luciana maria de aquino

CEAD - CENTRO DE EDUCACAO ABERTA E A DISTANCIA

CNA/CEAD012 - A MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO GERAL BÁSICA II - Turma: 5A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (04/11/2023 - 03/12/2023)

Figura ilustrativa de algoritmos de IA  capazes em detectarem doenças cardiovasculares

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/111129-conheca-o-algoritimo-que-pode-prever-mortes-prematuras-com-exatidao.htm 

 

Figura de um ábaco usado na Idade Média


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco#/media/Ficheiro:Rechentisch.png 

Caro(a) aluno(a),

Estamos diante da oportunidade de responder ao desafio de nos mantermos em contínua formação profissional. Como professores de Matemática, esse desafio parece ser potencializado, pois há uma cobrança, por parte da sociedade, de uma educação matemática com mais qualidade, mais o que é uma educação matemática de qualidade? Não temos uma resposta precisa, contudo estamos partindo do princípio que educar com a Matemática é oferecer condições, no que diz respeito ao ensino de Matemática, para que o sujeitos possam ir além de resolver problemas do cotidiano, o que é indispensável, mas possa também está preparado para o mundo do trabalho, sobre tudo, para atuar criticamente diante das situações que se apresentam ao longo da vida, ou seja, estamos defendendo que o ensino de matemática supere a perspectiva utilitarista, muita vezes tomada como principal justificativa para o ensino desse tão importante conhecimento. É preciso entender o papel da matemática na formação do pensamento crítico e na base desta educação crítica está um educador matemático crítico, superando a lógica da racionalidade técnica que esbarra no saber fazer para a racionalidade crítica expressa na dialética do saber pensar-saber fazer.
Esta é a perpectiva que estamos adotando como basilar para esse curso, buscamos a superação do ensino de matemática pela matemática, da matemática utilitarista, do saber fazer acrítico, indo para o saber pensar, tomando a matemática como base para a construção do pensamento, orientando na tomada de decisões e principalmente na compreensão de mundo. O sujeito crítico, é capaz de compreender suas próprias necessidades e do coletivo ao qual pertence
Esperamos que ao final deste curso, possamos ter contribuído de maneira singular com a formação profissional de cada um, sobretudo, na tomada de consciência sobre o papel do educador matemático na formação crítica dos estudantes.

SEJAM TODOS BEM VINDOS E APROVEITEM A OPORTUNIDADE

Professor Alan Kardec

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Resumo do currículo:

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP - (2019), na Área de Concentração Ensino de Ciências e Matemática, com tese defendida sob o título: "O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica." Mestre em Educação, com pesquisa realizada em Educação Matemática na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Matemática do Ensino Médio (UFPI/2003). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/1999), Atuou como professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio de 1992 a 2012 em escolas da rede pública e privada. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI)), lotado no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza ministrando as disciplinas Metodologia da Matemática, Matemática Elementar, Cálculo I e II, Geometria Analítica para Ciências da Natureza, com experiência no CEAD da UFPI, Curso de Licenciatura em Matemática ministrando disciplina da área pedagógica. Interessa-se por pesquisas na área da História da Matemática; Desenvolvimento lógico-histórico de conceitos matemáticos; Epistemologia da Matemática; Ensino de Matemática e Estudos das relações entre a Matemática e as Ciências da Natureza.


Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8281210524705780 

   PLANO_DE_DISCIPLINA-_MATEMATICA_e_suas_TECNOLOGIAS_e_o_MUNDO_do_TRABALHO_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (04/11/2023 - 03/12/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 04/11/2023 às 00:00 a 03/12/2023 às 23:59
UNIDADE I (04/11/2023 - 03/12/2023)

ü  O Ensino de Matemática no contexto da BNCC – Ensino Médio: Fundamentação Teórica;

ü  A relação educação escolar/trabalho e juventude;

ü  A criatividade na formação para o trabalho no Novo Ensino Médio e a Matemática.

ü  Ciência, método científico e pesquisa científica na Educação Matemática.

Nesta unidade, teremos como foco a análise teórica sobre o ensino de Matemática no contexto da BNCC, buscando desenvolver a consciência da importância da educação matemática para a formação do pensamento crítico dos sujeitos no exercício da cidadania  e dos desafios que lhes cercam, tendo em vista:

 

ü  Formar uma consciência da importância da educação matemática na promoção da sustentabilidade, por meio de projetos de intervenção sociocultural.

ü  Explorar os conceitos de ciência, método científico e pesquisa científica, e suas formas de abordagem no processo de ensino e aprendizagem;

ü  Reconhecer a importância e o potencial da criatividade no processo de ensino e

Aprendizageme nas relações de trabalho;

 

  • Textos de referência:

TEXTO 1- Interface entre os Ensinos Fundamental e Médio na Área de Matemática e suas Tecnologias - Currículo do Piauí – um marco para a educação do nosso estado: Novo Ensino Médio, 2021. Caderno 1. Pag. 199 – 204.  Disponível em: https://www.seduc.pi.gov.br/arquivos/diretrizes/13novo%20ensino%20medio%20Caderno01_Curriculo_Piaui.pdf   

 

TEXTO 02- Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Disponível em: file:///C:/Users/alank/Downloads/document.pdf 

 

TEXTO 03 - A Análise de Dados na Pesquisa Científica importância e desafios em estudos organizacionais. Disponível em:

 https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/84

 

TEXTO 04 - O Ensino Da Matemática No Ensino Médio: Uma Visão a partir das mudanças provindas da Base Nacional Comum Curricular (Bncc)  Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2022/TRABALHO__EV174_MD1_ID16764_TB4039_04092022140919.pdf

 

TEXTO 05 - A BNCC e a Matemática, disponível em:

https://www.alex.pro.br/BNCC%20Matem%C3%A1tica%20e%20suas%20Tecnologias.pdf

 

TEXTO 06 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma visão crítica de sua formulação. Disponível em: https://www.franca.unesp.br/Home/ensino/posgraduacao/planejamentoeanalsedepoliticaspublicas/lap/2022-guilherme-vitoretti_artigo-11.pdf

 

  • Videoaula

VÍDEO 01 - Pesquisadores apontam limitações e equívocos do novo ensino médio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PU0tuHf0e00

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

 

 

1. LINKS DE VÍDEOS:

 

 

 

2. LINKS DE ARTIGO/LIVROS/EBOOKS

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não deverá cercear a atuação do professor dentro da instituição. Ele continuará com sua autonomia para trabalhar de forma independente cada conteúdo. Isso porque há o que chamamos liberdade de cátedra, ou seja, a autonomia para que o professor possa ministrar as suas aulas de acordo com as especificidades de suas turmas e território e com base nos documentos da Educação, pressuposto garantido pela Constituição. Link para saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=UpjoY6cWL8s&ab_channel=UFSC

 

Nesta unidade, a nossa intenção é promover a reflexão acerca do ensino de Matemática no contexto da da BNCC, focando aspectos gerais relativos ao Ensino Médio, além de estudar temas ligadas à Educação Matemática que constituem base teórica para compreensão do papel do professor de Matemática como mediador da aprendizagem e como agente de formação e desenvolvimento dos sujeitos. 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 04/11/2023 às 00:00 a 18/11/2023 às 23:59
    
Inicia em 04/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 25/11/2023 às 23h 59
  ATIVIDADE - I 
ATIVIDADE - I
UNIDADE II (04/11/2023 - 03/12/2023)

ü  A formação para o trabalho no Novo Ensino Médio e a Matemática;

ü  Números, Álgebra, Probabilidade e Estatística e a BNCC

ü  As competências e habilidades que compõem a Formação Geral Básica (FGB), disposto na BNCC – área de Matemática e suas tecnologias- do Ensino Médio para para as seguintes unidades temáticas: Números, Álgebra, Probabilidade e Estatística.

Nesta unidade, teremos como foco a análise contextualizada do que propõe a BNCC para o componente Números, Álgebra, Probabilidade e Estatística, com o objetivo de compreender tanto as competências gerais da BNCC quanto as competências específicas no que se refere à área da Matemática e Suas Tecnologias para o Ensino Médio, buscando:

 

ü  Analisar as concepções, princípios e diretrizes da formação para o trabalho no Novo Ensino Médio, com foco nas relações entre trabalho e educação, formação e emprego, escolaridade, trabalho e juventude no Brasil;

 

ü  Elaborar propostas de investigação matemática contemplando as unidades temáticas número, álgebra, probabilidade e Estatística, alinhado às competências específicas da área de Matemática e suas Tecnologia, conforme a BNCC do Ensino Médio;

 

  • Textos de referência

TEXTO 01 - BNCC Matematica;

 

TEXTO 02 - Uma análise do eixo estatística e probabilidade do ensino médio da Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:

https://editorarealize.com.br/editora/anais/epbem/2016/TRABALHO_EV065_MD1_SA2_ID209_28102016115417.pdf;

 

TEXTO 03 -  BNCC COMENTADA PARA O ENSINO MÉDIO: Competência específica e suas respectivas habilidades de Matemática e suas Tecnologias. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/05/BNCC-EM-CIE-comentada.pdf;

 

TEXTO 04: A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E FORMAÇÃO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017: O PROJETO PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO NO REGIME DE  ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL  (Pág. 76 - 92). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214769

 

  • Vídeo aulas

VÍDEO AULA 01 - BNCC Matemática do Ensino Médio | Prof. Guto Azevedo. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLpBj4hR_ZLSFJjNDpaOy8IF_YYEvEdNln

 

1. LINKS DE ARTIGO/LIVROS/EBOOKS

BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi, et al. Uma visão crítica sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular em consonância com a reforma do Ensino Médio. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2020/04/5087-20168-2-PB.pdf

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite. A reforma do ensino médio: Regressão de direitos sociais. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 109-129, jan./jun. 2017. Disponível em: http//www.esforce.org.br

 

EDUCADORES DIZEM QUE NOVO ENSINO MÉDIO AMPLIA DESIGUALDADES. Blog Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-04/educadores-dizem-que-novo-ensino-medio-amplia-desigualdades

ITAÚ EDUCAÇÃO E TRABALHO LANÇA GUIAS SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL E O NOVO ENSINO MÉDIO. Site: Itaú Educação e Trabalho, Disponível em: https://www.itaueducacaoetrabalho.org.br/acontece/itau-educacao-e-trabalho-lanca-guias-sobre-a-formacao-tecnica-e-profissional-e-o-novo-ensino-medio

Esse dia foi criado oficialmente em junho de 2013, apesar da data ser comemorada informalmente há muito tempo. Ela é uma homenagem a Malba Tahan, autor do sucesso “O homem que calculava”. Ao longo de sua vida, o matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, publicou 120 livros, sendo 51 deles sobre a Matemática                           

 

Leia mais em:

 https://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/32493-dia-nacional-da-matematica-e-comemorado-neste-sabado-06

 

Nesta unidade, buscamos compreender as especificidades em termos de competências e habilidades, segundo a BNCC para as unidades temáticas Números, Álgebra, Probabilidade e Estatística no Ensino Médio. Alem disso, buscamos discutir a questão da formação para trabalho no Novo Ensino Médio, com foco nas relações entre trabalho e educação, formação e emprego, escolaridade, trabalho e juventude no Brasil, analisando as mudanças trazidas pela BNCC e seus impactos no ensino de Matemática e na formação do sujeito.

    
Inicia em 19/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 16/12/2023 às 23h 59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 19/11/2023 às 00:00 a 28/11/2023 às 23:59
  ATIVIDADE - II 
ATIVIDADE - II
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (04/11/2023 - 03/12/2023)
    
Inicia em 03/12/2023 às 0h 0 e finaliza em 04/12/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 9,0 9,0 0,0 7.2 0 MATRICULADO
2 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
3 2023202**** 9,5 9,0 3,0 8.1 0 MATRICULADO
4 2023203**** 7,5 9,0 8,0 7.9 0 MATRICULADO
5 2023202**** 0,0 9,0 0,0 1.8 0 MATRICULADO
6 2023202**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 MATRICULADO
7 2023202**** 9,0 8,5 4,0 7.9 0 MATRICULADO
8 2023202**** 6,0 8,5 7,0 6.7 0 MATRICULADO
9 2023203**** 9,0 9,0 0,0 7.2 0 MATRICULADO
10 2023203**** 9,0 8,5 8,0 8.7 0 MATRICULADO
11 2023202**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 MATRICULADO
12 2023202**** 9,0 9,5 7,0 8.7 0 MATRICULADO
13 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
14 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
15 2023202**** 9,0 9,0 7,0 8.6 0 MATRICULADO
16 2023202**** 7,5 8,5 4,0 7.0 0 MATRICULADO
17 2023202**** 9,0 8,5 0,0 7.1 0 MATRICULADO
18 2023203**** 9,0 9,0 4,0 8.0 0 MATRICULADO
19 2023202**** 9,5 9,0 7,0 8.9 0 MATRICULADO
20 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
21 2023202**** 0,0 8,5 0,0 1.7 0 MATRICULADO
22 2023202**** 6,5 9,0 10,0 7.7 0 MATRICULADO
23 2023202**** 7,0 9,0 7,0 7.4 0 MATRICULADO
24 2023202**** 10,0 9,0 7,0 9.2 0 MATRICULADO
25 2023202**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 MATRICULADO
26 2023202**** 7,0 8,5 8,0 7.5 0 MATRICULADO
27 2023202**** 7,0 8,0 8,0 7.4 0 MATRICULADO
28 2023202**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 MATRICULADO
29 2023203**** 9,0 0,0 8,0 7.0 0 MATRICULADO
30 2023202**** 9,0 8,0 7,0 8.4 0 MATRICULADO
31 2023202**** 7,5 8,5 8,0 7.8 0 MATRICULADO
32 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
33 2023202**** 8,5 9,0 7,0 8.3 0 MATRICULADO
34 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
35 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
36 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
37 2023202**** 9,0 8,5 4,0 7.9 0 MATRICULADO
38 2023202**** 8,0 8,5 7,0 7.9 0 MATRICULADO
39 2023202**** 6,0 9,0 7,0 6.8 0 MATRICULADO
40 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
41 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
42 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
43 2023202**** 9,5 9,0 5,0 8.5 0 MATRICULADO
44 2023202**** 9,0 9,0 7,0 8.6 0 MATRICULADO
45 2023202**** 10,0 8,5 2,0 8.1 0 MATRICULADO
46 2023202**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 MATRICULADO
47 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
48 2023202**** 9,0 8,5 4,0 7.9 0 MATRICULADO
49 2023202**** 9,0 8,5 8,0 8.7 0 MATRICULADO
50 2023202**** 10,0 9,5 8,0 9.5 0 MATRICULADO
51 2023202**** 9,0 8,5 8,0 8.7 0 MATRICULADO
52 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
53 2023202**** 9,0 8,5 0,0 7.1 0 MATRICULADO
54 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
55 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
56 2023202**** 9,0 8,5 5,0 8.1 0 MATRICULADO
57 2023202**** 9,5 8,5 7,0 8.8 0 MATRICULADO
58 2023203**** 9,5 8,5 8,0 9.0 0 MATRICULADO
59 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
60 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
61 2023202**** 10,0 9,0 0,0 7.8 0 MATRICULADO
62 2023202**** 10,0 9,0 0,0 7.8 0 MATRICULADO
63 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
64 2023202**** 9,5 9,0 8,0 9.1 0 MATRICULADO
65 2023203**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 MATRICULADO
66 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
67 2023202**** 9,0 8,0 7,0 8.4 0 MATRICULADO
68 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
69 2023202**** 5,0 0,0 4,0 3.8 0 MATRICULADO
70 2023202**** 10,0 8,5 7,0 9.1 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E VÍDEOS 20/01/2024
SOBRE A QUESTÃO DISCURSSIVA DA PROVA 02/01/2024
Síntese do Fórum I 02/12/2023
AULA SÍNCRONA 29/11/2023
AULA SÍNCRONA 26/11/2023
AULA SÍNCRONA 24/11/2023
AULA SÍNCRONA 07/11/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 23:04