tentativa e erro, evoluindo a aprendendo durante a trajetória. Esse tipo de inovação leva mais tempo, pois exige décadas de habilidades e conhecimentos acumulados para se alcançar o ápice da criatividade.

 

Sendo assim, alguns tipos de inovações e criatividades podem ser percebidas em diferentes estágios na nossa idade maturacional, não sendo específico somente para pessoas mais jovens.

 

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então veja o material disponível em: https://www.criatividadeiltda.com/perdemos-nossa-capacidade-de-inovar-e-ser-criativo-quando-envelhecemos

Nesta unidade você aprendeu sobre os aspectos gerais relacionados aos processos criativos, definindo-os e elencando os principais bloqueadores e facilitadores da criatividade. Além disso, foi possível estudar sobre a ferramenta de Design Thinking e suas aplicações para o mundo do trabalho e as relações existentes para o processo de ensino e aprendizagem.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 23/03/2024 às 00:00 a 17/04/2024 às 23:59
    
Inicia em 23/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 16/04/2024 às 23h 59
UNIDADE II (23/03/2024 - 19/04/2024)

INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL e DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO NOVO ENSINO MÉDIO

Mapa Mental da Disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho

Fonte: Elaborado pela professora (2024)

 

FARFUS, D; ROCHA, M. C. S. Inovação social: um conceito em construção. In: FARFUS, D; ROCHA, M. C. S. (Org.). Inovações sociais. Curitiba: SESI/SENAI/IEL/UNINDUS, 2007, p. 13-34. Disponível em: http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_18/2012/05/15/569/20130904104218759870i.pdf#page=13.  Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf.  Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de práticas. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/.  Acesso: 22 nov. 2021.

 

BRASIL. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Referenciais Curriculares para a Elaboração dos Itinerários Formativos. Disponível em: https://seduc.pi.gov.br/chaodaescola/wp-content/uploads/2020/03/REFERENCIAIS-CURRICULARES-ITINER%C3%81RIOS-FORMATIVOS-GEUSELIA-E-DINIZ.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: CNE/MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file . Acesso: 22 nov. 2021.

INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

- Contextualização e conceitos sobre inovação e inovação social.

- Dimensões e elementos da inovação social.

- Inovação social como instrumento da transformação social.

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO NOVO ENSINO MÉDIO.

- Novas competências para o mundo do trabalho.

- Inovação dos processos educativos e a transformação social por meio do novo Ensino Médio.

- Formação dos professores na perspectiva do novo Ensino Médio.

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE II

·         Identificar os fenômenos e os processos de desenvolvimento da inovação, baseando-se no ensino e aprendizagem para o contexto profissional.

·         Debater, por meio de uma visão crítica do conhecimento científico, o papel da criatividade na inovação e transformação social.

·         Diagnosticar e elaborar estratégias de desenvolvimento do potencial inovador no mundo do trabalho.

Artigo: Inovação social além da tecnologia social: constructos em discussão

Link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6228745

 

Artigo: O que é a Inovação Social? Maleabilidade Conceitual e Implicações Práticas

Link: https://www.scielo.br/j/dados/a/TgyQQ73yL9qF5R3xvSS3J9L/?format=html&lang=pt

 

Artigo: A Pedagogia das competências no currículo de Sergipe do Novo Ensino Médio

Link:  https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29856   

 

Video: Inovação Social e Impacto | Gabriela Werner

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ILLMtWlwZ-Q 

 

Video: A Educação como Instrumento de Transformação Social | Jonatas Braga

Link: https://www.youtube.com/watch?v=zr8huLj6AI4 

A inovação na educação é fator que mais tem mudado a estrutura e ensino aprendizagem em sala de aula?

 

A inovação na educação está relacionada à implementação de novas abordagens, métodos, tecnologias e práticas que visam melhorar a qualidade do ensino, promover a aprendizagem significativa e preparar os estudantes para os desafios do século XXI.

A sociedade está em permanente evolução, usando a tecnologia a seu favor para otimizar processos, realizar tarefas e alcançar objetivos.

Vivemos em um mundo altamente conectado e em constante mudança, principalmente na questão comportamental. O uso de celulares, por exemplo, mudou a forma de comunicação entre as massas e muitos jovens já nasceram nesse contexto de interações virtuais constantes.

Assim, as escolas precisam acompanhar essas mudanças comportamentais para conquistar a atenção dos estudantes e otimizar o aprendizado. Dessa forma, a inovação na educação permite alinhar o ensino às mudanças constantes da sociedade, de modo a conectar a metodologia de ensino e o Plano Político e Pedagógico ao mundo moderno.

 

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então veja o material disponível em: https://www.proesc.com/blog/inovacao-na-educacao/#:~:text=A%20inova%C3%A7%C3%A3o%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20est%C3%A1,os%20desafios%20do%20s%C3%A9culo%20XXI. 

Nesta unidade você se aprofundou a respeito do desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no novo Ensino Médio, em especial foram tratados os aspectos das novas competências para o mundo do trabalho, a inovação dos processos educativos e a transformação social por meio do novo Ensino Médio e a formação dos professores na perspectiva do novo Ensino Médio. 

    
Inicia em 06/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (23/03/2024 - 19/04/2024)
    
Inicia em 17/04/2024 às 8h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 23h 59
  
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
2 2023202**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 MATRICULADO
3 2023202**** 6,0 10,0 7,0 7.0 0 MATRICULADO
4 2023202**** 7,0 8,0 7,0 7.2 0 MATRICULADO
5 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
6 2023202**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 MATRICULADO
7 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
8 2023202**** 7,0 10,0 7,0 7.6 0 MATRICULADO
9 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
10 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
11 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
12 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
13 2023202**** 7,0 10,0 8,0 7.8 0 MATRICULADO
14 2023202**** 9,0 9,0 6,0 8.4 0 MATRICULADO
15 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
16 2023202**** 7,0 8,0 5,0 6.8 0 MATRICULADO
17 2023202**** 10,0 10,0 7,0 9.4 0 MATRICULADO
18 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
19 2023202**** 9,0 8,0 7,0 8.4 0 MATRICULADO
20 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
21 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
22 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
23 2023202**** 9,0 9,0 7,0 8.6 0 MATRICULADO
24 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
25 2023202**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 MATRICULADO
26 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
27 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
28 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
29 2023202**** 8,0 10,0 6,0 8.0 0 MATRICULADO
30 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
31 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
32 2023202**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 MATRICULADO
33 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
34 2023202**** 10,0 8,0 6,0 8.8 0 MATRICULADO
35 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
36 2023202**** 10,0 10,0 7,0 9.4 0 MATRICULADO
37 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
38 2023202**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 MATRICULADO
39 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
40 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
41 2023202**** 7,0 6,0 7,0 6.8 0 MATRICULADO
42 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
43 2023202**** 9,0 10,0 7,0 8.8 0 MATRICULADO
44 2023202**** 10,0 5,0 8,0 8.6 0 MATRICULADO
45 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
46 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
47 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
48 2023202**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 MATRICULADO
49 2023202**** 7,0 10,0 8,0 7.8 0 MATRICULADO
50 2023202**** 8,0 8,0 6,0 7.6 0 MATRICULADO
51 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
52 2023202**** 9,0 8,0 7,0 8.4 0 MATRICULADO
53 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO

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